Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos
Criança no processo de desfralde. Ela está sentada em um penico.

Terapia ocupacional e o desfralde: como é feita a adaptação?

Ensinar uma criança a deixar de usar as fraldas e começar a usar o penico pode ser um processo longo e trabalhoso. E o desfralde de crianças autistas pode se tornar um verdadeiro desafio, gerando muitas vezes frustração e estresse para toda a família. Por isso, a Terapia Ocupacional é uma aliada na fase do desfralde.

O desfralde é uma fase importante na vida das crianças e dos pais. Está relacionado ao ganho de autonomia e pode acontecer mais cedo para alguns e mais tarde para outros. 

Neste artigo, vamos falar como a terapia ocupacional pode auxiliar no desfralde de crianças autistas, fortalecendo o trabalho das famílias que buscam o desenvolvimento e autonomia para os pequenos.

O que é o desfralde?

O desfralde diz respeito ao período em que o bebê vai parar de usar as fraldas por ser capaz de controlar seus esfíncteres, como são chamados os músculos responsáveis por segurar e liberar a saída da urina e do cocô.

É uma etapa importante do desenvolvimento da criança, assim como o desmame, aprender a andar ou falar. No processo de construção psíquica, o abandono das fraldas está ligado à conquista de independência e autonomia em relação ao corpo.

Seja qual for o tipo de fralda que a criança use no dia a dia (de pano ou descartável), é necessário um período de adaptação da fralda para o penico e depois para o vaso sanitário, já que a maioria das crianças não se adapta logo de cara ao vaso sanitário. 

Também pode ser preciso adaptar o assento, incluindo um assento menor que acomode melhor os pequenos nesta fase.

Existe diferença entre o desfralde das meninas e dos meninos?

Parece não haver uma diferença significativa, de acordo com os especialistas, mas depende mais da motivação que recebem. O período de desfralde varia e não está essencialmente ligado ao fato da criança ser menino ou menina, mas sim à atitude da família e, principalmente, à individualidade da criança.

Desfralde e Autismo

Crianças a partir de dois anos de idade começam a reconhecer melhor o seu próprio corpo e ter algumas noções a respeito de independência. É justamente por esse motivo que após esse período a maioria delas estará pronta para deixar definitivamente as fraldas.

Contudo, em situações atípicas de desenvolvimento neuropsicomotor, o sistema nervoso central pode precisar de mais tempo para ser capaz de controlar o processo de urinar (micção) e evacuar

Por isso, muitas crianças com autismo têm dificuldade em pedir para ir ao banheiro no momento em que os pais decidem tirar a fralda. Ainda que o desfralde seja um desafio e um momento delicado para qualquer criança, essa dificuldade de comunicação (característica em alguns casos) requer cuidados especiais.

Terapia ocupacional e o autismo

A área da terapia ocupacional está relacionada ao campo da saúde, bem-estar e educação. O profissional atua com o tratamento, reabilitação e prevenção de portadores de alterações cognitivas, psicomotoras, etc. 

No autismo, o terapeuta ocupacional elabora planos específicos de adaptação e busca desenvolver no paciente a autoconfiança necessária para reduzir os impactos característicos do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é ampliar as possibilidades de desenvolver os recursos necessários para tornar o cotidiano da criança autista mais tranquilo e saudável. 

O terapeuta ocupacional está apto para trabalhar atividades referentes a texturas, cheiros, gostos e integrar esses sentidos. Isso ajuda o autista a compreender que esses sinais precisam ser encarados como algo natural e normal.

Terapia ocupacional e o desfralde

A  terapia ocupacional é uma especialidade muito importante quando pensamos no desfralde de crianças autistas. O período de desfralde costuma envolver dúvidas e ansiedade. Por isso, o profissional avalia cada caso da criança, para entender se ela está pronta ou não para deixar de usar a fralda. 

São feitas tentativas de desfralde, que podem ser retomadas futuramente caso a criança não responda de forma esperada. O terapeuta ocupacional precisa estabelecer metas e estratégias, respeitando o caso de cada criança. 

Cabe destacar que cada criança apresenta particularidades que devem ser consideradas de forma individual. 

Sinais de que a criança já pode iniciar o desfralde

Mesmo que não haja idade exata para que aconteça o desfralde, a criança já apresenta alguns sinais de que já está pronta, os mais comuns são:

  • Começa a indicar que a fralda está suja e se incomodar com o fato;
  • Demonstra nojo ou inquietação nos momentos em que faz xixi ou cocô;
  • Apresenta constantes comportamentos na hora das necessidades fisiológicas, por exemplo: vai para um canto específico da casa, para e depois agacha.

Essas manifestações são divididas em 3: físicas, cognitivas e comportamentais, que podem ajudar a família a entender a hora certa para o desfralde

  • Manifestações físicas:

    A criança já se sustenta em pé e anda com firmeza. Além disso, o cocô já possui um formato mais sólido, e a evacuação ocorre em horários previsíveis, onde a criança passando um intervalo de 3h a 4h seco – isso representa um treinamento do esfíncter e da bexiga para segurar a urina;

  • Manifestações cognitivas:

    A criança identifica que o banheiro está atrelado a objetivos relacionados à higiene pessoal: como tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, etc. Além de interagir e entender comandos de instruções, como pegar determinados objetos. 

  • Manifestações comportamentais:

    A criança é capaz de abaixar e levantar a roupa íntima e/ou a calça sozinha, e demonstrar estar curiosa e interessada em ver os pais ou cuidadores realizarem hábitos de higiene como fazer xixi, usar as roupas de baixo, lavar as mãos etc.

Mais uma vez é importante frisar que nenhuma criança se desenvolve como a outra, por isso os comportamentos podem nem aparecer nos primeiros anos. E a família pode nem perceber as ações.

Dessa forma, é tão importante estar em contato com profissionais que compreendam as singularidades de cada criança. 

A Terapia Ocupacional em prática: hábitos que estimulam o desfralde no autismo

Quando a família decide fazer o desfralde, é preciso ter comprometimento e coesão com as ações. É importante começar do básico: explicar para criança que ela precisa ir ao banheiro, tirar a roupa e, então, sentar no vaso. 

Para ajudar, os pais podem usar uma imagem de banheiro, um objeto com alguma figurinha que a criança entrega quando quiser ir ao banheiro. 

Mas atenção: para que ela possa entender essa dinâmica, os pais precisam acostumá-la a fazer isso; por exemplo: a pessoa cuidadora leva a criança ao banheiro após mostrar a figura, repetindo essa ação várias vezes.

O desfralde no autismo pode ser beneficiado com o uso dessas simples ações: 

  • Usar imagens que simbolizam a hora de ir ao banheiro;
  • Fazer o quadro de rotina incluindo a ação de ir ao;
  • Acostumá-la com o vaso ou o banheiro antes do desfralde, caso haja alguma resistência;
  • Reforçar comportamentos, como comemorar quando a criança usar o vaso corretamente.

Tenha sempre em mente que o seu filho autista é único. Portanto, as técnicas que funcionaram para o seu outro filho ou seu sobrinho podem, ou não, funcionar para ele. Por isso, toda criança deve ser tratada de forma individualizada, considerando sempre as habilidades que ela já domina e as que ainda precisa aprender.

Quer saber mais sobre como a Terapia Ocupacional ajuda no desenvolvimento das crianças com TEA? Aqui no blog temos uma categoria dedicada a conteúdos dessa especialidade, acesse agora:

Terapia Ocupacional

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso