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Atividades para autistas: Pai e filho estão em um palco de teatro, fazendo movimentos com uma espada falsa de madeira a fim de representar um personagem.

Atividades para autistas: como o teatro pode ajudar?

Uma das atividades para autistas mais indicadas é o teatro. A prática pode contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da criança no espectro autista. Além de estimular a sociabilidade, ele auxilia no desenvolvimento da fala, inspira criatividade, autoconfiança, sociabilidade e o exercícios teatrais contribuem para o desenvolvimento motor de quem pratica.

Apesar de ser muito interessante motivar a criança autista a participar das atividades do teatro ainda na infância, essa prática pode ser estimulada a qualquer fase da vida, principalmente para autistas, adolescentes e adultos que buscam atividades sociais, ou até mesmo um momento de lazer e diversão.

Neste artigo você vai saber mais sobre a proposta da atividade lúdica, e de que forma ela influencia no desenvolvimento das crianças com TEA.

Teatro e a educação

A arte é uma ferramenta fantástica para o desenvolvimento infantil. E quem propõe e defende esse conceito é a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento usado como referência para elaboração de currículos e propostas pedagógicas para a educação no Brasil.

De acordo com a proposta da BNCC, toda atividade artística, inclusive o teatro, devem ser incluídas desde o primeiro contato da criança com a escola, pois são atividades capazes de promover o desenvolvimento de diferentes habilidades, possibilitando a exploração de novas sensações e criando uma individualidade para a criança, principalmente no que diz respeito a enxergar e ter contato com novas perspectivas.

Para que a criança aproveite – de fato – as atividades teatrais, ela precisa ser intrínseca com a realidade da escola que está inserida, ou seja, refletindo tudo o que o ambiente escolar deseja transmitir e ensinar, como:

  • Respeito a regras;
  • Autonomia na resolução de problemas;
  • Desenvolvimento da linguagem funcional (principalmente fala e escrita);
  • Capacidade de imaginar criar e recriar;
  • Trabalho em grupo, promovendo respeito e empatia.

Além disso, é preciso ressaltar que o teatro na escola não significa – necessariamente – uma apresentação ao público, e sim as preparações durante as aulas, principalmente no que diz respeito aos exercícios que envolvem:

  • O desenvolvimento motor – corpo em movimento e alongamentos;
  • A voz – utilizada como instrumento e aproveitada da melhor maneira possível;
  • A imaginação – que desempenha importante papel na construção de personagens;
  • O conhecimento de obras teatrais – que aguçam a criatividade e ajudam a construir o senso crítico.

Essas atividades geralmente são sempre feitas em grupo, o que também promove a sociabilidade da criança, a atenção compartilhada, além de conscientizar sobre o respeito às diferenças, ao espaço e a jornada de cada colega, que é singular.

Assim como a prática de atividades físicas na infância, o teatro pode promover uma série de benefícios, pois também exige percepções corporais importantes para trabalhar os movimentos, a fala e performance de alto nível.

“O fazer teatral possibilita a intensa troca de experiências entre os

alunos e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção”. (BNCC – Base Nacional Comum Curricular).

Benefícios do teatro para autistas

A atividade de teatro para autistas proporciona inúmeros os benefícios, ainda mais quando são utilizadas técnicas que deixam a criança autista à vontade para explorar o próprio corpo e a percepção com os exercícios promovidos em aula.

Desenvolve a capacidade intelectual e motora

Seja em grupo ou de forma individual, as atividades praticadas para a representação trabalham a expressão corporal e verbal. Por consequência disso, a dicção e a coordenação motora são aprimoradas.

A criança aprende, cria, se inventa e reinventa por meio da diversão e exploração. As atividades teatrais dão impulsos para desenvolver a imaginação, promovendo mais momentos lúdicos de criatividade para a criança; o intelecto, pois trabalha a memória e o senso crítico ao conhecer os diversos textos do teatro; e habilidades artísticas visto que o contato com o mundo da arte pode levar aos gêneros como drama ou comédia.

Estimula a memória e concentração

Quando pensamos em personagens de teatro, logo remetemos a textos praticados e decorados para serem apresentados ao público. E isso não é diferente para o teatro das crianças, pois elas também precisam participar das marcações de cena, treinar entrada e saída do personagem, praticar as expressões corporais. Essas práticas promovem a melhor memória, concentração e autonomia na coordenação motora.

A ação de decorar o texto e treinar para apresentação também desenvolve autonomia, senso de responsabilidade e comprometimento. A criança entende que há necessidade de trabalhar em equipe para que todos consigam ter um bom desempenho durante a peça, ou até mesmo durante os exercícios.

Favorece a autoestima, criatividade e confiança

O teatro promove autoconhecimento do corpo e da mente, oferecendo a capacidade de expressar livremente o que sente; e isso está diretamente ligado à autoestima. As atividades teatrais ajudam a conhecer e aproveitar os pontos fortes, e também o contrário: o que pode ser potencializado?

O artista de teatro é influenciado a sempre praticar o exercício de autoconhecimento para conseguir definir as particularidades do personagem que vai interpretar. Esse processo, conhecido como processo criativo, é fundamental para estimular a imaginação do artista.

Dessa forma, as crianças do teatro são capazes de contar e criar histórias com mais facilidade, pois estão em constante desenvolvimento da imaginação e criatividade.

Arte para autistas

Vale ressaltar que, além das atividades teatrais serem benéficas para pessoas autistas, ela também é um direito assegurado para todos os indivíduos. Inclusive, um direito que consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O artigo 27.º define que: “toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam”.

Aqui no Brasil um grupo engajado em promover e estimular a atividade artística para pessoas autistas é o TEARTEIRO, um grupo multidisciplinar que iniciou um movimento para APOIAR um estudo científico que visa comprovar o quanto as artes plásticas são efetivas no desenvolvimento de habilidades no TEA.

Desenvolvido como um seminário internacional, o TEARTEIRO visa disseminar as melhores práticas de como a arte desenvolve habilidades em pessoas com TEA. O grupo acredita no poder que a arte tem de promover a inclusão social e profissional.

Quer conhecer outras práticas que promovem o bem-estar da pessoa autista? Em nosso Blog temos conteúdos voltados para atividades baseadas em evidências científicas que potencializam a jornada de desenvolvimento das pessoas autistas e, como consequência positiva, a de suas famílias.

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