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Os suportes visuais são usados como ferramenta de comunicação para pessoas no espectro autista, principalmente para as crianças, e ajudam no desenvolvimento de independência e autonomia. Esse recurso contribui para potencialização dos indivíduos com TEA a encontrarem maneiras eficazes de se comunicarem.
Muitas crianças com TEA costumam ter fortes habilidades visuais, e nós já falamos sobre isso em nosso artigo, como cérebro autista funciona. Entretanto, é bom enfatizar que nem todas as pessoas com autismo pensam por meio de imagens. Cada pessoa é única e, autista ou não, sua forma de pensar também é singular.
Neste artigo, você vai conhecer mais sobre esse recurso, e sua importância para auxiliar quem tem dificuldade em utilizar a comunicação auditiva.
Quais os benefícios em utilizar os suportes visuais?
Os recursos visuais expandem a capacidade de uma criança com autismo de interagir com o ambiente ao seu redor. Eles podem dar às crianças um senso de autonomia e permitir que façam escolhas e expressem necessidades.
Os recursos visuais também ajudam as crianças a:
- Compreenderem a rotina e contribuir com suas atividades;
- Melhorar a comunicação entre crianças com autismo e sua família;
- Entender o que está sendo dito ou ensinado, sem ter que dar sentido às palavras faladas rapidamente.
As ferramentas visuais permitem a comunicação da criança autista com outras pessoas, mesmo que ela possua habilidades linguísticas muito restritas.
O que é caracterizado como suporte visual?
Todo objeto que possui imagem e é capaz de produzir uma mensagem, pode ser caracterizado como uma ferramenta de suporte visual, como por exemplo:
- Recortes de revista;
- Brinquedos com letras, números, símbolos e formas;
- Fotografias;
- Pinturas e desenhos;
- Jogos de tabuleiro;
- Jogos de construir;
- e o que mais a imaginação permitir.
As imagens precisam transmitir uma informação capaz de potencializar o processo de descoberta e de aprendizagem da criança autista.
Como e onde utilizar?
A dica fundamental é: crie uma rotina visual, e deixe esse recurso fazer parte do seu cotidiano. As ferramentas podem ser utilizadas em atividades específicas que geram conflito ou stress para a criança, com o propósito de reduzir esse tipo de comportamento.
É interessante criar painéis que fiquem visíveis no ambiente em que a criança convive com a família, tornando a comunicação acessível e certeira.
Esses painéis podem conter a informação da rotina da família, com a agenda do dia, relembrando a sequência das atividades diárias, ou até mesmo em um dia de evento especial, uma viagem ou um aniversário; exemplificar por meio da imagem reduz a possibilidade da criança se estressar por vivenciar uma novidade.
Em que momento devo utilizar os suportes visuais?
- Na hora da alimentação;
- Nos combinados de arrumação – dos brinquedos, do quarto;
- Na rotina escolar – dever de casa, momento de leitura, etc;
- Na hora do banho;
- Na escovação;
- E outros.
E como fazer isso? Em um momento de escovação, por exemplo, providencie imagens que auxiliem na compreensão daquela ação, imprimindo imagens e/ou ilustrações com personagens que realizam o ato da escovação.
O ideal é sempre manter o adulto responsável próximo, para que ele forneça instruções iniciais para a criança para que ela compreenda melhor a mensagem dos recursos visuais.
Qual a melhor escolha para minha criança?
Procure escolher recursos que sejam ligados a idade da criança, e que estejam no mesmo nível das habilidades cognitivas dela.
É importante lembrar que não há um único tipo de recurso visual que seja eficaz, pois cada autista é diferente do outro, por isso, busque adaptar os recursos de acordo com a realidade de sua família.
Os suportes visuais são muito pessoais e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.
- Procure usar o interesse da criança: se ela gosta de dinossauros, faça um cronograma visual na forma da espécie preferida;
- Coloque um símbolo de polegar para baixo ao lado de uma das atividades de hoje para mostrar que ela não gostou, assim a criança pode expressar suas opiniões;
- Use toalhas de mesa de cores diferentes: branco para a hora do jantar, azul para a hora de brincar, o recurso das cores pode auxiliar na rotina diária da família.
Se ficar na dúvida de qual recurso utilizar, não deixe de procurar a equipe de orientação da sua família.
Lembre que para utilizar esse recurso, é preciso ter paciência e confiar no processo de desenvolvimento de cada criança.
Certifique-se sempre se a criança compreende a mensagem que você quer transmitir com a ferramenta, pois esse será o meio principal de comunicação dela com o mundo ao redor. Com o uso de suportes visuais, muitas crianças são capazes de aprimorar suas habilidades sociais.
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