Genial Care

Pesquisar
banner-curso-zero-1
banner-curso-zero-2
banner-curso-zero-centro
banner-curso-zero-3
banner-curso-zero-4
banner-curso-zero-2
banner-curso-zero-3
banner-curso-zero-4
Pai e mãe calculando reembolso de plano de saúde da filha

Autismo tem direito a reembolso de plano de saúde?

Com o passar dos anos, podemos ver um aumento dos diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista. Inclusive, na última pesquisa sobre prevalência de autismo feita pelo CDC, o relatório mostra que 1 em cada 36 pessoas estão no espectro autista.

Isso não significa que existe uma “epidemia” de autismo, mas sim, que cada vez mais pessoas estão entendendo seus sinais de TEA por meio da representatividade e inclusão, fazendo que busquem conhecer melhor suas características, até um possível diagnóstico.

Mas mesmo com o aumento de diagnósticos, ainda existe muita dificuldade em encontrar informações verdadeiras e acessíveis sobre os transtornos. E isso, se reflete no mercado de planos de saúde.

Muitas pessoas não sabem dos direitos que as pessoas autistas têm na saúde, como é o caso do reembolso de plano de saúde para o tratamento integral de autismo. Por isso, este conteúdo irá te ajudar a entender se pessoas autistas têm direito a reembolso de planos de saúde e como isso funciona. Acompanhe!

Existe reembolso de plano de saúde para tratamento de autismo?

Primeiro, é preciso entender que, de acordo com a legislação vigente, as operadoras de saúde precisam oferecer cobertura para as intervenções de autismo. Isso inclui desde o diagnóstico, até as terapias comportamentais, de fala, motoras e outras estratégias médicas necessárias no desenvolvimento infantil e de acordo com o pedido médico.

Assim, o plano de saúde deve oferecer uma rede própria ou credenciada, tanto de profissionais quanto de instituições especializadas, para a família conseguir esse acompanhamento da criança.

Quando não existem profissionais próprios nem credenciados na rede da operadora, as famílias têm direito a solicitar o reembolso do plano de saúde das despesas médicas e terapêuticas nas clínicas escolhidas por elas.

Assim, tanto o reembolso de plano de saúde, quanto o acesso às intervenções de qualidade, são um direito assegurado para as famílias atípicas pela Lei Berenice Piana. Esse reembolso está previsto pela Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Mas é muito importante ressaltar que, embora essa cobertura para as intervenções de autismo sejam obrigatórias, a família precisa verificar todas as condições específicas de cada plano de saúde, desde abrangência geográfica, período de carência e possíveis limitações de cobertura.

Por isso, para conseguir o reembolso de plano de saúde, é importante entrar em contato com a operadora conferindo as condições.

O plano pode cobrar coparticipação de autista?

Outra dúvida frequente no processo de reembolso de plano de saúde para autismo, é a cobrança de coparticipação da operadora em atendimentos médicos ou terapêuticos. Quando falamos de pessoas autistas, precisamos lembrar que, infelizmente, não existe uma equidade de acesso aos cuidados de saúde adequados.

Hoje não existe nenhuma legislação vigente para a cobrança de coparticipação, mas algumas regras definidas pela ANS, que determinam que:

  • Não é permitido cobrar 100% do valor do procedimento ou consulta;
  • Não é permitido variar os valores cobrados com base no laudo da pessoa;
  • A operadora do plano de saúde deve detalhar no contrato os percentuais de coparticipação e suas diferentes modalidades (consultas, exames e procedimentos), estabelecendo um limite máximo para cada um.
  • A operadora tem a liberdade de definir a taxa de coparticipação para cada procedimento.

Em relação a este último ponto, as decisões do Superior Tribunal de Justiça têm aplicado a limitação da coparticipação em 50% do valor acordado entre a operadora e o respectivo prestador de serviço.

Quando pensamos em coparticipação no TEA, também é importante lembrarmos do Rol de procedimentos da ANS, uma lista de procedimentos, exames, intervenções e tratamentos com cobertura básica pelos planos de saúde.

Os contratos de planos de saúde geralmente incluem disposições sobre coparticipações para exames e consultas, com limites de valor por procedimento ou consulta realizada.

Normalmente, internações não estão sujeitas a coparticipações, exceto aquelas relacionadas à saúde mental, que devem ser especificadas no contrato. No entanto, a resolução normativa da ANS 469/2021 prevê número de sessões ilimitadas para tratamento de TEA.

Mesmo que as sessões de intervenção sejam limitadas, a coparticipação ainda existe para outras estratégias médicas. Por isso, é fundamental que o beneficiário entenda com o plano de saúde como funciona essas regras.

Além disso, segundo a ANS, pessoas diagnosticadas com TEA têm um limite diferenciado para sessões de terapia e intervenções. No entanto, a lei não é definida pelo máximo de horas de intervenção, mas sim pelo limite mínimo.

O que acontece é que tivemos algumas mudanças e novas sanções sobre o Rol da ANS ser ou não taxativo, o que pode acabar mudando e interferindo na cobrança de coparticipação do reembolso de planos de saúde.

Por isso, sempre verifique se todas as terapias e serviços essenciais estão contemplados no rol e se não existe nenhum tipo de negação quanto a ultrapassar as sessões pré-determinadas pela ANS.

O que você precisa saber sobre reembolso de plano de saúde para autismo

Para as famílias atípicas terem acesso a profissionais qualificados das especialidades ligadas ao desenvolvimento de pessoas com TEA, fora da rede credenciada, é preciso entender como fazer o pedido de reembolso de plano de saúde.

Importante lembrar que, cada plano de saúde tem uma política diferente para as intervenções de autismo, por isso é preciso entender detalhes do pedido com a operadora.

De forma geral, esses são os passos que família deve seguir para pedir o reembolso de plano de saúde:

  • Peça um encaminhamento médico: Esse documento inicial é fundamental, tanto para o convênio quanto para demais especialistas. Com ele, é possível dar continuidade ao tratamento de forma legal e adequada.
  • Guarde recibos e demais documentações relacionadas: Como qualquer outro procedimento médico, é importante que o beneficiário da operadora guarde as notas fiscais dos serviços prestados, além de documentos que estão relacionados com as sessões de intervenção.
  • Preencha o formulário de reembolso de plano de saúde: Após as sessões e demais procedimentos, lembre-se de reunir todas as informações relacionadas, para que tudo seja preenchido corretamente no formulário da operadora.

Conclusão

Como vimos, a lei regulamenta o direito de pessoas autistas ao acesso de intervenções de qualidade para seu desenvolvimento. Na legislação 9.656/98 fica garantido a obrigatoriedade de cobertura para todas as doenças e transtornos listadas na CID (Classificação Internacional de Doenças).

Mas, é importante lembrar que, mesmo com a cobertura obrigatória para TEA, as famílias precisam entender todas as condições de reembolso de plano de saúde com a operadora, desde suas possíveis limitações e carências.

Aqui na Genial Care, uma rede de cuidado de saúde atípica, oferecemos intervenções para autismo focadas no rigor clínico e científico. Para isso, temos a parceria de diversos planos de saúde como Care Plus, Porto Seguro, Alice, Amil One e Vivest.

Se você deseja saber mais sobre nossos serviços, clique no banner abaixo e fale agora mesmo com nosso time. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas:

Rede de cuidado de saúde atípica

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Omint: novo plano de saúde parceiro da Genial Care O que é rigidez cognitiva? Apraxia da fala: como ela impacta pessoas autistas? Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Dia do Psicólogo: entenda a importância do profissional no autismo Psicomotricidade: saiba o que é e qual sua relação com Autismo 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Existe reembolso para autismo pelo plano de saúde? Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Câmara aprova projeto que visa contratação de pessoas autistas O que é Integração sensorial de Ayres? Olimpíadas 2024: conheça a história e atletas com TEA Dia Mundial de Conscientização da Síndrome do X Frágil Dia Nacional do Futebol: inclusão e emoções das pessoas com TEA Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Aprovado Projeto de Lei que obriga SUS aplicar a escala M-CHAT em crianças de 2 anos Dia mundial do Rock: conheça 5 bandas com integrantes autistas Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? Senado: debate público sobre inclusão educacional de pessoas com TEA Emoções no autismo: saiba como as habilidades emocionais funcionam Dia do cinema nacional: conheça a Sessão Azul Por que precisamos do Dia do Orgulho Autista? Conheça o estudo retratos do autismo no Brasil 2023 | Genial Care Dia Mundial do Meio Ambiente: natureza e a interação de crianças TEA Pessoas com TEA tem direito ao Benefício de prestação continuada (BPC)? Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Marcos Mion visita abrigo que acolhe pessoas autistas no RS Existem alimentos que podem prejudicar a saúde de pessoas autistas? Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos