Índice de Conteúdos
“O que é o amor pra você?”. Essa é a pergunta que rodeia as temporadas da série sobre autismo Amor no Espectro – Love on the Spectrum, título original — que ganhou o Emmy Internacional na categoria de “melhor série sem roteiro”.
Com apenas uma curta pergunta de introdução, logo somos apresentados a depoimentos de pessoas autistas que buscam viver um grande amor.
Apesar da pergunta parecer simples, nem todos conseguem responder de imediato o que o amor representa, e é a busca por essa resposta que atraiu a atenção dos espectadores nas duas temporadas de ‘Amor no Espectro’.
Nesse texto você conhecerá mais sobre a série sobre autismo que ganhou ao Emmy, e ficar por dentro de algumas curiosidades sobre ela!
Amor entre pessoas autistas
A série sobre autismo chamou atenção principalmente por retratar “a verdade”. Durante os episódios conhecemos diferentes tipos de pessoas autistas que querem conhecer um amor para a vida toda. Muitas falam em casamento, mas outras desejam apenas uma primeira experiência amorosa.
A produção do programa organiza o encontro entre os interessados, que em seguida se reúnem para um passeio ou um jantar romântico. Nesse primeiro momento ambos falam de seus interesses e desejos, e depois decidem se querem ter um segundo encontro ou não.
Mesclando as cenas do encontro, vamos conhecendo alguns detalhes sobre a vida pessoal dos protagonistas do episódio, somos apresentados a familiares, amigos, gostos pessoais e parte de suas singularidades.
As duas temporadas de Amor no Espectro Austrália estão disponíveis na Netflix.
Versão americana
A 1ª temporada de Amor no Espectro fez sucesso na Austrália e no mundo em 2019, então a Netflix comprou os direitos para produzir uma versão americana.
A estreia de Amor no Espectro USA aconteceu em 2022, com 6 episódios, e foi muito bem recebida pelo público e pela crítica.
O retrato disso são as indicações ao Emmy. A versão americana foi indicada a 3 categorias do Emmy e venceu as 3, em evento realizado no dia 14 de setembro.
Confira os prêmios da versão americana:
- Outstanding Picture Editing For An Unstructured Reality Program – 2022 – prêmio por melhor edição de um programa de roteiro (venceu com o episódio 1);
- Outstanding Unstructured Reality Program – 2022 – prêmio de melhor programa sem roteiro;
- Outstanding Casting For A Reality Program – 2022 – prêmio de melhor elenco para programa sem roteiro/reality show.
Assista Love on The Spectrum Us na Netflix.
Amor no Espectro ganhou o Emmy Internacional
O Emmy Awards, ou simplesmente Emmy, é considerado o maior e mais prestigioso prêmio atribuído a programas e profissionais de televisão. É apresentado em vários eventos anuais realizados ao longo do ano, cada um homenageando um dos vários setores da indústria televisiva dos Estados Unidos.
Em 2021 foi criada a categoria: International Emmy Awards, que visa promover diversidades entre os concorrentes desse prêmio, além de valorizar produções que não sejam estadunidenses.
Amor no Espectro entrou na disputa por ser uma série australiana (da emissora ABC), sendo indicada na categoria “melhor série sem roteiro”, que levou o prêmio na noite de 21 de novembro, após concorrer ao lado de outras séries de países como Argentina, Alemanha e Emirados Árabes.
Diferença entre as versões
As diferenças entre a versão australiana e a estadunidense de Amor no Espectro são pontuais, pois seguem com o mesmo objetivo: encontrar o par perfeito para pessoas que estão no espectro autista, e buscam vivenciar uma linda história de amor.
- Os encontros são diferentes – na Austrália é muito comum ver os casais passeando em parques, dividindo lanche em piquenique e saindo para jantar ao ar livre. Enquanto nos Estados Unidos eles preferem um jantar romântico;
- Quem mora com a pessoa autista – durante a versão australiana conhecemos os pais e irmãos dos participantes, enquanto a versão estadunidense mostra alguns participantes que moram sozinhos ou dividem a casa com outros parentes, como tios e primos, por exemplo;
- A idade dos participantes – na versão americana varia muito, há participantes na faixa dos 20 e 30 anos a Steve, que tem 63 anos que recebeu o diagnóstico tardio. Na versão australiana, a maioria do elenco é muito mais jovem, muitos na faixa dos 20 ou 30 anos.
Os casais ficam juntos em Amor no Espectro?
Esse título do texto contém spoilers da série sobre autismo, por isso, caso ainda não tenha assistido, pule essa parte.
Jimmy e Sharnae
Jimmy e Sharnae se apaixonaram na série e hoje estão casados! Jimmy fez um pedido de casamento em meio a um ônibus cheio, onde recebeu um “sim” e muitos aplausos emocionados de outros passageiros. O casamento dos dois aparece na segunda temporada.
Thomas e Ruth
Thomas e Ruth também conseguiram sair de sua casa alugada e comprar uma casa perto da ferrovia, exatamente como sonhavam fazer durante as filmagens da série. Eles foram a inspiração para os outros casais que esperam encontrar seus amores especiais através do programa.
Ronan e Katie
Além disso, mais um casal permanece junto, e eles fazem uma pequena aparição na segunda temporada de Amor no Espectro: Ronan e Katie. Eles tiveram três encontros na primeira temporada, e se sentiram muito à vontade quando descobriram que compartilhavam gostos pessoais, principalmente a admiração por piano.
Ronan pediu Katie em namoro no encontro 3, e desde a primeira vez que a encontrou, em um piquenique, não se sentiu nervoso e foi ficando cada vez mais confortável com ela.
Outros participantes continuam em busca do amor, o que é o caso de Michael, que retorna para a segunda temporada muito confiante. Se ele consegue o que deseja?
Nova temporada de Amor no Espectro
Já está disponível na plataforma da Netflix a nova temporada da versão norte-americana da série Amor no Espectro. Desde 19/01/2024, os usuários já podem assistir a novos participantes em busca do amor.
Além disso, também temos o retorno de algumas pessoas da primeira temporada, com um total de 7 episódios. As duas temporadas de Amor no Espectro USA estão disponíveis na Netflix
Já para a versão australiana, embora uma terceira temporada de Amor no Espectro não tenha sido oficialmente confirmada, dado o sucesso das duas primeiras, é provável que uma terceira temporada seja lançada.
Conclusão
Séries como Amor no Espectro são uma ótima maneira de ampliarmos os espaços de discussão e representatividade na sociedade, permitindo que cada vez mais pessoas consigam ser incluídas.
Especialmente em Amor no Espectro vemos um mito sobre autismo ser quebrado, no qual pessoas atípicas são incapazes de sentir amor ou não demonstram emoções. Com isso, é possível diminuir estereótipos negativos e aumentar o acesso a informações verdadeiras.
Quer conhecer mais séries sobre o autismo? Temos um espaço dedicado para indicações geniais! Confira nossa categoria de Entretenimento, onde indicamos filmes, séries e até podcast sobre autismo: