Índice de Conteúdos
Brendan Fraser, vencedor do Oscar da categoria de melhor ator, pelo filme “A Baleia”, contou em um programa de rádio a respeito de sua relação com seu filho de 22 anos, o Griffin, que está no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em depoimento, ele contou que se sentiu “arrasado” ao receber o diagnóstico do filho, pois não tinha muito conhecimento acerca do transtorno, mas afirmou que foi isso que o impulsionou a fazer parte de instituições que lutam pela disseminação de informações verdadeiras a respeito do TEA.
O diagnóstico de autismo veio logo na primeira infância e, ainda criança, Griffin recebeu intervenções que proporcionaram desenvolvimento e bem-estar logo nos primeiros anos de vida.
Nesse texto você vai conhecer mais sobre a relação entre Griffin e Brendan, e saber quão engajado o ator está na comunidade do autismo, principalmente em Los Angeles.
Brendan Fraser e sua relação com Griffin
Brendan Fraser é um ator americano conhecido por seus papéis em filmes como “A Múmia”, “George, o Rei da Floresta” e “Looney Tunes: De Volta à Ação”. Recentemente o ator voltou a ganhar destaques pelo desempenho no filme “A Baleia”, onde interpreta o personagem Charlie, que lida com problemas de saúde físicos por conta da obesidade, e deseja reconquistar a confiança e o amor de sua filha única.
Mas além de sua carreira no cinema, Fraser é também um pai amoroso e dedicado a seus três filhos: Griffin, Holden e Leland. Griffin é o filho mais velho de Brendan com Afton Smith, ex-esposa do ator.
Fraser tem sido bastante aberto sobre a experiência de criar um filho com autismo, e fala publicamente sobre a importância da aceitação das pessoas com autismo e a compreensão de que eles são pessoas com necessidades únicas e precisam de apoio e compreensão.
Ele enfatiza que: “embora o autismo possa apresentar desafios, as pessoas com autismo são seres humanos como qualquer outro e merecem respeito e compaixão”.
Em uma entrevista em 2010, o ator falou sobre a experiência de criar um filho com autismo, dizendo: “O que é importante é que as pessoas entendam que as crianças com autismo não são autistas, mas são crianças primeiro e autistas segundo. Eu acredito que a aceitação é a chave para tudo isso”.
Fraser destacou a importância da inclusão e da compreensão do autismo como uma parte da diversidade humana.
Confira a entrevista em que Brendan fala como se sentiu após receber o diagnóstico do filho. No vídeo, ele se pergunta “isso é culpa minha? Como posso proteger meu filho?”, o ator contou que se culpava muito e que ficou muito ansioso com relação ao futuro.
Quando se trata de Griffin, Fraser tem sido um pai dedicado e amoroso. Em uma entrevista em 2017, disse que ele e Griffin adoram passar tempo juntos assistindo filmes e jogando jogos de tabuleiro.
Ele também falou sobre a importância de se concentrar nas habilidades do filho e incentivar seu crescimento e desenvolvimento em seu próprio ritmo.
A luta de Brendan pela inclusão
Além de ser um pai amoroso e presente, Brendan também tem sido um defensor da conscientização do autismo e apoia várias organizações sem fins lucrativos que trabalham para ajudar as pessoas com autismo e suas famílias.
Ele tem participado de eventos de arrecadação de fundos para organizações como a Autism Speaks, uma organização líder em pesquisa para o autismo, incluindo a famosa “Caminhada Anual do Autismo”, em Los Angeles.
Além disso, ele e sua ex-esposa são membros do conselho de curadores do Centro de Pesquisa e Educação do Autismo de Los Angeles (L.A. CARE), que fornece serviços e recursos para crianças autistas e suas famílias.
O ator tem utilizado o espaço nos holofotes para educar o público sobre o autismo, além de ajudar a promover a inclusão e a compreensão do autismo como uma parte da diversidade humana.
“O que é importante é que as pessoas entendam que as crianças com autismo não são apenas autistas, mas são crianças em primeiro lugar. Eu acredito que a aceitação é a chave para tudo isso”.
Brendan Fraser e seus fãs
Em entrevista para o programa de rádio “SiriusXM”, com o apresentador Howard Sten, Brendan o ator falou sobre se esforçar para alcançar fãs com autismo em eventos públicos, como as cerimônias de premiação do cinema.
Para Brendan, fazer um esforço para cumprimentá-los faz toda a diferença para quem é fã, ainda mais se estiver no espectro.
“Não importa todo o barulho em torno da histeria que envolve as outras celebridades, eu sempre, sempre paro o que estou fazendo para ter um momento com eles.”
Para conhecer mais sobre a representatividade do autismo no mundo do entretenimento, acesse nossa categoria especialmente voltada para o assunto.
Entretenimento