Índice de Conteúdos
Você já parou para pensar que passear também é uma forma de terapia e desenvolvimento de habilidades na infância? Ao conhecer novos espaços e interagir com o mundo ao redor, a criança consegue potencializar suas oportunidades de aprendizado.
Porém, quando falamos em lugares para passear com crianças autistas, muitos pais e pessoas cuidadoras ficam com receio sobre a inclusão e adaptação do espaço, principalmente pensando em integração sensorial e desregulação, que pode gerar crises.
Sabendo que proporcionar experiências de lazer inclusivas e enriquecedoras é fundamental para o desenvolvimento de crianças com TEA, a cidade de São Paulo oferece diversas opções de passeios adaptados, garantindo momentos de diversão e aprendizado.
E, além disso, muitos desses lugares para passeio com autistas também contam com meia entrada ou isenção de entrada para pessoas no espectro. Conheça 7 dicas de lugares para passear com crianças autistas e já comece a planejar seu próximo passeio em família!
Conheça 7 lugares para passear com crianças autistas em São Paulo
Garantir espaços para socialização e que incentivem a autonomia de pessoas autistas, incluindo crianças, adolescentes e até adultos, é essencial para garantir um futuro com mais independência.
Assim, muitos dos lugares listados a seguir, além de serem adaptados e inclusivos para pessoas neurodivergentes, também oferecem direito à meia-entrada ou gratuidade para pessoas com deficiência.
Uma vez que o Transtorno do Espectro Autista é reconhecido legalmente no Brasil como uma deficiência pela Lei n.º 12.764/2012, Lei Berenice Piana como é conhecida. Por meio desta legislação, pessoas no espectro são consideradas pessoas com deficiência para todos os efeitos legais e, portanto, têm os mesmos direitos assegurados.
Temos um texto em nosso blog que fala em detalhes sobre isso. Você pode ler agora mesmo!
1. Fazendinha Pet Zoo
Localizada em Cotia, a Fazendinha Pet Zoo é um espaço onde crianças podem interagir diretamente com animais, promovendo estímulos sensoriais benéficos.
O ambiente tranquilo e organizado facilita a adaptação de crianças com TEA. Pessoas com deficiência, incluindo autistas, têm entrada gratuita, e um acompanhante paga meia-entrada.
2. Animália Park
O Animália Park oferece acessibilidade completa e dispõe de guias sensoriais para famílias com crianças autistas. Além disso, autistas e um acompanhante pagam 50% do valor do ingresso. É necessário apresentar documentação que comprove o direito ao benefício no acesso ao parque.
3. Parque Fazenda Mãe Terra
Também situado em Cotia, o Parque Fazenda Mãe Terra combina áreas verdes amplas com atrações como tirolesa, teatro e playground. O espaço é ideal para crianças autistas, oferecendo atividades que estimulam diferentes sentidos em um ambiente seguro.
4. Zoo Foz
Localizado no bairro do Ipiranga, o Zoo Foz é uma instituição sem fins lucrativos focada em educação ambiental e terapia assistida por animais. Crianças autistas têm direito à entrada gratuita, proporcionando uma oportunidade única de interação com diversas espécies animais em um ambiente controlado e educativo.
5. Parque da Mônica
Situado na Zona Sul de São Paulo, o Parque da Mônica oferece atrações temáticas e garante gratuidade para crianças autistas, além de fila preferencial. O acompanhante paga meia-entrada. É necessário apresentar documentação que comprove a condição para usufruir dos benefícios.
6. Shopping Metrô Itaquera
e gratuidade para crianças autistas, além de fila preferencial. O acompanhante paga meia-entrada. É necessário apresentar documentação que comprove a condição para usufruir dos benefícios.
7. Cidade da Criança
Localizada em São Bernardo do Campo, a Cidade da Criança oferece gratuidade para crianças autistas e seus acompanhantes, além de estacionamento gratuito em frente ao parque. O local dispõe de diversas atrações que estimulam o desenvolvimento e a socialização em um ambiente seguro e inclusivo.
Benefícios de atividades e passeios para crianças com autismo
Permitir que pessoas autistas e com outras neurodivergências se sintam incluídas e bem-vindas é fundamental para garantir qualidade de vida e bem-estar em uma sociedade praticada por todos.
Dessa forma, criar oportunidades para interações sociais positivas de crianças no espectro, é algo essencial para o bem-estar emocional e mental delas, e até mesmo de suas famílias.
Passeios ao ar livre podem ser uma ferramenta valiosa para promover essa participação social, mas é essencial considerar habilidades específicas ao planejar essas atividades e entender o que pode ser potencializado.
Você já ouviu falar no termo Autism Friendly? Leia nosso texto e entenda o que é e como espaços assim auxiliam no envolvimento social.
A participação em atividades fora de casa traz inúmeros benefícios para crianças com TEA, incluindo melhorias nas habilidades motoras, comportamentais e sociais. Estudos indicam que intervenções motoras específicas podem resultar em avanços significativos no desenvolvimento dessas crianças.
Dicas para aproveitar os lugares para passear com crianças autistas
Lembre-se que a Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), criada pela Lei Romeo Mion, é um documento digital e que facilita a identificação e o atendimento prioritário em serviços públicos e privados, como esses lugares para passear com crianças autistas.
- Planejamento antecipado: antes de visitar qualquer local, informe-se sobre as políticas de acessibilidade e benefícios oferecidos para PCDs.
- Documentação necessária: leve sempre documentos que comprovem o diagnóstico da criança, como laudos médicos, para garantir o acesso aos benefícios disponíveis. O cordão de girassol também pode ser um objeto muito útil nesse momento.
- Preparação da criança: utilize recursos visuais ou histórias sociais para antecipar o que será encontrado no passeio, auxiliando a criança a se sentir mais segura e confortável.
Conclusão
Proporcionar momentos de lazer adaptados às necessidades das crianças autistas é essencial para seu bem-estar e desenvolvimento. São Paulo oferece diversas opções inclusivas que garantem diversão e aprendizado para toda a família.
Não se esqueça que cada pessoa autista é única, e o que funciona para um, pode não funcionar para outro. Conhecendo essas peculiaridades, podemos adaptar os passeios para maximizar o conforto e a participação das crianças.
Em nosso blog já temos um texto completo de como estimular habilidades sociais em passeios com pessoas autistas. Você pode ler na sequência e continuar aprendendo como potencializar o desenvolvimento de sua criança: