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Fonoaudióloga com prancheta com letras, ensinando menino a vocalizá-las

CAA e autismo: conheça a Comunicação Aumentativa e Alternativa e como ela ajuda no desenvolvimento da criança com TEA

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é parte de um conjunto de práticas baseadas em evidências para a população com TEA. Muitos pais e pessoas cuidadoras buscam entender qual a ligação entre CAA e autismo, já que existe uma grande parcela de autistas não vocais ou que precisam de algum tipo de suporte para conseguirem se comunicar.

Essa estratégia é utilizada para possibilitar que pessoas que não conseguem se comunicar de maneira efetiva passem a ter como estabelecer relações de aprendizado, sociais e afetivas mais produtivas e saudáveis.

Assim, a Comunicação aumentativa e alternativa é uma ferramenta voltada para auxiliar pessoas com TEA que enfrentam dificuldades na comunicação verbal e buscam desenvolver suas habilidades de fala e linguagem.

Dessa forma, essas dificuldades podem incluir atraso ou dificuldade na fala, falta de compreensão do que é dito ou até mesmo a ausência de desenvolvimento da linguagem.

Neste artigo, exploraremos como a CAA e autismo estão ligados, desde seus objetivos até sua implementação em um plano de intervenções para a pessoa autista e de qual maneira essa estratégia pode fazer uma diferença notável na vida dessas crianças e de suas famílias!

O que é Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)?

Médica usando CAA para brincar com menina com autismo

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um conjunto abrangente de estratégias e recursos que auxiliam pessoas com dificuldades na comunicação verbal a expressarem pensamentos, necessidades e emoções de forma eficaz.

Para isso, são utilizados sistemas de comunicação que não são essencialmente verbais vocais (como a fala), e que podem ou não ter algum tipo de recurso como auxílio.

Com isso, existem suportes visuais, que podem auxiliar no desenvolvimento infantil para auxiliar no processo de comunicação, fala, linguagem e alfabetização como:

  • Símbolos;
  • Dispositivos eletrônicos;
  • Imagens;
  • Comunicação por gestos e
  • Aplicativos de comunicação.

Essas estratégias são extremamente importantes para que o desenvolvimento da criança autista ocorra de maneira saudável, sendo muitas vezes indispensável para a inclusão escolar, estabelecimento de relações sociais e aprendizado de novas habilidades.

Mas é importante lembrar que: assim como qualquer outro conjunto de intervenções, a implementação da CAA deve ser feita por meio da avaliação da equipe que acompanha o desenvolvimento infantil.

Com isso é possível garantir que as necessidades da pessoa no espectro sejam atendidas e todo o plano seja voltado para o repertório individual, de acordo com as oportunidades de aprendizagem.

O que é a prática baseada em evidências?

São chamadas de práticas baseadas em evidências, intervenções investigadas a partir do método científico e apresentaram dados positivos para a queixa de alguma população específica.

No caso do autismo, essas são as intervenções, com estudos suficientes demonstrando eficácia para melhora de algum aspecto do desenvolvimento de indivíduos no espectro.

Inclusive já apresentamos anteriormente algumas dessas estratégias, no texto Técnicas recomendadas para o autismo.

 

Quais são os tipos de comunicação alternativa?

A comunicação é uma habilidade essencial para o desenvolvimento humano. Ela serve como alicerce para o aprendizado, a interação social e a compreensão do mundo ao nosso redor.

Precisamos lembrar que a comunicação vai além da fala, por isso a ligação da CAA e autismo, ajuda crianças que frequentemente enfrentam dificuldades na comunicação verbal e na compreensão da linguagem.

A fala é a nossa maneira de transmitir palavras e sons, mas sua compreensão é individual.

Já a linguagem vai além, incluindo a distinção entre sílabas e letras, e pode ser desafiadora para crianças autistas que podem pronunciar palavras, mas lutam para formar frases com sentido.

A comunicação, por sua vez, engloba a troca de informações por meio de fala, linguagem, gestos, posturas e expressões faciais. A comunicação alternativa possibilita o desenvolvimento da autonomia de pessoas com múltiplas dificuldades de comunicação.

Como citado acima, a CAA pode ou não utilizar algum tipo de auxílio para potencializar a comunicação de uma pessoa.

Isto é, algumas pessoas precisam de recursos além do próprio corpo ou necessitam da mediação de outro indivíduo para se comunicar efetivamente. Um exemplo de CAA que não utiliza nenhum suporte é a linguagem de sinais.

Já, quando se fala de CAA com auxílio, alguns exemplos de suporte são:

  • Placas com imagens;
  • Fotografias;
  • Tablets ou computadores.

Uma forma de comunicação alternativa e aumentativa muito presente no contexto do autismo é o PECS, caracterizado por ser um sistema no qual a pessoa troca figuras por acesso a itens ou atividades.

CAA no autismo: como essa estratégia pode ajudar?

Quando aplicada no contexto do autismo, a CAA é considerada uma forma de tecnologia assistiva (TA), pois permite e amplia a comunicação e a interação da pessoa com os outros ao seu redor.

As terapias de comunicação alternativa no autismo auxiliam as pessoas no espectro a se expressarem e se relacionarem melhor, tanto em âmbito familiar quanto escolar ou profissional.

São várias as possibilidades dentro da CAA e autismo para auxiliar as crianças no espectro a melhorarem suas habilidades tanto de expressão como de compreensão, e de comunicação em geral com outras pessoas.

Exemplos de melhorias na comunicação com a CA incluem a redução das ecolalias (imitações e repetições de palavras ou frases) e a diminuição de comportamentos prejudiciais com função comunicativa, como bater em alguém ou em si.

Entre seus principais benefícios podemos destacar:

  • Auxilia na expressão de desejos, sensações, ideias e sentimentos;
  • Ajuda no desenvolvimento da fala;
  • Aprendizado de palavras iniciais;
  • Contribuição na inclusão escolar;
  • Diminuição de comportamentos desafiadores ou agressivos;
  • Incentivo do contato visual;
  • Melhora na compreensão das palavras;
  • Redução do estresse e frustração.

É importante ressaltar que, a falta de adaptação a uma determinada ferramenta não significa que a criança não possa se comunicar, mas sim que é necessário encontrar o treinamento adequado para ela.

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Quais benefícios da CAA?

Quando pensamos em crianças no espectro, esse é um ponto bastante importante, já que essa intervenção pode possibilitar a devida inclusão escolar, contato mais efetivo com pares e familiares, além de potencializar o ensino de outros comportamentos importantes para o seu desenvolvimento saudável.

A Comunicação Aumentativa e Alternativa faz parte da comunicação multimodal, que oferece diversas formas de se comunicar além da fala, como a comunicação escrita, pelo olhar e gestos.

Assim, CAA e autismo se conectam como uma forma essencial para superar barreiras e estimular um desenvolvimento mais completo.

1. Expressão de necessidades e emoções

A CAA permite que as crianças expressem suas necessidades mais básicas, como fome, sede, dor ou desconforto emocional. Essa capacidade de comunicação reduz a frustração e o estresse, melhorando significativamente a qualidade de vida da criança e dos cuidadores.

2. Aprimoramento da compreensão

Utilizando símbolos visuais, auditivos ou táteis, a CAA ajuda as crianças a compreenderem melhor as informações ao seu redor. Isso inclui seguir instruções simples, compreender histórias e participar de atividades educacionais.

3. Facilitação da interação social

A CAA promove interações sociais mais significativas, permitindo que as crianças com TEA se conectem com seus pais, familiares e colegas de forma mais eficaz. Isso fortalece os laços emocionais e ajuda a criança a se sentir mais integrada em seu ambiente social.

4. Estímulo ao desenvolvimento acadêmico

A comunicação é a base do aprendizado. A CAA pode ser uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento acadêmico e cognitivo das crianças com autismo, apoiando o acesso a conteúdo educacional e a participação em atividades de aprendizado.

Quais cuidados devem ser tomados para uso da CAA no autismo?

Assim como qualquer estratégia de ensino de novos comportamentos, ao iniciar o uso de alguma ferramenta de comunicação alternativa e aumentativa, é necessário haver uma avaliação por toda equipe para ser oferecida a melhor alternativa para a criança.

E isso só é possível por meio de uma análise funcional individualizada do caso, isto é, somente analisando quais são as dificuldades daquela criança e quais são os comportamentos que ela já emite, que é possível escolher de maneira adequada a melhor estratégia.

Além disso, para que de fato seja desenvolvida a autonomia da criança no espectro, todos que convivem com ela devem ser treinados para o manejo adequado da CAA escolhida.

Portanto, familiares, professores e outros profissionais que atuam com a criança devem receber orientação a respeito da intervenção.

CAA e alfabetização durante a educação de crianças autistas

Um estudo realizado pela Universidade do Rio de Janeiro em 2022 analisou diferentes métodos de ensino da leitura e escrita, como a abordagem fonológica (focada em sons) e a abordagem de palavra à vista (focada em memorização de palavras) para entender como a CAA e alfabetização se conectam.

Os dados mostram que todos os métodos usam algum tipo de sistema de CAA para apoiar o processo de alfabetização de crianças autistas.

Esses sistemas variam em complexidade, mas todos incluíam um dispositivo que auxilia na comunicação, como um dispositivo gerador de fala, por exemplo.

Os resultados desses estudos indicaram melhorias no aprendizado de leitura e escrita para a maioria dos participantes. Eles destacaram a importância da CAA no processo de alfabetização para crianças com autismo e dificuldades de comunicação complexas, enfatizando seu papel fundamental.

5 dicas para auxiliar na educação usando CAA

A alfabetização é um caminho importante na jornada de desenvolvimento de todas as crianças, e a CAA está aqui para tornar essa jornada mais acessível e facilitada para crianças autistas.

  • Personalize a comunicação: cada criança autista é única, e suas necessidades de comunicação variam. A CAA permite a personalização das estratégias de comunicação para atender às necessidades individuais de cada criança. Isso pode envolver a seleção de símbolos ou métodos de comunicação específicos que se adaptem melhor ao estilo de aprendizado da criança.
  • Facilite a compreensão: muitas crianças autistas têm dificuldades em compreender e usar a linguagem verbal. A CAA ajuda a simplificar a comunicação, tornando-a visual e mais acessível. Isso pode melhorar a compreensão e a expressão da criança, facilitando o processo de aprendizado.
  • Apoie a alfabetização: a alfabetização é uma habilidade fundamental que abre portas para o aprendizado. A CAA pode ser usada para introduzir letras, palavras e conceitos de forma visual e interativa. Isso pode auxiliar as crianças autistas a desenvolver habilidades de leitura e escrita de maneira gradual e eficaz.
  • Inclua socialmente: a comunicação eficaz é essencial para a interação social. A CAA e a alfabetização podem melhorar a capacidade da criança de se comunicar com colegas, professores e familiares, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento de relacionamentos significativos.
  • Olhe para autonomia e independência: a CAA na alfabetização também capacita a criança autista, permitindo que ela tenha mais controle sobre sua própria comunicação. Isso é importante para promover a autonomia e a independência ao longo do tempo.

Temos um texto completo com mais estratégias de ensino que podem ajudar você com o desenvolvimento da sua criança. Clique aqui para ler e continuar aprendendo.

Conclusão

Quando pensamos em CAA e autismo, entendemos que estamos falando de uma ferramenta incrivelmente valiosa para crianças no espectro autista. Ela desempenha um papel muito importante ao facilitar a comunicação, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Assim como qualquer estratégia de ensino de novos comportamentos, ao iniciar o uso de alguma ferramenta de comunicação alternativa e aumentativa, é necessária uma avaliação por toda equipe para ser oferecida a melhor alternativa para a criança.

Se você acredita que seu filho pode se beneficiar da CAA, é fundamental procurar o apoio de especialistas para criar um plano de comunicação eficaz e personalizado.

Já temos um conteúdo completo aqui em nosso blog sobre os desafios da Comunicação Alternativa no autismo, vale muito a pena ler e continuar aprendendo:

Os desafios da Comunicação Alternativa no autismo

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