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O Sistema de Comunicação por Troca de Figuras ou PECS, como é mais conhecido, é um dos métodos de comunicação mais usado com pessoas com TEA. Isso porque, quando pensamos em comunicação não estamos falando necessariamente de fala, mas de todas as maneiras que alguém usa para se fazer entender.
No Transtorno do Espectro Autista existe um comprometimento, em maior ou menor grau, na linguagem expressiva, receptiva e na comunicação social. Assim, recursos não verbais como gestos, expressões corporais e faciais podem transmitir várias informações além das palavras.
Nesse sentido, o PECS é uma das opções mais usadas para ajudar crianças no espectro a manifestarem suas vontades e sentimentos e expressarem seus desejos e emoções por meio da troca de figuras.
Neste texto, você vai entender melhor a importância do PECS para autismo e como ele ajuda na socialização de crianças com TEA. Acompanhe na leitura!
O que é PECS?
O PECS — Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (Picture Exchange Communication System) — é um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para auxiliar as pessoas que não são verbais ou que apresentam dificuldades em se expressar a se comunicarem melhor.
Ele baseia-se no uso de figuras ou símbolos para facilitar a expressão de desejos, necessidades e interações sociais quando uma pessoa não consegue usar a comunicação verbal para isso, ou seja, fazendo a troca de imagens para criar o vocabulário.
Desenvolvido nos EUA por Lori Frost e Andy Bondy em 1985, usado pela primeira vez com alunos de pré-escola diagnosticadas com autismo, o protocolo de ensino do PECS é baseado no livro de B.F Skinner “Comportamento Verbal, e análise de comportamento aplicada no amplo espectro”.
Com ele é possível construir estratégias específicas de estímulo e reforço para uma comunicação mais independente.
Como trabalhar com o método PECS?
Como falamos, o PECS é um sistema de comunicação baseado na troca de figuras, que são selecionadas de acordo com os interesses do indivíduo e organizadas numa pasta e equivalem à voz de uma pessoa, sendo completamente individual.
Como cada pessoa tem a sua própria voz, essa pasta não pode ser compartilhada, ou seja, cada um tem a sua, no entanto, deve-se estar com ela em todos os lugares que for para poder se comunicar.
O treinamento desse sistema é realizado em 6 fases ou etapas, que vão desde o aprendizado da troca (ato comunicativo básico) de uma figura por um item de interesse com um “parceiro de comunicação”, até a formação de frases para fazer comentários.
Dessa forma, o sistema continua ensinando a discriminação de figuras e como juntá-las em frases. Quando a pessoa chega em fases mais avançadas, aprende a usar iniciadores, responder perguntas e comentar.
Vamos conhecer em detalhes cada uma dessas 6 fases do PECS:
Quais são as 6 etapas do PECS?
- Como comunicar: aprendizado de troca da figura por um item ou atividade que desejam;
- Distância e Persistência: ainda usando a mesma figura, o indivíduo aprende a fazer o pedido mesmo que a figura ou parceiro de comunicação estejam mais distantes, além de persistir na tentativa comunicativa quando surgem obstáculos. Também são ensinados a generalizar essa nova habilidade usando-a em diferentes situações;
- Discriminação de Figuras: aqui eles aprendem que cada figura corresponde a um item específico e fazem escolhas entre duas ou mais figuras para pedir as coisas favoritas, adicionando essas escolhas na pasta de comunicação;
- Estrutura de sentença: os indivíduos aprendem a criar sentenças mais simples em uma “Tira de sentença” destacável usando a figura “Eu quero” seguida pela figura do item desejado;
- Solicitação Responsiva: Eles aprendem a usar o PECS para responder perguntas mais complexas como “O que você quer agora?”;
- Comentário: são ensinados como comentar as respostas e aprendem também a compor frases começando com “Eu quero” “Eu sinto” Eu “ouço”, etc.
Além dessas etapas, entre a fase 4 e a 5, também existe o processo de Atributos e Expansão da Linguagem, que ensina as pessoas a expandirem suas frases colocando verbos, adjetivos e preposições, aumentando a tira de sentença do PECS.
Como o PECS ajuda na socialização de crianças com TEA?
O principal objetivo de trabalhar o PECS para autismo é no ensino de uma comunicação funcional. Com esse sistema, é possível ampliar o repertório de uma pessoa e também estimular cada vez mais a comunicação.
Isso ajuda a diminuir barreiras, permitindo que ela possa ser mais compreendida, e assim, melhorando as interações sociais que irá desenvolver ao longo dos anos.
Quando a pessoa no espectro tem a oportunidade de conseguir se expressar melhor em relação ao mundo ao seu redor, ela passa a interagir muito mais com as pessoas que convive.
O PECS é uma ótima forma de aumentar as interações sociais espontâneas entre crianças com TEA, favorecendo a inclusão delas na sociedade.
Elas precisam encontrar um caminho saudável para se comunicar, diminuindo suas frustrações e potencializando seu crescimento como pessoa.
Dessa forma, quando ensinamos a comunicação, estamos diminuindo comportamentos desafiadores, melhorando a atenção, independência, autoestima e qualidade de vida.
Por isso, para que o sistema tenha sucesso e, de fato, ajuda na socialização de pessoas com TEA, é preciso que exista um poderoso conjunto de reforçadores.
Assim, a equipe multidisciplinar consegue identificar quais são os itens e atividades que a pessoa no espectro mais gosta, e pode criar oportunidades de comunicação para cada momento do dia.
Quais os benefícios do PECS para crianças com autismo?
- Facilita a comunicação: o PECS oferece uma forma estruturada e visualmente acessível de comunicação, permitindo que as crianças com autismo expressem seus pensamentos, desejos e sentimentos de forma independente.
- Promove a socialização: ao capacitar as crianças com autismo a se comunicarem de maneira eficaz, o PECS cria oportunidades para interações sociais mais significativas e gratificantes com seus colegas, familiares e cuidadores.
- Reduz comportamentos desafiadores: a comunicação eficaz pode ajudar a reduzir a frustração e a ansiedade associadas à incapacidade de se expressar, potencialmente diminuindo comportamentos desafiadores observados em crianças com autismo.
- Estimula o desenvolvimento da linguagem: o uso contínuo do PECS pode facilitar a transição para formas mais avançadas de comunicação, como a linguagem verbal, promovendo o desenvolvimento da linguagem e da alfabetização.
O uso do PECS no autismo atrapalha o desenvolvimento da fala?
Mesmo com os resultados positivos do uso do PECS, existem pessoas que acreditam que esse sistema faz com que a criança fique acostumada a se comunicar somente assim e não desenvolva a fala corretamente.
Isso não acontece! Os métodos alternativos existem para estimular o aparecimento e desenvolvimento do comportamento verbal. Eles inclusive contribuem para o aumento do vocabulário de uma pessoa.
Como o PECS cria essas possibilidades de uma pessoa se expressar com muito mais facilidade e entendimento, ele também permite que a fala surja de uma forma mais natural. Isso porque, o sistema ensina sobre a função da comunicação, que é um pilar importante para o desenvolvimento da fala.
Além disso, é muito importante que pessoas cuidadoras estimulem que a criança com TEA esteja em novos lugares, conheça nossas possibilidades e aprimore seu repertório, na prática.
Assim, é possível estimular a interação social e desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio da motivação, criando cada vez mais oportunidades para o diálogo e a comunicação funcional.
Mesmo com os resultados positivos do uso do PECS, existem pessoas que acreditam que esse sistema faz com que a criança fique acostumada a se comunicar somente assim e não desenvolva a fala corretamente.
Conclusão
Ficou claro que o PECS representa uma ferramenta poderosa para promover a socialização e a comunicação em crianças com autismo, garantindo que elas possam expressar suas vontades e desejos.
Ao proporcionar uma maneira estruturada e visualmente acessível de expressar necessidades e desejos, o PECS ajuda a superar as barreiras de comunicação enfrentadas por essas crianças, abrindo caminho para interações sociais mais gratificantes e significativas.
Com estratégias cuidadosamente planejadas e o apoio adequado, os pais e profissionais da saúde podem maximizar os benefícios do PECS, permitindo que as crianças com autismo desenvolvam suas habilidades de comunicação essenciais para o seu bem-estar.
Aqui na Genial Care, trabalhamos com a orientação parental, que garante que as famílias tenham as informações necessárias para que seus filhos possam criar caminhos extraordinários.
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