Pesquisar
torne-se
3
especialidades
5
data-curso-360
2
5
07-curso
Dias
Horas
Min
Dias
Horas
Min
Mãe e fillho sorrindo com um livro na mão

2º Congresso Extraordinário: Conheça Noah e Renata, escritora de livros infantis sobre neurodiversidade

A leitura é algo muito importante para todas as crianças. Quando falamos sobre crianças neuroatípicas, é essencial encontrar livros infantis sobre neurodiversidade para garantir representatividade e também inclusão.

Principalmente porque, livros infantis sobre autismo, TDAH e outros transtornos do neurodesenvolvimento, são maneiras divertidas e lúdicas de espalhar empatia e conhecimento.

Conhecer obras que ajudem a potencializar a experiência de pessoas neurodiversas, colaboram para criar uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. Por isso, em nosso 2º Congresso Extraordinário, convidamos Noah e sua mãe Renata para falar sobre o assunto.

Continue lendo este texto e conheça mais sobre os livros infantis sobre neurodiversidade escritos por Renata e Noah.

A leitura como parte do aprendizado de crianças neuroatípicas

Para crianças neuroatípicas, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou dislexia, o desenvolvimento da leitura pode ser complexo.

Essas crianças podem enfrentar dificuldades em áreas como processamento fonológico, compreensão textual e foco. No entanto, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e estimulada.

Algumas abordagens efetivas ajudam crianças neuroatípicas a terem maiores oportunidades de aprendizado e a usar a leitura como ferramenta para desenvolvimento.

Estratégias personalizadas, como o uso de recursos visuais, leitura compartilhada e jogos interativos, podem ajudar a promover essa alfabetização.

Além disso, livros infantis sobre neurodiversidade ajudam a criança a entender, de forma acolhedora e positiva, outras perspectivas de vida e se sentirem representadas, com isso temos:

  • Personagens diversificados: livros que apresentam personagens com diferentes habilidades, personalidades e experiências ajudam as crianças a se identificarem e a desenvolver empatia.
  • Desmistificação de estereótipos: narrativas que desafiam estereótipos e mostram a riqueza da diversidade humana contribuem para uma sociedade mais inclusiva.
  • Formatos acessíveis: oferecer livros em formatos acessíveis, como braille, audiolivros e Língua Brasileira de Sinais (Libras), garante que todas as crianças tenham acesso à literatura.
  • Inclusão na escola: educadores podem incorporar livros sobre neurodiversidade em suas práticas pedagógicas, promovendo discussões e reflexões.

A importância de livros infantis sobre neurodiversidade

Livros infantis sobre neurodiversidade podem ser verdadeiras ferramentas de transformação, capazes de promover uma mudança de perspectiva e despertar a sensibilidade em relação às pessoas.

Ao mergulhar na leitura de livros sobre autismo, TDAH e outros transtornos, somos transportados para as experiências únicas e complexas vividas por essas pessoas.

Isso permite enxergar além dos estereótipos e compreender a diversidade humana de forma mais profunda.

Além disso, livros infantis neurodiversos desempenham um papel essencial na educação e no desenvolvimento de crianças e jovens, ajudando-os a compreender a importância da inclusão e da aceitação das diferenças desde cedo.

Essas narrativas também proporcionam uma oportunidade valiosa para o diálogo aberto sobre o tema, incentivando discussões construtivas e derrubando barreiras de estigma e preconceito

Conheça Noah e Renata, uma família que escreve sobre inclusão

Mãe e fillho sorrindo com um livro na mão

Renata Formoso, mãe do Noah, é escritora de livros infantis sobre neurodiversidade e outros temas. Da cidade de Santos–SP, ela escreveu um dos livros infantis em português mais vendidos fora do Brasil, “Eu também falo Português”. A obra destaca a importância de manter a língua portuguesa mesmo morando fora do país.

Noah Faria tem 8 anos, é autista e TDAH e com ajuda da mãe, escreveu o livro “The Fizzy Brain – a book about neurodiversity” para compartilhar sua experiência vivendo com autismo e TDAH.

Esse livro infantil, feito em rimas, expressa os sentimentos de Noah sobre ter uma mente diferente e acelerada. Ele conta que o livro é como seu cérebro fala com ele, muitas vezes bem rápido e com dificuldade de entender.

Por conta do sucesso do livro, Noah também dá palestras em escolas infantis sobre neurodiversidade. Assim, com ele como guia, os leitores mais jovens aprendem sobre autismo, TDAH e neurodiverasidade, compreendendo que ser diferente é natural.

No Instagram de Renata é possível acompanhar lançamentos de novas obras escritas por ela, além de ver um pouco sobre a rotina de Noah. O menino também já fez algumas leituras e contou sobre o funcionamento do seu cérebro.

Participe do 2º Congresso Extraordinário da Genial Care

Noah e Renata estarão presentes em nosso 2º Congresso Extraordinário da Genial Care contando um pouco sobre “Como funciona meu cérebro?” e a perspectiva única da vida com autismo e TDAH e fala sobre o livro “The Fizzy Brain”.

A segunda edição do nosso Congresso Extraordinário em parceria com a Revista Autismo acontecerá no dia 25 de abril, ao vivo no canal de YouTube da Genial Care, às 19h.

Queremos você presente nesse evento para participar e construir espaços de trocas cada vez maiores em nossa sociedade. Ele será recheado de informações verdadeiras e acessíveis para todos, impactando a vida das pessoas com autismo e seus cuidadores.

Faça sua inscrição agora mesmo e garanta sua participação em um evento tão importante quanto esse. Continue a conhecer Noah, sua mãe e outras pessoas no espectro. Cadastre-se aqui:

Congresso extraordinário 2024

 

Conheça nosso atendimento para autismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1º lugar em medicina | Elizeu Você sabia que Elon Musk é autista? Autismo leve pode piorar? Mito ou verdade? Existe teste online para diagnosticar o autismo infantil? Direitos de pais com filhos com autismo Pondé afirma que autismo está no ‘hype’ e causa polêmica Uma Advogada Extraordinária: representatividade do autismo Autismo: Fui diagnosticada aos 60 anos e agora? Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! AUTISMO e ASPERGER: 25 sinais de Autismo Infantil