Pesquisar
torne-se
3
especialidades
5
data-curso-360
2
5
07-curso
Dias
Horas
Min
Dias
Horas
Min
Autismo na escola: professora sentada na mesa com alunos

Projeto autismo na escola: saiba como tudo começou

Autismo na Escola é um projeto de educação inclusiva criado pela psicóloga Erica Rezende Barbieri, mãe de uma criança autista. Ele foi fundado com o objetivo de apoiar alunos autistas e suas famílias, além de promover a conscientização e a inclusão de pessoas com transtorno de desenvolvimento dentro do ambiente escolar e na sociedade em geral.

O projeto iniciou em uma escola de ensino privada, em Rondonópolis, no Mato Grosso, mas oferece recursos informativos para escolas de todo o Brasil através do site oficial, ou de consultorias, que vão de suportes desde a capacitação para educadores a livros adaptados e inclusivos.

A iniciativa tem sido reconhecida por sua atuação na área da educação inclusiva e pela promoção da conscientização sobre o autismo. Saiba mais sobre o “Autismo na escola” neste texto.

Como o “Autismo na escola” auxilia educadores de todo o Brasil?

mulher ao lado de um cartaz do projeto autimo na escola
O projeto “Autismo na Escola” oferece diversos recursos e materiais de apoio para educadores, escolas e famílias que buscam melhorar a inclusão de crianças com autismo na escola.

Embora o projeto seja bastante divulgado no Mato Grosso, ele oferece recursos e informações para escolas de todo o país, por meio de parcerias com instituições, escolas e organizações que atuam na área da educação inclusiva.

Entre os recursos oferecidos pelo projeto estão:

  • Capacitações e formações para educadores com cursos e treinamentos para professores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da educação que buscam entender melhor o TEA e desenvolver estratégias eficazes para apoiar alunos com essa condição.
  • Orientações para escolas, reforçando a identificar e trabalhar com alunos autistas, além de fornecer informações sobre os direitos desses alunos na escola e as medidas que podem ser tomadas para garantir sua inclusão.
  • Materiais de apoio, como cartilhas, livros, vídeos e outros recursos que visam fornecer informações sobre o autismo e dicas práticas para educadores e famílias.
  • Atendimento e orientação para famílias que buscam informações e apoio para lidar com o autismo de seus filhos, incluindo informações sobre o diagnóstico, tratamento e inclusão escolar.
  • Eventos e campanhas para promover a conscientização sobre o autismo na sociedade em geral e sensibilizar as pessoas sobre a importância da inclusão de pessoas com autismo.

Inclusão na rede educacional do Mato Grosso

Consed
Recentemente, o projeto “Autismo na Escola” foi impulsionado pelo governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, e recebeu como madrinha a primeira dama, Virginia Mendes.

Isso significa que a idealização da psicóloga Erika, que acontecia através do site oficial e de eventos por escolas, será impulsionado e ampliado para as 700 redes públicas de ensino estadual no Mato Grosso, impulsionado por projetos protocolados e documentados na rede de políticas públicas educacionais.

Segundo dados do Governo do Mato Grosso, hoje, mais de 1.600 alunos autistas estão matriculados na rede estadual de educação, e o projeto “Autismo na Escola” vai oferecer educação inclusiva e de qualidade para todos os jovens mato-grossenses.

A importância da educação inclusiva para autistas

A educação inclusiva é fundamental para garantir o acesso de todas as pessoas à educação, independentemente de suas características individuais, como gênero, etnia, deficiência, entre outras.

A inclusão escolar é um direito previsto em lei, e a educação inclusiva busca atender às necessidades educacionais de todos os estudantes, sem discriminação.

Ela também ajuda a combater o preconceito e a exclusão social, permitindo que todas as pessoas tenham oportunidades iguais de acesso à educação e ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Para Pessoas com Deficiência (PCDs), ou transtornos de desenvolvimento e aprendizagem, a educação inclusiva é especialmente importante, pois permite que tenham acesso a um ambiente de aprendizagem enriquecedor e que respeite suas necessidades individuais.

A inclusão escolar também pode ajudar a promover a autonomia e a independência desses alunos, preparando-os para a vida adulta e contribuindo para a sua integração social e profissional.

Plano Educacional Individualizado para autistas

Quando falamos de educação inclusiva para o TEA, não podemos deixar de citar o Plano Educacional Individualizado (PEI), um planejamento de metas e inclusão de pessoas com autismo no ambiente escolar.

Também chamado de PDI – Plano de Desenvolvimento Individual – em alguns locais, seu objetivo é garantir o aprendizado do aluno, levando em consideração suas dificuldades e necessidades.

Já falamos sobre o assunto em nosso blog, acesse o botão abaixo para conhecer sobre a elaboração desse documento e como ele auxilia no processo de aprendizagem para alunos autistas:
PEI para autistas: como ele auxilia na inclusão e aprendizado na escola

Conheça nosso atendimento para autismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1º lugar em medicina | Elizeu Você sabia que Elon Musk é autista? Autismo leve pode piorar? Mito ou verdade? Existe teste online para diagnosticar o autismo infantil? Direitos de pais com filhos com autismo Pondé afirma que autismo está no ‘hype’ e causa polêmica Uma Advogada Extraordinária: representatividade do autismo Autismo: Fui diagnosticada aos 60 anos e agora? Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! AUTISMO e ASPERGER: 25 sinais de Autismo Infantil