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Criança montando blocos em uma intervenção terapêutica com base em Práxis

Você sabe o que é práxis? Conheça essa parte da Terapia Ocupacional

Conforme crescemos, criamos um repertório de sensações e de experiências que nos permite o desenvolvimento da capacidade de formular novas ideias para usar objetos e até do que fazer com o nosso próprio corpo no espaço.

Ao longo do desenvolvimento, agimos de forma cada vez mais espontânea e exploramos mais o ambiente ao redor. Isso tem ligação com a Práxis!

Mesmo sendo bastante usado e conhecido para profissionais de Terapia Ocupacional, a Práxis ainda pode ser algo que gera dúvidas e incertezas em pais e pessoas cuidadoras.

Mas é importante saber que ela é fundamental para o desenvolvimento humano, especialmente na infância, e desempenha um papel essencial em várias atividades do dia a dia.

Neste artigo vamos explicar em detalhes o conceito da Práxis, qual sua ligação e importância com o desenvolvimento infantil e também como a Terapia Ocupacional pode ajudar crianças que enfrentam dificuldades com essa habilidade. Leia para aprender tudo sobre o assunto.

O que é práxis?

Práxis refere-se à capacidade de planejar e executar ações motoras com intenção e precisão. Envolve a percepção, a cognição e a coordenação motora, sendo essencial para atividades cotidianas como se vestir, escrever, brincar e até mesmo para a interação social.

A Práxis foi conceituada por Ayres, em 1985, como a inteligência do fazer. Refere-se aos processos cognitivos que possibilitam o comportamento adaptativo.

Podemos dizer então que práxis é a habilidade pela qual descobrimos como usar nossas mãos e corpo em tarefas especializadas, como usar utensílios, como um lápis ou garfo; construir uma estrutura, seja uma torre de blocos de brinquedo ou uma casa; organizar um quarto ou se envolver em muitas profissões.

Dessa forma, podemos entender que a praxia é a relação entre a cognição e o motor, entre o que quero fazer e o ato de fazer, sendo a interação do ser humano com o meio. Ou seja, um conjunto de reações motoras coordenadas em função de um resultado prático.

Como a Práxis funciona na prática?

Para que isso ocorra, é necessário um processo neuro-cognitivo, que envolve o recrutamento de experiências e habilidades que estão em todo o cérebro.

A práxis é composta por três componentes principais:

  • 1. Ideação: a capacidade de conceber uma ideia, um plano de ação ou as possibilidades de um objeto, ou ambiente.
  • 2. Planejamento Motor: a habilidade de organizar e sequenciar os movimentos necessários para realizar uma tarefa. Com isso a pessoa consegue colocar em etapas determinados movimentos para atingir uma meta, ou seja, aprimorar o aprendizado motor ao longo das possibilidades.
  • 3. Execução: a realização física dos movimentos planejados. Por fim, depois de idealizar e planejar os movimentos, o cérebro junta tudo e consegue realizar os movimentos necessários para determinada ação. É importante lembrar que podem existir algumas interferências na execução nessa etapa, como coordenação de músculos.

Feedback e feedfoward na Práxis

Além disso, existem 2 mecanismos essenciais para que esses processos ocorram: o feedback e o feedforward.

  • O mecanismo de feedback é responsável por ajustar e aprimorar os movimentos, uma vez que capta e recebe informações dos sistemas sensoriais e avalia a efetividade da resposta ao meio. É por isso, que esse mecanismo é crucial para a aprendizagem motora e a modificação de comportamentos motores com base na experiência. Ele permite que o indivíduo ajuste suas ações com base no resultado obtido, aprimorando a precisão e a eficácia das respostas motoras.
  • Ja o feedfoward é o mecanismo que envolve a antecipação e a preparação para uma ação antes que ela ocorra. E para isso, esse mecanismo depende do repertório de experiências e na percepção do que pode acontecer no ambiente, permitindo que o sistema nervoso central planeje e organize movimentos de forma eficiente.

Por isso, esses processos são baseados em informações sensoriais do corpo e do ambiente, que expressam respostas direcionadas por objetivos, decorrentes da integração de informação sensorial.

Isso para planejar e organizar o comportamento de uma pessoa e cumprir demandas da vida diária, resultando em uma maior habilidade motora e adaptabilidade.

A importância da Práxis no desenvolvimento infantil

A práxis é crucial para o desenvolvimento infantil, pois permite que as crianças aprendam e realizem novas habilidades motoras. Problemas na práxis podem levar a dificuldades em várias áreas, incluindo:

  • Coordenação motora: crianças com dificuldades de práxis podem parecer desajeitadas ou ter problemas para realizar atividades motoras finas e grossas.
  • Habilidades acadêmicas: a escrita, o desenho e outras atividades escolares podem ser desafiadoras.
  • Interação e participação social: atividades como jogos e brincadeiras que envolvem movimento podem ser difíceis, afetando a socialização.

É por isso que terapeutas ocupacionais direcionam seus estudos para a integração sensorial e os componentes da práxis, pois é constituída de aspectos fundamentais da aprendizagem motora, coordenação sequencial de ações e planejamento, além de estar ligada à produção de memória motor e ativação muscular.

Além disso, aspectos de ideação tem uma relação direta com o desenvolvimento da linguagem e comunicação.

Assim, desenvolver a práxis através das atividades de integração sensorial permite que todos os componentes musculoesqueléticos e cognitivos trabalhem juntos e permitam a realização de tarefas específicas de forma adequada.

Durante o tratamento de Integração Sensorial, o objetivo é que as pessoas desenvolvam uma práxis eficaz. Isso significa aprimorar a capacidade de integrar informações sensoriais de forma a responder às demandas da tarefa adequadamente.

Chamamos isso de resposta adaptativa à demanda ambiental, alcançada por meio de atividades lúdicas e terapêuticas que desafiam os sistemas sensoriais e ajudam a desenvolver habilidades de organização dos mecanismos sensório-motores.

A falta de integração sensorial adequada pode levar a dificuldades na práxis, resultando em movimentos imprecisos, descontrolados e ineficientes, o que pode interferir no desempenho de tarefas cotidianas e nas habilidades motoras, em geral.

Por isso, a avaliação e intervenção nas etapas da práxis são fundamentais para o trabalho do terapeuta ocupacional durante o desenvolvimento infantil de crianças com TEA.

O que é Dispraxia?

Quando pensamos na práxis e no autismo, muitas vezes também estamos falando indiretamente da Dispraxia, muito comum em crianças atípicas e com transtornos sensoriais.

A Dispraxia é uma disfunção de interação sensorial que interfere diretamente nesse processo de ideação, planejamento e execução das tarefas motoras. Este transtorno pode impactar diversas áreas da vida, incluindo habilidades motoras finas e grossas, linguagem, memória e habilidades sociais.

Ela tem como base as desordens nos sistemas sensoriais táteis, vestibulares, proprioceptivos, orais e visuais. Dessa forma, crianças com dispraxia podem apresentar pobre consciência corporal, demonstrando dificuldades de descobrir o que fazer com o corpo ou como organizar os movimentos de forma eficaz.

Assim, elas apresentam problemas na realização de tarefas motoras que requerem planejamento e execução precisos e não conseguem perceber oportunidades do ambiente ao redor, o que impacta na tentativa de engajar em uma brincadeira, por exemplo.

Como as estratégias de Terapia Ocupacional ajudam a desenvolver a Práxis

A Terapia Ocupacional é essencial para ajudar crianças com dificuldades de práxis. Os terapeutas ocupacionais utilizam várias abordagens para melhorar a práxis, incluindo:

  • Terapia de exercícios e movimentos: utilização de atividades lúdicas e funcionais que são significativas para a criança, promovendo o desenvolvimento das habilidades motoras de forma natural e motivadora.
  • Integração Sensorial de Ayres: técnicas que ajudam a criança a processar e responder a estímulos sensoriais de maneira mais eficaz, melhorando a coordenação motora e o planejamento.
  • Treinamento motor: foco em habilidades motoras específicas que a criança precisa desenvolver para participar plenamente de suas atividades diárias.

Além da terapia ocupacional, pais e educadores podem implementar várias estratégias para apoiar crianças com dificuldades de práxis por meio de ambientes estruturados e organizados na realização de atividades e tarefas.

Além disso, dar dicas e instruções claras com demonstrações visuais pode ser um caminho ótimo para ajudar a desenvolver essa percepção. Por fim, não se esqueça de praticar e proporcionar oportunidades frequentes para que elas possam ser repetidas.

Banner sobre a Rede Genial de terapeutas com mulher auxiliando uma criança a ler um livro de histórias infantis.

Conclusão

A práxis é uma habilidade complexa e essencial para o desenvolvimento infantil e a realização de atividades diárias. Dificuldades de práxis podem impactar negativamente várias áreas da vida de uma criança, desde o desempenho escolar até a interação social.

No entanto, com a intervenção adequada da Terapia Ocupacional, é possível promover melhorias significativas. Pais e educadores desempenham um papel essencial ao fornecer um ambiente de apoio e oportunidades para a prática de habilidades motoras.

Compreender a práxis e reconhecer os sinais de dificuldades é o primeiro passo para ajudar as crianças a alcançar seu máximo potencial. A intervenção precoce é fundamental para promover o desenvolvimento saudável e o bem-estar da criança.

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