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Estratégias de ensino com letras coloridas

O que são estratégias de ensino em CAA?

Para muitas crianças com autismo, a comunicação pode ser um desafio. Por isso, considerar o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), para auxiliar a efetividade da comunicação pode ser necessário.

Mas qual é o melhor recurso e a melhor estratégia de ensino em CAA? Ela irá impedir a fala da minha criança? Essas podem ser dúvidas frequentes de famílias e profissionais clínicos na hora de criar planos de intervenção individualizados para crianças no espectro.

Dentro das intervenções de desenvolvimento para crianças autistas, os benefícios da CAA desempenham um papel importante no desenvolvimento e no aprimoramento da comunicação.

Aqui na Genial Care, a CAA é um elemento fundamental, que faz diferença em nossas intervenções personalizadas, para atender às necessidades únicas das crianças com autismo, além de ser um apoio para as pessoas cuidadoras, que também podem utilizar essa ferramenta no dia a dia.

Neste artigo, vamos explorar melhor as estratégias de ensino da comunicação aumentativa e alternativa, seus benefícios na rotina de crianças com TEA, sua aplicação aqui na Genial Care e como nosso enfoque personalizado faz a diferença e promove bem-estar. Acompanhe!

O que é Comunicação Aumentativa e Alternativa?

Prancha de CAA usada em intervenções na Genial Care

Antes de falarmos sobre estratégias de ensino, precisamos lembrar que Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é parte de um conjunto de práticas baseadas em evidências para a população com TEA.

Ela se refere às várias formas de se transmitir uma mensagem, ou seja, são formas de expressão diferentes da fala, que tem como objetivo aumentar e/ou compensar dificuldades de pessoas com necessidades complexas de comunicação (NCC).

Além disso, precisamos enfatizar que não há pré-requisitos para o uso de CAA e ela não impedirá a fala, pois além de incentivar a comunicação, ela também visa promover o desenvolvimento da fala e da linguagem, independente da idade do usuário.

Os termos “aumentativa”, “ampliada” ou “suplementar” fazem referência a necessidade de apoio à comunicação de uma pessoa, que pode ter a fala insuficiente ou pouco precisa para atender às suas necessidades de comunicação.

E o termo “alternativa” compreende a ideia de que as ferramentas e estratégias atuam como uma alternativa à fala.

O que são recursos de comunicação no autismo?

Os recursos de CAA podem ser não assistidos, como gestos, sinais, expressões faciais, ou seja, que não necessita de recursos externos ao corpo, ou assistidos, como pranchas, teclados, mouse, dispositivos eletrônicos, ou seja, ferramentas externas ao corpo.

Eles podem ser não robustos (com vocabulário reduzido, normalmente favorecendo a função de pedido e com pouca possibilidade de expansão de vocabulário) ou robustos(com vocabulário flexível e versátil e possibilitando o uso de muitas funções comunicativas).

Além disso, podem ser divididos em:

  • Baixa tecnologia (pranchas de papel, chaveiros, livros, materiais impressos);
  • Média tecnologia (comunicadores com voz gravada ou sintetizada, combinados com símbolos impressos personalizados para uso);
  • Alta tecnologia (tablets, celulares, computadores)

A escolha do melhor recurso é individualizada e baseada nas habilidades e demandas específicas de cada indivíduo.

A avaliação do usuário, levando em conta a idade, nível de desenvolvimento, habilidades comunicativas, motoras, sensoriais, perceptivas e cognitivas, além de condições socioeconômicas, nos auxiliará na escolha do melhor recurso.

E a combinação de recursos de alta e baixa tecnologia também pode ser importante.

As decisões clínicas em CAA devem ser tomadas com contribuições de diferentes áreas, e sempre que possível por meio de uma avaliação multidisciplinar, com a pessoa e suas famílias desempenhando um papel fundamental na tomada de decisão.

O que são estratégias de ensino em CAA?

ilustração de uma prancha de ensino usada em métodos de CAA por fonoaudiólogos

O objetivo de uma intervenção para implementação das estratégias de ensino em CAA é potencializar a comunicação de indivíduos que não conseguem se comunicar por meio da fala.

Assim, essas estratégias de ensino são utilizadas para ensinar ao usuário como usar o seu recurso de comunicação.

Existem diferentes abordagens de ensino para o uso da CAA, como, por exemplo, PECS, PODD e COREWORDS. E uma das estratégias para ensinar e apoiar o uso de CAA (por exemplo, no PODD e Corewords) é a modelagem.

Modelagem ou entrada aumentada, também chamada de “linguagem auxiliada natural”, “estimulação de linguagem auxiliada” ou “modelagem de linguagem auxiliada”.

Ela é uma abordagem de treinamento na qual o parceiro de comunicação emite palavras faladas enquanto aponta/clica em figuras do sistema CAA, figuras que representam palavras-chave correspondentes à fala dele durante as trocas comunicativas com o usuário.

Ao modelar palavras em situações cotidianas, o parceiro de comunicação ajuda o usuário de CAA a aprender o que essas palavras significam, é uma maneira de mostrar a ele onde as palavras estão e como elas podem ser usadas.

Mas atenção: este é o conceito de modelagem em CAA, que difere do conceito de modelagem sob a ótica da Análise do Comportamento.

Conheça as competências ligadas as estratégias de ensino em CAA

É tão importante quanto a modelagem, quando falamos sobre implementação de CAA devemos considerar também o ensino de competências, visto que alguns usuários autistas de CAA podem precisar de apoio e se beneficiarão de instrução em diversas áreas. Dentre elas temos:

  • A competência linguística: que está relacionada ao desenvolvimento do domínio com o idioma e o código usado no sistema CAA. Isso inclui habilidades de linguagem receptiva e expressiva, e a forma como a linguagem é organizada nos sistemas.
  • A competência social, ou seja, na compreensão das normas e expectativas de comunicação e na capacidade de abordá-las de forma natural e eficaz;
  • A competência estratégica refere-se à capacidade de utilizar várias estratégias para se comunicar nas restrições do sistema de CAA. Como, por exemplo, informando o parceiro de comunicação quando uma palavra/mensagem não está disponível (“Tenho algo para lhe contar, mas não está no meu dispositivo.”); combinando diferentes modalidades (por exemplo, gestos, sinais, vocalização) para complementar a mensagem.
  • A competência emocional, envolve a capacidade de identificar e gerir o próprio estado emocional e responder aos sentimentos dos outros de forma segura e eficaz. As habilidades nesta área incluem, por exemplo, reconhecer sentimentos e emoções; Nomear ou descrever emoções e discuti-las; responder a situações emocionais em si e nos outros;
  • A competência operacional refere-se ao ensino das competências físicas e técnicas necessárias para “operar” o sistema de CAA. Isso inclui habilidades como: Navegar pelas páginas/telas, ligar/desligar um dispositivo e alterar o volume quando falamos de dispositivos eletrônicos.

A importância dos parceiros de comunicação

Até que sejam eficientes no uso do sistema de CAA, as pessoas com necessidades complexas de comunicação necessitam do apoio de um parceiro de comunicação.

Isso ajuda a potencializar o sucesso das suas conversas mediadas pelo recurso, especialmente para aqueles que ainda não são fluentes nas suas ferramentas.

Por isso, sempre que falamos em estratégias de ensino em CAA, precisamos lembrar da importância dos parceiros de comunicação, pois o seu papel é fundamental para promover ambientes adequados para o uso dessas ferramentas.

Criando contextos que proporcionam altos níveis de envolvimento e interações e que ajudam o usuário a se sentir seguro, aceito e motivado a se comunicar.

Todos que participam do diálogo com o usuário de CAA são chamados de parceiros de comunicação!

Bons parceiros de comunicação presumem competência, criam muitas oportunidades comunicativas para o uso do CAA em diferentes ambientes e contextos.

Além de saber usar estratégias de apoio, como modelagem, hierarquias de dicas e procedimentos de correção sempre que necessário.

Não é uma prática aceitável limitar o acesso, desligar o som, ou remover o dispositivo/prancha de CAA da criança. Mesmo quando ela não o utiliza da forma “adequada”.

Ou seja, não utiliza da forma esperada pelo seu parceiro de comunicação, pois sob a perspectiva da criança, é uma comunicação, mas pode ser que ainda não faça sentido para seu parceiro comunicativo.

E falando em boas práticas, listamos aqui algumas práticas esperadas do parceiro de comunicação de CAA, e dentre elas estão:

  • Garanta que o sistema de CAA esteja sempre disponível e no melhor campo de visão da sua criança; deixe a criança à vontade, permita que ela explore o seu sistema de CAA. Sente-se com ela e explore junto!
  • Mantenha o ritmo de ensino e aprendizagem compatível com as necessidades do aluno. De tempo ao usuário, lembre-se que a sua criança ainda está aprendendo a se comunicar, ela pode precisar de tempo para pensar como ela quer responder.
  • Proporcione múltiplas oportunidades de comunicação: a aprendizagem deve incluir um equilíbrio de turnos entre o usuário do CAA e os parceiros de comunicação. Evite fazer somente perguntas, modele cumprimentos, histórias, comentários, protestos, expresse sentimento, dentre outras funções comunicativas, para manter o aprendizado, o envolvimento e a “conversa”.

Quais os benefícios da CAA no autismo?

Entre os principais benefícios do uso de recursos de CAA para crianças autistas estão:

  • Compensar temporária ou permanentemente dificuldades comunicativas;
  • Potencializar o desenvolvimento da fala, da linguagem a comunicação funcional;
  • Facilitar a compreensão;
  • Reduzir comportamentos desafiadores causados por dificuldades comunicativas;
  • Possibilitar a expressão de desejos, conhecimentos e necessidade;
  • Possibilitar a comunicação espontânea e diminuir a dependência de um adulto como intérprete;
  • Possibilitar a comunicação com qualquer pessoa em qualquer ambiente.

Por isso, existem intervenções e ferramentas que auxiliam a pessoa autista nessa jornada de desenvolvimento e aprendizagem, e a Comunicação Alternativa e Aumentativa é uma delas!

A CAA é um conjunto de estratégias e ferramentas que auxiliam na expressão de pensamentos, sentimentos e necessidades de forma não-verbal ou ampliada. Isso inclui linguagem de sinais, símbolos, dispositivos de comunicação, aplicativos de tablet e muito mais.

Os benefícios da CAA não estão ligados apenas em proporcionar “uma voz” para aqueles que têm dificuldades de fala, mas também promove o desenvolvimento da linguagem, habilidades sociais e cognitivas.

Ela conecta pessoas autistas com o mundo ao seu redor, ajudando-as a expressar seus desejos, interagir com os outros e participar ativamente na educação e na sociedade.

Como usamos as estratégias de ensino da CAA na Genial Care?

Aqui na Genial Care, reconhecemos que cada criança autista é única, e, portanto, as abordagens terapêuticas devem ser igualmente personalizadas. A personalização das estratégias de ensino em CAA é um dos nossos diferenciais.

  • Intervenção individualizada: começamos cada jornada de CAA com uma avaliação detalhada para entender as necessidades, habilidades e interesses específicos da criança. Isso nos permite escolher as ferramentas e estratégias mais adequadas e oferecer todos os benefícios da CAA.
  • Terapeutas em colaboração com a família: nossos terapeutas especializados em estratégias de ensino em CAA trabalham em estreita colaboração com pais, cuidadores e outros profissionais para criar um plano de intervenção que seja adaptado às metas individuais da criança. Usamos uma variedade de métodos, desde o uso de sistemas de comunicação baseados em imagens até dispositivos de alta tecnologia, sempre mantendo em mente o conforto e a eficácia para a criança.
  • Estratégias de ensino constantemente atualizadas: além disso, estamos constantemente atualizados com as últimas pesquisas e avanços em tecnologia de CAA, garantindo que nossos pacientes tenham acesso às melhores ferramentas disponíveis.
  • Aplicativo Genial Care: também temos uma ferramenta que potencializa ainda mais o desenvolvimento, o aplicativo Genial Care, um serviço oferecido para as famílias e pessoas cuidadoras de crianças com autismo que fazem intervenções por aqui. No aplicativo, nossos profissionais clínicos disponibilizam conteúdos educativos e estratégias práticas para ajudar os cuidadores a lidar com os desafios do dia a dia com confiança.

Conclusão

A Comunicação Aumentativa e Alternativa desempenha muito importante aqui na Genial Care, ajudando a criança a encontrar uma forma confortável para se comunicar e alcançar todo o seu máximo potencial.

O objetivo de ensinar o uso de CAA é permitir que cada pessoa se expresse sobre qualquer assunto, a qualquer momento e para qualquer parceiro de comunicação. Vimos que a CAA é uma opção que potencializa a comunicação de pessoas autistas que não conseguem se comunicar por meio da fala.

Por isso, mesmo quando estamos diante de uma criança que está aprendendo a usar um sistema de CAA, devemos aceitar e reconhecer qualquer forma de comunicação emitida por ela.

Além de promover um ambiente adequado para a comunicação, cria contextos que proporcionam altos níveis de interações, que ajudam o usuário a se sentir seguro, aceito e motivado a se comunicar.

As decisões clínicas em CAA, assim como a escolha da melhor estratégia de ensino, devem ser tomadas com contribuições de diferentes áreas, e sempre que possível por meio de uma avaliação multidisciplinar, com o indivíduo (sempre que possível) e suas famílias desempenhando um papel fundamental na tomada de decisão.

Estamos orgulhosos de fazer parte dessa jornada e de reforçar os benefícios da CAA. Acreditamos que, com a CAA, todas as vozes podem ser ouvidas, e todas as histórias podem ser contadas.

Se você quer saber mais sobre nossas intervenções clínicas para crianças com autismo, clique no botão abaixo para conhecer:

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