Banner do post VB-MAPP e autismo: tudo que você precisa saber sobre o protocolo
Banner do post VB-MAPP e autismo: tudo que você precisa saber sobre o protocolo

VB-MAPP e autismo: tudo que você precisa saber sobre o protocolo

VB-MAPP é um protocolo de avaliação utilizado por profissionais clínicos que atuam com ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Sua sigla vem do inglês Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (Programa de Avaliação e Nivelamento de Marcos de Comportamento Verbal). 

Seu principal objetivo é medir os pontos fortes e fracos no que diz respeito a alguns marcos do desenvolvimento infantil. Por isso, sua aplicação é indicada antes da intervenção começar, e os resultados obtidos na avaliação servem como parâmetro para determinar as metas do tratamento e como a equipe deve trabalhar.

A avaliação utilizando VB-MAPP é um dos passos realizados na Clínica Digital da Genial Care. E neste artigo explicamos mais detalhes sobre como este protocolo funciona, além de qual sua importância para as intervenções baseadas na ABA. 

O que é o protocolo VB-MAPP? 

Este é um instrumento de avaliação baseado em marcos aplicado especialmente em crianças com autismo ou atraso no desenvolvimento da linguagem. Sendo assim, o protocolo leva em consideração marcos do desenvolvimento, tomando como parâmetro crianças com desenvolvimento típico, para identificar o impacto do atraso em pares da mesma idade que apresentaram desenvolvimento atípico. 

Esta avaliação é classificada em níveis que variam de 1 a 3. São eles: 

  • Nível 1: 0 a 18 meses
  • Nível 2: 18 a 30 meses
  • Nível 3: 30 a 48 meses

Apesar das métricas sugerirem que crianças no nível 3 tenham até dois anos, é possível aplicar o VB-MAPP em crianças com até 7 anos de idade. Nestes casos, os marcos de desenvolvimento levados em consideração são aqueles do nível 3, começando com 30 meses.

Esse instrumento é de extrema importância porque permite identificar aspectos como:

  • Habilidades que devem ser prioridades na intervenção;
  • Em qual nível a intervenção deve começar;
  • Barreiras para o desenvolvimento de linguagem e aprendizado;
  • Estratégias de ensino específicas;
  • Melhor ambiente educacional para a criança.

A seguir, explicamos mais sobre como surgiu o protocolo. 

Origem do protocolo VB-MAPP

Assim como outras intervenções e ferramentas de avaliação baseadas na ciência do comportamento (ABA), o VB-MAPP se baseia nos  princípios do comportamento verbal descritos por Skinner, um psicólogo norte-americano conhecido como pioneiro no behaviorismo radical e na análise do comportamento.  

Tendo como base esses princípios, o psicólogo PhD e BCBA Mark Sundberg desenvolveu o VB-MAPP, um instrumento de avaliação do repertório comportamental de indivíduos com desenvolvimento atípico em relação a habilidades verbais e seus pré-requisitos dividido em cinco componentes que conheceremos a seguir.

Como funciona

Entendemos, então, que um dos principais objetivos do profissional clínico ao introduzir a avaliação VB-MAPP é oferecer um levantamento de uma amostra demonstrativa das habilidades verbais e relacionadas da criança. 

Para isso, foram determinados cinco componentes que detalhamos a seguir: 

1 – Avaliação de marcos

Esta etapa consiste em uma avaliação com 170 marcos da linguagem e aprendizado que são divididos em 16 domínios. A organização é determinada de acordo com a idade cronológica da criança, e levando em consideração os níveis de 1 a 3 já determinados. 

2 – Avaliação de barreiras

Aqui são avaliadas 24 barreiras para oaprendizado e desenvolvimento da linguagem da criança. Ou seja, em quais aspectos ela mais tem dificuldade e, por isso, tem dificuldades em se comunicar.. 

Alguns desses aspectos podem ser: 

  • Tato comprometido;
  • Imitação comprometida;
  • Comportamento de ouvinte comprometido;
  • Falha na generalização

3- Avaliação de transição

Seu objetivo é fornecer uma avaliação das habilidades e capacidades da criança em 18 áreas mensuráveis. Assim, espera-se que os profissionais da educação e as pessoas cuidadoras consigam tomar decisões assertivas no processo educacional e estabelecer prioridades para o desenvolvimento da criança. 

4 – Avaliação de tarefas e habilidades de apoio 

Esta etapa serve de apoio para profissionais que atuam no desenvolvimento do Plano de Ensino Individualizado (PEI). Ela avalia 750 habilidades, divididas em 14 domínios, tendo como foco uma avaliação mais detalhada das habilidades da avaliação de marcos.

5 – Nivelamento VB-MAPP e qual sua importância?

Último componente do VB-MAPP, esta avaliação fornece um direcionamento na elaboração do PEI e auxilia os profissionais na seleção do número de objetivos a serem alcançados.

Mas, afinal, quem pode aplicar o VB-MAPP?

Quem pode aplicar o VB-MAPP?

Devido à sua complexidade, o VB-MAPP só pode ser aplicado por profissionais clínicos com experiência e conhecimento em ABA. Além disso, esses profissionais precisam saber aplicar a avaliação seguindo seu manual. 

Na Genial Care, a avaliação por meio do protocolo VB-MAPP é realizada por profissionais especializados nas áreas de psicologia ABA, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Sendo que esta avaliação é o ponto inicial para um serviço que combina intervenção à criança com treinamento de pais.

Quer conhecer mais sobre a Clínica Digital? Acesse nosso site