Pesquisar
torne-se
3
especialidades
5
data-curso-360
2
5
07-curso
Dias
Horas
Min
Dias
Horas
Min
faixa colorida com quebras cabeças que representa autismo

Dia do autismo: Conheça a campanha de conscientização da Genial Care

Você sabia que em abril temos o dia do autismo? Todo ano temos uma campanha nacional para o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, dia 2 de abril, e em 2023, a Genial Care fará parte da campanha nacional de conscientização do autismo, que tem como tema: “Mais informação, menos preconceito”.

A data surgiu em 2 de abril de 2008 criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com intuito de levar cada vez mais informação à população como forma de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas autistas e suas famílias, ampliando os espaços de comunicação, inclusão e representatividade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a população.

A popularização desse dia é uma excelente maneira de acabar com a falta de compreensão que ainda tem um impacto muito grande sobre autistas, suas famílias e as comunidades.

“A estigmatização e a discriminação associadas às diferenças neurológicas continuam sendo obstáculos substanciais ao diagnóstico e às terapias, uma questão que deve ser abordada tanto pelos formuladores de políticas públicas nos países em desenvolvimento quanto pelos países doadores”, reforça a ONU.

Campanha da Genial Care para o mês da conscientização do autismo

Nosso foco esse ano é usar toda a campanha que envolve o dia do autismo como forma de conscientizar cada vez mais pessoas sobre o TEA, fortalecendo o acesso à informação verdadeira para reduzir a discriminação e o preconceito e ampliar espaços de fala.

Serão vários eventos ligados a essa campanha do autismo que irá se iniciar com a nossa participação no Seminário Rio TEAMA, quinta edição, que será feita uma semana antes do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nos dias 24, 25 e 26 de março.

Esse é um evento pensado para disseminar conhecimentos atualizados sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com palestrantes de renome nacional e internacional, que irão debater as terapias, tratamentos, medicamentos, diagnóstico precoce, educação inclusiva, direitos dos autistas, autismo adulto e outros.

Além disso, também vamos participar, ao lado de famílias e pessoas autistas, na caminhada de São Paulo no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no dia 02/04, domingo, na Av. Paulista.

A caminhada é uma forma de potencializarmos a disseminação de informações verdadeiras e levando dados confiáveis sobre o espectro do autismo e trazer mais pessoas autistas e suas famílias como protagonistas da nossa sociedade.

Também faremos um Congresso Online em parceria com a Revista Autismo para colocar o autismo em pauta disseminando “Mais informação, menos preconceito” tema nacional do mês de abril.

A data é 06/04, quinta-feira, às 18h no nosso canal do Youtube. Fique atento em todas as nossas redes sociais, pois os palestrantes ainda serão divulgados. Acesse e se inscreva:

Acesse nosso Canal no Youtube

Tema nacional da campanha do dia do autismo em 2023

De encontro com a importância do dia do autismo na contribuição de informações verdadeiras e conscientização sobre o transtorno, o tema nacional da campanha em 2023 será “Mais informação, menos preconceito”.

Esse tema reflete valores e posicionamentos que estamos constantemente reforçando. Quebra de barreiras para acesso a direitos estabelecidos e construção de novos direitos. Inclusão social, saúde, educação, moradia, segurança, mercado de trabalho, com dignidade e participação cidadã.

Desde 2019, a Revista Autismo lança um tema nacional para a data, como uma forma de compartilhar a mesma mensagem para todos, sendo mais efetivo e gerando mais união com toda a comunidade do autismo.

Além disso, a data é marcada por diversas caminhadas e eventos espalhados pelo Brasil, como forma de aumentar a divulgação da causa, como falamos anteriormente, marcaremos presença na caminhada de São Paulo, no dia 02/04, na Av. Paulista.

Por conta da pandemia da Covid-19, essa caminhada estava em pausa desde 2020, mas esse ano já tem data confirmada no Rio de Janeiro e São Paulo.

A importância do dia do autismo

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que muda a forma como as pessoas veem e interagem com o mundo e não apresenta nenhuma característica física que pode ser identificada pelo olhar, fazendo com que muitas pessoas ainda usem a expressão capacitista “nem parece autista”.

Essa fala é capaz de invalidar todas as dificuldades e barreiras que autistas e suas famílias têm, principalmente quando pensamos nos diferentes níveis de suporte de cada pessoa no espectro.

Precisamos lembrar que: não existe uma “cara” para autismo e não existe autismo melhor ou pior. O que existe são níveis de necessidade de suportes diferentes, além das individualidades de cada pessoa no espectro.

Exatamente por isso que o abril (conhecido também como Abril Azul) é um mês tão importante para pessoas no espectro e suas famílias, já que expressões e falas como essas apenas ajudam a reforçar uma “falsa normalidade”.

Conforme a conscientização sobre o TEA aumenta, e a população têm mais acesso a informações de qualidade sobre o tema, sendo possível expandir as conversas sobre acessibilidade, inclusão e diversidade para que a sociedade entenda que não existe algo “normal”, mas sim diferente da expectativa.

É preciso repensar no uso exclusivo da cor azul para representar o espectro

É muito importante desconstruirmos possíveis estereótipos do autismo, e isso engloba olharmos para o azul como algo característico do diagnóstico só em meninos. Até alguns anos atrás, os estudos voltados para entender melhor o autismo, eram centrados em homens, o que pode ter facilitado bastante o diagnóstico para esse grupo.

Esse, inclusive, é um dos principais motivos para a cor azul ser definida no passado como um dos símbolos do autismo. Mas sabemos que isso vem mudando, e que a camuflagem social no autismo é um dos fatores que diminui a incidência de laudos em pessoas do sexo feminino.

As comunidades são feitas de pessoas com múltiplas linhas de pensamentos e percepções, e na comunidade do autismo não é diferente.

Nesse contexto, existe uma série de críticas apresentadas ao Abril Azul pelo uso exclusivo dessa cor para representar o autismo.

São muitos os ativistas autistas que defendem o uso do símbolo do infinito, que engloba todas as cores do arco-íris, como forma de representar a neurodiversidade no espectro, e também a diversidade de raça, identidade de gênero e sexualidade das pessoas autistas.

autismo: simbolo da neurodiversidade é formado por um simbolo do infinito com diferentes cores

Que tal continuar a leitura sobre os símbolos do autismo e a diferença entre eles? Basta clicar no botão abaixo para acessar nosso conteúdo sobre o assunto:
Símbolos do autismo: saiba quais são e os significados

Conheça nosso atendimento para autismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1º lugar em medicina | Elizeu Você sabia que Elon Musk é autista? Autismo leve pode piorar? Mito ou verdade? Existe teste online para diagnosticar o autismo infantil? Direitos de pais com filhos com autismo Pondé afirma que autismo está no ‘hype’ e causa polêmica Uma Advogada Extraordinária: representatividade do autismo Autismo: Fui diagnosticada aos 60 anos e agora? Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! AUTISMO e ASPERGER: 25 sinais de Autismo Infantil