Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos
Capa da segunda temporada de Amor no espectro

Conheça Amor no Espectro, a série sobre autismo vencedora do Emmy Internacional

“O que é o amor pra você?”. Essa é a pergunta que rodeia as temporadas da série sobre autismo Amor no Espectro – Love on the Spectrum, título original — que ganhou o Emmy Internacional na categoria de “melhor série sem roteiro”.

Com apenas uma curta pergunta de introdução, logo somos apresentados a depoimentos de pessoas autistas que buscam viver um grande amor.

Apesar da pergunta parecer simples, nem todos conseguem responder de imediato o que o amor representa, e é a busca por essa resposta que atraiu a atenção dos espectadores nas duas temporadas de ‘Amor no Espectro’.

Nesse texto você conhecerá mais sobre a série sobre autismo que ganhou ao Emmy, e ficar por dentro de algumas curiosidades sobre ela!

Amor entre pessoas autistas

A série sobre autismo chamou atenção principalmente por retratar “a verdade”. Durante os episódios conhecemos diferentes tipos de pessoas autistas que querem conhecer um amor para a vida toda. Muitas falam em casamento, mas outras desejam apenas uma primeira experiência amorosa.

A produção do programa organiza o encontro entre os interessados, que em seguida se reúnem para um passeio ou um jantar romântico. Nesse primeiro momento ambos falam de seus interesses e desejos, e depois decidem se querem ter um segundo encontro ou não.

Mesclando as cenas do encontro, vamos conhecendo alguns detalhes sobre a vida pessoal dos protagonistas do episódio, somos apresentados a familiares, amigos, gostos pessoais e parte de suas singularidades.

As duas temporadas de Amor no Espectro Austrália estão disponíveis na Netflix.

Versão americana

A 1ª temporada de Amor no Espectro fez sucesso na Austrália e no mundo em 2019, então a Netflix comprou os direitos para produzir uma versão americana.

A estreia de Amor no Espectro USA aconteceu em 2022, com 6 episódios, e foi muito bem recebida pelo público e pela crítica.

O retrato disso são as indicações ao Emmy. A versão americana foi indicada a 3 categorias do Emmy e venceu as 3, em evento realizado no dia 14 de setembro.

Confira os prêmios da versão americana:

  • Outstanding Picture Editing For An Unstructured Reality Program – 2022 – prêmio por melhor edição de um programa de roteiro (venceu com o episódio 1);
  • Outstanding Unstructured Reality Program – 2022 – prêmio de melhor programa sem roteiro;
  • Outstanding Casting For A Reality Program – 2022 – prêmio de melhor elenco para programa sem roteiro/reality show.

Assista Love on The Spectrum Us na Netflix.

Amor no Espectro ganhou o Emmy Internacional

O Emmy Awards, ou simplesmente Emmy, é considerado o maior e mais prestigioso prêmio atribuído a programas e profissionais de televisão. É apresentado em vários eventos anuais realizados ao longo do ano, cada um homenageando um dos vários setores da indústria televisiva dos Estados Unidos.

Em 2021 foi criada a categoria: International Emmy Awards, que visa promover diversidades entre os concorrentes desse prêmio, além de valorizar produções que não sejam estadunidenses.

Amor no Espectro entrou na disputa por ser uma série australiana (da emissora ABC), sendo indicada na categoria “melhor série sem roteiro”, que levou o prêmio na noite de 21 de novembro, após concorrer ao lado de outras séries de países como Argentina, Alemanha e Emirados Árabes.

Diferença entre as versões

As diferenças entre a versão australiana e a estadunidense de Amor no Espectro são pontuais, pois seguem com o mesmo objetivo: encontrar o par perfeito para pessoas que estão no espectro autista, e buscam vivenciar uma linda história de amor.

  • Os encontros são diferentes – na Austrália é muito comum ver os casais passeando em parques, dividindo lanche em piquenique e saindo para jantar ao ar livre. Enquanto nos Estados Unidos eles preferem um jantar romântico;
  • Quem mora com a pessoa autista – durante a versão australiana conhecemos os pais e irmãos dos participantes, enquanto a versão estadunidense mostra alguns participantes que moram sozinhos ou dividem a casa com outros parentes, como tios e primos, por exemplo;
  • A idade dos participantes – na versão americana varia muito, há participantes na faixa dos 20 e 30 anos a Steve, que tem 63 anos que recebeu o diagnóstico tardio. Na versão australiana, a maioria do elenco é muito mais jovem, muitos na faixa dos 20 ou 30 anos.

Os casais ficam juntos em Amor no Espectro?

Esse título do texto contém spoilers da série sobre autismo, por isso, caso ainda não tenha assistido, pule essa parte.

Jimmy e Sharnae

Jimmy e Sharnae se apaixonaram na série e hoje estão casados! Jimmy fez um pedido de casamento em meio a um ônibus cheio, onde recebeu um “sim” e muitos aplausos emocionados de outros passageiros. O casamento dos dois aparece na segunda temporada.

Thomas e Ruth

Thomas e Ruth também conseguiram sair de sua casa alugada e comprar uma casa perto da ferrovia, exatamente como sonhavam fazer durante as filmagens da série. Eles foram a inspiração para os outros casais que esperam encontrar seus amores especiais através do programa.

Ronan e Katie

Além disso, mais um casal permanece junto, e eles fazem uma pequena aparição na segunda temporada de Amor no Espectro: Ronan e Katie. Eles tiveram três encontros na primeira temporada, e se sentiram muito à vontade quando descobriram que compartilhavam gostos pessoais, principalmente a admiração por piano.

Ronan pediu Katie em namoro no encontro 3, e desde a primeira vez que a encontrou, em um piquenique, não se sentiu nervoso e foi ficando cada vez mais confortável com ela.

Outros participantes continuam em busca do amor, o que é o caso de Michael, que retorna para a segunda temporada muito confiante. Se ele consegue o que deseja?

Nova temporada de Amor no Espectro

Já está disponível na plataforma da Netflix a nova temporada da versão norte-americana da série Amor no Espectro. Desde 19/01/2024, os usuários já podem assistir a novos participantes em busca do amor.

Além disso, também temos o retorno de algumas pessoas da primeira temporada, com um total de 7 episódios. As duas temporadas de Amor no Espectro USA estão disponíveis na Netflix

Já para a versão australiana, embora uma terceira temporada de Amor no Espectro não tenha sido oficialmente confirmada, dado o sucesso das duas primeiras, é provável que uma terceira temporada seja lançada.

Conclusão

Séries como Amor no Espectro são uma ótima maneira de ampliarmos os espaços de discussão e representatividade na sociedade, permitindo que cada vez mais pessoas consigam ser incluídas.

Especialmente em Amor no Espectro vemos um mito sobre autismo ser quebrado, no qual pessoas atípicas são incapazes de sentir amor ou não demonstram emoções. Com isso, é possível diminuir estereótipos negativos e aumentar o acesso a informações verdadeiras.

Quer conhecer mais séries sobre o autismo? Temos um espaço dedicado para indicações geniais! Confira nossa categoria de Entretenimento, onde indicamos filmes, séries e até podcast sobre autismo:

ENTRETENIMENTO

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Câmara aprova projeto que visa contratação de pessoas autistas Marcos Mion visita abrigo que acolhe pessoas autistas no RS Existem alimentos que podem prejudicar a saúde de pessoas autistas? Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul