Esse é o terceiro volume da sequência que preparamos para apresentar o RUBI, um manual de treinamento parental que, como falamos anteriormente, tem o objetivo de capacitar cuidadores de crianças com TEA no manejo de comportamentos disruptivos.
No último texto descrevemos as duas primeiras sessões do protocolo: Princípios comportamentais e Estratégias de prevenção. Nelas são apresentadas algumas ferramentas de observação e análise do comportamento, como o modelo A-B-C para analisar uma resposta, além de estratégias importantes para impedir que o comportamento desafiador ocorra.
Essa semana apresentamos as sessões 3 e 4, para que pais e, especialmente, profissionais possam conhecer mais deste material. Vamos?
RUBI Sessão 3: Rotina diária
A terceira sessão tem como objetivo principal obter a programação diária da criança, e auxiliar os pais a identificarem formas de adaptação da rotina que podem ajudar a diminuir o surgimento de comportamentos disruptivos.
Como em todas as sessões do manual, no início é realizada a revisão das atividades de casa dos pais, e então o novo conteúdo é exposto.
Dentre os objetivos esperados para a pessoa cuidadora nesta sessão estão:
- Descrever a rotina diária, incluindo os momentos que surgem dificuldades de manejo do comportamento da criança;
- Sugerir estratégias preventivas apropriadas para situações representadas em pequenos vídeos, utilizados como forma de exemplificar situações desafiadoras;
- Sugerir estratégias de prevenção efetivas considerando a rotina e os desafios da criança;
- Construir uma rotina visual para a criança.
Tendo em vista as possíveis forma de prevenção de comportamentos desafiadores são sugeridas algumas formas:
- Mudar o momento da demanda;
- Usar atividades preferidas pela criança como consequência da realização de atividades menos prazerosas;
- Estabelecer uma rotina para as atividades de vida diária.
Além disso, os autores do RUBI oferecem algumas dicas para a construção da rotina visual, como quais materiais podem ser usados ou maneiras de representar as atividades cotidianas – com fotos, desenhos etc.
Dentre essas recomendações, a principal é de que haja espaço para flexibilidade na criação dessa ferramenta, já que ela deve funcionar dentro daquele contexto específico.
Sendo assim, a confecção do material e forma como ele é apresentado à criança deve variar considerando as particularidades do caso.
O próximo tópico cobre alguns dos principais aspectos da quarta sessão do manual RUBI.
Sessão 4: Reforçamento 1
Nessa sessão o principal objetivo é que os pais foquem nos pontos fortes da criança, ou seja, naqueles comportamentos que possibilitam um desenvolvimento saudável que ela já realiza.
A ênfase deve ser nas habilidades de vida diária que a criança realiza, porém ainda não de maneira independente, isto é, sem qualquer tipo de ajuda.
Além disso, as pessoas cuidadoras nessa etapa do manual devem identificar estímulos reforçadores e aprender como utilizá-los para favorecer o aprendizado das habilidades alvo da intervenção.
Dessa forma, alguns dos objetivos da quarta sessão são:
- Apresentar o conceito de reforçamento positivo;
- Revisar os tipos de reforçadores: primários, sociais, tangíveis, atividades ou fichas;
- Identificar reforçadores;
- Selecionar reforçadores para a criança;
- Usar reforçadores para mudança comportamental.
Para ajudar os familiares a atingirem esses objetivos são apresentados os conceitos e listas de passo a passo de como realizar cada etapa. Também são dados exemplos em vídeos curtos que possam representar o conteúdo que está sendo passado.
Por exemplo, para ajudar os pais a identificarem os reforçadores os autores oferecem algumas dicas, como:
- Perguntar para criança o que ela gosta;
- Conversar com outras pessoas que conheçam bem a criança, como professores ou parentes próximos;
- Apresentar opções de potenciais reforçadores e ver o que a criança escolhe;
- Observar a criança durante seu tempo livre.
A sessão é finalizada com a apresentação da tarefa de casa que deve ser realizada para o próximo encontro, na qual os pais devem colocar em prática uma contingência de reforçamento positivo. Isto é, devem elencar uma situação na qual será utilizado um reforçador positivo para aumentar a chance de um comportamento específico ocorrer.
Se você quer saber mais sobre como o RUBI funciona, fique de olho no nosso blog! O próximo texto da sequência apresentará as sessões 5 e 6: Reforçamento 2 e Ignorar de forma planejada.