Pesquisar

Mitos e verdades do autismo

Quais são os mitos e verdades do autismo? Ao longo do tempo, surgem diversas informações sobre o TEA, seu surgimento, causas e até formas de tratamento que podem ou não ser verdade. Ainda assim, são informações que se espalham rapidamente, atingindo um grande número de pessoas e causando alarde e pânico em muitas famílias que convivem com o autismo no Brasil e no mundo. Alguns desses mitos são antigos. Como “autismo é causado pela falta de amor das mães”, “vacina causa autismo”, “toda pessoa com autismo é muito inteligente”, entre outros. E mesmo assim continuam a causar desinformação por onde chegam. O caso das vacinas, por exemplo, surgiu no final dos anos 1990. E mesmo tendo sido desmentido diversas vezes, ainda causa problemas quando famílias em diversos lugares do mundo insistem em não vacinar as crianças com medo de que elas desenvolvam o TEA. Esse é apenas um dos muitos casos de mitos do autismo que causam desinformação. Existem muitos – e mais sérios – do que esse. Mas como saber se uma informação sobre autismo é verdadeira ou não? O primeiro passo é buscar por fontes de informação confiáveis e sempre se basear na ciência e em profissionais qualificados para tirar dúvidas e aprender mais sobre o TEA. Nesta seção, falamos mais sobre os mitos e verdades do autismo, trazendo a história por trás de cada um deles, as suposições e também a verdade que permeia cada um. Somente com informação de qualidade se desconstrói e derruba um mito que causa problemas a muitas famílias. Veja nosso conteúdo disponível aqui 😉

Pesquisar

Artigos

Mitos e verdades do autismo

Todos os nossos posts

um menino aparece olhando e brincando com alguns objetos coloridos em forma de quadrado, ele está ajoelhado no chão
Déficit na percepção visual no autismo e o papel da Terapia Ocupacional
um menino adolescente aparece usando fones de ouvidos e olhando para um celular que está em sua mão
Como lidar com autismo na adolescência?
Emoções no autismo: Menino sorri para espelho e observa o próprio reflexo.
Emoções no autismo: como a fonoaudiologia ajuda crianças a reconhecer expressões faciais?
Um menino sentado em frente a uma mesa branca aparece segurando os joelhos e cobrindo o rosto como se estivesse chorando. Isso é considerado um tipo de comportamento disruptivo.
Como o bloqueio de respostas e o redirecionamento podem ajudar no comportamento disruptivo
Educação Inclusiva: professor está abaixado ao lado da mesa da aluna, apontando para o caderno dela, de forma que explique o exercício de sala de aula de forma individual.
Educação inclusiva: o autismo e os desafios no ensino regular
3 mulheres aparecem sentadas em uma mesa de madeira, uma delas mostra um computador para um homem que está de pé com uma camisa rosa. Eles fazem parte da rede de cuidado de saúde atípica.
Genial Care: conheça nossa rede de cuidado da saúde atípica para autismo

Receba conteúdos geniais!

Junte-se a quem aprende todos os dias sobre autismo. Receba conteúdos
voltados para TEA e conceitos clínicos didáticos.

Blog da Genial
man-and-child.webp
Terapias pelo seu plano com início imediato
Garanta o início das terapias da sua criança nas unidades de Morumbi ou Pinheiros, em São Paulo.
Conheça todas as nossas unidades na Grande São Paulo.