Pesquisar
torne-se
3
especialidades
5
data-curso-360
2
5
07-curso
Dias
Horas
Min
Dias
Horas
Min

É autismo, e agora?

A suspeita e o diagnóstico de autismo podem afetar a dinâmica familiar e trazer muitas incertezas e medos durante esse processo inicial. O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a forma como a pessoa vê e interage com o mundo. Suas principais características estão na dificuldade na comunicação e interação social e também na presença de comportamentos restritos e repetitivos.  Ao se deparar com esse diagnóstico, é normal vivenciar emoções diferentes e ter medo do que pode acontecer no futuro da criança e de como agir e lidar com comportamentos. Em um estudo conduzido pela Genial Care em 2020, pessoas cuidadoras relataram que os principais desafios a partir do diagnóstico eram: – Planejar o futuro a longo prazo da criança; – Lidar com comportamentos desafiadores; – Ter tempo para descanso e para cuidar de si mesmas. Diante disso, é importante obter informações de qualidade que vão ajudar cada família a se nortear e entender o que fazer e por onde começar essa jornada tão diferente da planejada. Nesta seção, apresentamos artigos que vão te auxiliar a entender mais sobre o autismo, seus sinais e causas, o processo de diagnóstico e profissionais envolvidos nas intervenções, assim como a importância do bem-estar familiar e outros aspectos essenciais para o desenvolvimento da criança e o núcleo familiar. “É autismo, e agora?” não será uma pergunta tão difícil de responder para pessoas que podem vivenciar o mesmo que você no futuro quando tiver acesso a esse conteúdo 😉 Vamos com a gente?

Pesquisar

Artigos

É autismo, e agora?

Todos os nossos posts

um menino adolescente aparece usando fones de ouvidos e olhando para um celular que está em sua mão

Como lidar com autismo na adolescência?

Emoções no autismo: Menino sorri para espelho e observa o próprio reflexo.

Emoções no autismo: como a fonoaudiologia ajuda crianças a reconhecer expressões faciais?

Um menino sentado em frente a uma mesa branca aparece segurando os joelhos e cobrindo o rosto como se estivesse chorando. Isso é considerado um tipo de comportamento disruptivo.

Como o bloqueio de respostas e o redirecionamento podem ajudar no comportamento disruptivo

Educação Inclusiva: professor está abaixado ao lado da mesa da aluna, apontando para o caderno dela, de forma que explique o exercício de sala de aula de forma individual.

Educação inclusiva: o autismo e os desafios no ensino regular

3 mulheres aparecem sentadas em uma mesa de madeira, uma delas mostra um computador para um homem que está de pé com uma camisa rosa. Eles fazem parte da rede de cuidado de saúde atípica.

Genial Care: conheça nossa rede de cuidado da saúde atípica para autismo

desenvolvimento cognitivo: imagem mostra homem e mulher segurando bebê ao colo. todos sorriem

Desenvolvimento cognitivo: quais são os marcos para bebês?

Receba conteúdos geniais!

Junte-se a quem aprende todos os dias sobre autismo. Receba conteúdos
voltados para TEA e conceitos clínicos didáticos.

Blog da Genial
man-and-child.webp