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Utilizar a ABA na escola é importante para ajudar no desenvolvimento de alunos com autismo. Isso porque a ciência baseada na Análise do Comportamento Aplicada pode ser usada em diversos contextos da vida cotidiana – para pessoas atípicas e neurotípicas –, inclusive para intervenções em pessoas que foram diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Quando aplicadas para o autismo, as estratégias da ABA ajudam no aprendizado de novos comportamentos e habilidades deautorregulação que podem auxiliar na interação e comunicação social. Neste artigo, falamos mais sobre a ABA na escola, sua aplicação e benefícios.
O que é ABA?
Para começar, é preciso entender que a Análise do Comportamento Aplicada (ABA, da sigla em inglês para Applied Behavior Analysis) é uma ciência cujas estratégias são baseadas na Análise do Comportamento (AC).
Por meio desta ciência, propõe-se uma análise dos comportamentos do indivíduo, justamente para que seja possível entender:
- Como e porquê os comportamentos ocorrem;
- Quais as influências ambientais a eles relacionadas.
A partir daí, é possível traçar estratégias que permitam ensinar novas habilidades para este indivíduo. O que vale pontuar é que durante todo processo para usar a ABA em qualquer ambiente, é preciso levar em consideração a singularidade de cada indivíduo para garantir que as intervenções sejam efetivas.
Isso porque a ABA só funciona quando é feito um estudo daquela pessoa e de seus comportamentos para, então, planejar as intervenções e estratégias que serão utilizadas para atingir um ou mais objetivos.
Benefícios de introduzir a ABA na escola
Comumente, ouvimos falar que pessoas diagnosticadas com TEA têm uma recomendação que varia de 20 a 40 horas semanais de intervenção, entre elas, aquelas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada.
Mas o que muitas famílias não entendem é que essa recomendação serve tanto para intervenções diretas, quanto estimulações indiretas. Isso é, o que conta é a interação da criança e a exposição dela a estímulos que ajudam em seu desenvolvimento em diversos ambientes: em casa, durante as sessões, na escola etc.
Por isso, aplicar a ABA na escola é uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento da criança em um ambiente natural, do qual ela participa todos os dias e que têm grande impacto em seu processo de aprendizagem.
Dentro de estratégias já conhecidas e validadas que fazem parte da Análise do Comportamento Aplicada, algumas que podem ser aplicadas no ambiente escolar são:
- Instrução e intervenção mediada por pares;
- Treinamento de habilidades sociais;
- Suportes visuais;
- Entre outros.
Além disso, a ABA na escola pode ajudar no processo de aprendizado da generalização, que muitas vezes é tão difícil para pessoas com autismo. Pois se ela consegue aprender um determinado comportamento ou habilidade e aplicá-lo em diferentes contextos, ela de fato se desenvolveu.
O AT como aplicador da ABA na escola
A figura de Acompanhante Terapêutico (AT) é importantíssima dentro do ambiente escolar, principalmente para aplicação da ABA na escola com estudantes autistas. Isso porque é esse profissional quem será responsável por acompanhar e auxiliar a pessoa em seu processo de aprendizagem.
Mais do que apoiar e garantir resultados no aprendizado da grade curricular, o profissional de AT também auxilia na conquista pela independência do indivíduo na escola e na vida. Assim, ele vai promover algumas atividades e estratégias da ABA justamente para que a criança consiga se desenvolver.
Sendo que algumas das suas principais missões estão em promover:
- Brincadeiras sociais;
- Aprendizagem;
- Socialização;
- Cuidados pessoais.
É o AT também quem auxilia no processo de desenvolvimento da comunicação. Isso porque garantir que o aluno consiga se comunicar de maneira efetiva e ser compreendido por todos pode ser fortalecido pelo trabalho desse profissional, em conjunto com a equipe que atende a criança.
As famílias têm direito a ATs na escola?
Ao longo do tempo, algumas legislações surgiram para garantir os direitos das pessoas no TEA e suas famílias. Falando do ambiente educacional, é assegurado por lei às pessoas autistas a presença de um profissional de acompanhamento junto ao aluno na sala de aula, se isso for julgado necessário.
A principal função desse profissional é apoiar o aluno para que ele consiga acompanhar a aula ministrada pelo professor e também nas atividades da vida diária na escola (hora do lanche, usar o banheiro e comportamento na sala de aula) e na interação com outros alunos e funcionários.
Além disso, também é necessária a elaboração de Plano Educacional Individualizado (PEI), que vai orientar a adaptação de materiais e avaliações, de modo que elas se adequem da melhor forma possível ao aprendizado do aluno. Essas necessidades precisam ser laudadas pela equipe que acompanha a criança.
Também pensando na importância da generalização, a Genial Care oferece a intervenção com a criança em outro ambiente importante para seu desenvolvimento: a casa onde ela vive. Para conhecer mais sobre nossos serviços, veja nosso site.