Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care?

Gabriela Bandeira
Publicado em 30 de novembro de 2022 Atualizado em 24 de novembro de 2023
4 minutos
Índice de Conteúdos
A busca por teste de autismo online grátis é bem comum para famílias que identificam alguns sinais comuns no espectro em seus filhos. Isso porque a primeira ação das pessoas cuidadoras é justamente procurar maneiras mais rápidas e eficientes de entender se a criança precisa de ajuda profissional.
No entanto, o diagnóstico de autismo é complexo e exige a avaliação de uma equipe multidisciplinar para ajudar a identificar se a pessoa está dentro dos critérios determinados por manuais como DSM-5 e CID-11, além do laudo de um profissional da neuropediatria ou psiquiatria infantil, em caso de crianças.
Neste artigo, explicamos mais sobre alguns testes de autismo online que podem ajudar a família como um primeiro passo para a busca pela ajuda profissional.
Como é feito o diagnóstico de autismo?
Não existe um exame que possa determinar que a pessoa está no espectro do autismo. Ao contrário disso, o diagnóstico é clínico e feito de maneira observacional, com apoio de uma equipe multidisciplinar e de profissionais da neuropediatria ou psiquiatria infantil.
A equipe multidisciplinar, normalmente composta por profissionais da psicologia especializada em ABA para autismo, da terapia ocupacional e da fonoaudiologia, avaliam a criança para entender se ela fecha os critérios de manuais diagnósticos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). São eles:
- Dificuldades na comunicação e interação social:
- Ausência ou dificuldade de fala. Muitas vezes, apresentam compreensão reduzida da fala, falar em eco, dificuldade de entonação e uso de linguagem exclusivamente literal.
- Falta ou ausência de contato visual e dificuldades com gestos, expressões faciais e corporais.
- Imagem corporal rígida, exagerada, ou diferente do esperado pelos padrões sociais.
- Dificuldade em entender e compartilhar emoções, dificuldades para brincar com outras crianças, fazer amizades, iniciar interações e se relacionar com os outros.
- Prejuízos na interação social, como dificuldade no processamento de respostas a situações sociais mais complexas, como saber quando entrar em uma conversa, ou o que se deve ou não dizer.
Padrões de comportamentos restritos e repetitivos:
- Fixação ou fascínio por certos objetos, que pode ser demonstrado pela criação de rituais e fixações por certos temas, brinquedos, objetos, personagens etc.
- Movimentos repetitivos com o corpo ou fala, como abanar as mãos, estalar os dedos e balançar o corpo ou ecolalia de palavras, frases e letras, ou seja, repetição mecânica de palavras ou frases que ouvem.
No caso de adolescentes ou adultos diagnosticados tardiamente, esses sinais precisam estar presentes desde a infância e impactar negativamente a vida do indivíduo na fase adulta.
Como saber se meu filho tem autismo a partir de testes online?
Apesar de somente profissionais conseguirem laudar um diagnóstico de autismo, existem algumas maneiras que famílias podem usar para confirmar as suspeitas e procurar ajuda.
Quando falamos em crianças com suspeita de autismo, um teste de autismo online, bem eficiente, é o uso da escala M-CHAT. Considerada a principal escala para rastreio precoce no autismo, ela pode ser usada em crianças com até 5 anos.
Seu formulário é composto por 23 perguntas simples e diretas, cujas respostas são “Sim” ou “Não” que podem ser respondidas pelos pais ou pessoas cuidadoras. Dentro dessas, 14 estão relacionadas com sintomas bem comuns no autismo.
Ao final, a ideia é que a família consiga identificar sinais de risco para o TEA. Vale ressaltar que essa escala é usada pelo SUS, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Como saber se tenho algum nível de autismo?
Agora, se você é adolescente ou adulto e desconfia que possa estar no espectro do autismo, o caminho mais seguro é buscar uma avaliação neuropsicológica. Aqui vão ser realizados alguns testes variados, além de entrevista para entender se você se encaixa ou não nos critérios diagnósticos.
Nesse caso, um teste que pode ajudar é o Quoficiente Autista, também conhecido como teste QA. Ao todo são 32 perguntas com respostas que variam de “Concordo plenamente”, “Concordo um pouco”, “Discordo um pouco” ou “Discordo plenamente”.
Assim como acontece com o teste online de autismo grátis do M-CHAT, o QA ajuda a identificar sinais de risco, mas a simples desconfiança pode ser suficiente para que você busque ajuda profissional e seja acolhido na sua suspeita e encaminhado para descobrir se são reais.
Para responder ao M-CHAT, clique no link abaixo. Mas atenção: mesmo se o resultado for baixo risco, mas você identifica sinais comuns no autismo, ou que indicam atraso no desenvolvimento da criança, procure ajuda profissional.
Conheça nosso atendimento padrão ouro em intervenção para autismo
Quero conhecer


Escrito por:
Gabriela Bandeira
Esse artigo foi útil para você?
Receba conteúdos geniais !
Junte-se a quem aprende todos os dias sobre autismo. Receba conteúdos voltados para TEA e conceitos clínicos didáticos.