Genial Care

Pesquisar
Pessoa em pé e outra em uma cadeira de rodas. os dois estão de costas para a câmera e observam a paisagem

Capacitismo: o que é e como afeta pessoas autistas

Este texto foi escrito em colaboração com Lucas Ponte, estudante de psicologia, ativista autista e criador da página do Instagram @lucas_atipico

Você já ouviu falar em capacitismo? Esse termo é usado para representar o preconceito com Pessoas com Deficiências (PCDs), e tem gerado muitas discussões nas redes sociais.

Isso porque, muitos ativistas têm desempenhado um papel fundamental na conscientização sobre esse fenômeno, que se manifesta principalmente por meio de linguagem e expressões que desvalorizam os PCDs.

Neste artigo, exploraremos o que é o capacitismo, sua relação com o autismo e discutiremos como combater e sensibilizar a sociedade a respeito desse problema. Acompanhe a perspectiva de Lucas Pontes, estudante de psicologia e ativista no espectro autista, para uma visão mais profunda.

O que é capacitismo?

O capacitismo é um tipo de preconceito ou discriminação que acontece quando as pessoas tratam aquelas com deficiências de maneira injusta, desrespeitosa ou inferior.

Isso pode ocorrer de várias maneiras, como usar palavras ou ações que fazem com que as pessoas com deficiências se sintam menos importantes ou ignoradas.

Muitas vezes, o capacitismo é enraizado em estereótipos e ideias equivocadas sobre as capacidades das pessoas com deficiências. Esses estereótipos podem levar à exclusão social, falta de acessibilidade a espaços públicos e empregos, e até à falta de acesso a cuidados de saúde adequados.

Uma das maneiras pelas quais o capacitismo se manifesta é através da linguagem, como o uso de palavras ofensivas ou expressões depreciativas. Além disso, atitudes condescendentes ou piedosas em relação às pessoas com deficiências também são formas de capacitismo.

Existem alguns termos capacitistas que caíram no “uso popular”, como:

  • Dizer que alguém é cego porque não te cumprimentou na rua;
  • Chamar uma pessoa de “joão sem braço” após ela pedir ajuda com algo;
  • Dizer que uma pessoa “é autista” por causa de algum comportamento dela.

O que é uma pessoa capacitista?

Menina sofrendo bullying de dois meninos que apontam dedo para ela. Capacitismo.

Uma pessoa capacitista é alguém que mantém atitudes, crenças ou comportamentos discriminatórios, ou preconceituosos em relação às pessoas com deficiências. O capacitismo é o preconceito que leva a essas atitudes. Portanto, uma pessoa capacitista pode:

  1. Manifestar preconceito: isso pode incluir fazer comentários depreciativos, zombar ou menosprezar as habilidades das pessoas com deficiências.
  2. Negar oportunidades: recusar empregos, educação ou acesso a serviços com base na deficiência da pessoa, em vez de avaliar suas habilidades e qualificações.
  3. Faltar empatia: não tentar entender as lutas ou desafios enfrentados por pessoas com deficiências e, consequentemente, não demonstrar empatia ou apoio.
  4. Promover estereótipos: perpetuar estereótipos negativos sobre pessoas com deficiências, ignorando a diversidade de experiências e capacidades dentro desse grupo.
  5. Não priorizar acessibilidade: negligenciar ou resistir à implementação de medidas de acessibilidade que tornariam a vida mais fácil e igualitária para as pessoas com deficiências.
  6. Usar linguagem ofensiva: empregar linguagem ofensiva ou termos pejorativos para se referir a pessoas com deficiências, contribuindo para a marginalização e o estigma.

É importante ressaltar que o capacitismo, como qualquer forma de preconceito, é prejudicial e injusto.

A conscientização sobre o capacitismo e o esforço para combater essas atitudes discriminatórias são fundamentais para promover a igualdade, a inclusão e o respeito por todos, independentemente de suas capacidades físicas ou mentais.

Para explicar mais sobre o capacitismo e como ele afeta pessoas com autismo, os textos a seguir foram escritos pelo estudante de psicologia Lucas Pontes, que está no espectro do autismo.

Como o capacitismo afeta pessoas com autismo?

O capacitismo afeta diretamente a vida das pessoas autistas das mais diversas formas. Um dos principais e mais problemáticos fatores é o fato de que este preconceito está muito presente entre os profissionais da saúde e educação e faz com que muitos autistas não sejam diagnosticados ou recebam o diagnóstico tardiamente.

O capacitismo, somado à incompetência de muitos, faz com que profissionais, como neurologistas, psicólogos e psiquiatras, invalidem e descartem a possibilidade do diagnóstico de autismo a partir de preconceitos e mitos.

A ideia de que autistas são todos iguais, não possuem empatia e são totalmente dependentes é parte do capacitismo de profissionais que causa um mal imensurável a muitos autistas.

Além do meio profissional, o capacitismo também está no senso comum, nas famílias e em toda sociedade. Está na ideia de que são anjos ou monstros, mas nunca humanos.

Por não aceitarem a diversidade humana, denominam de anjos aqueles que são diferentes. Acreditam que todos os autistas são puros, não mentem e estão na terra apenas para trazer ensinamentos para os demais.

Dicas para os profissionais ajudarem familiares desconstruírem preconceitos

Menino sorrindo e olhando para sua professora. Ele está estudando e a imagem representa a inclusão, evitando o Capacitismo.

Devido a esse preconceito, que é estrutural, faz-se necessário que profissionais da área da saúde e educação, ajudem na luta anti capacitista. Podem fazer isso ao incentivarem a escuta e a leitura de conteúdos feitos por pessoas com deficiências, compreendendo o devido lugar de fala e analisando em si o capacitismo, a fim de desconstruí-lo.

Outro ponto importante, é a necessidade de presumir competência. Trata-se de uma conduta respeitosa, que infere competência e não incompetência das pessoas com deficiência.

Presumem incompetência, por exemplo, quando não falam diretamente com a pessoa autista, por acreditarem que ela não será capaz de entender, ou tratam um adulto com deficiência como se ele fosse uma criança.

Conclusão

Em um mundo que promove a igualdade e a inclusão, a conscientização sobre o capacitismo desempenha um papel crucial. Reconhecer a existência desse preconceito e seus impactos é o primeiro passo para promover uma sociedade mais justa e respeitosa.

O capacitismo, que se manifesta por meio de atitudes discriminatórias, estereótipos prejudiciais e a falta de acessibilidade, impacta a vida de inúmeras pessoas, especialmente aquelas no espectro autista. Este preconceito pode levar a diagnósticos tardios, tratamentos inadequados e à perpetuação de mitos prejudiciais.

É fundamental que profissionais da saúde e educação desempenhem um papel ativo na desconstrução do capacitismo, ouvindo as vozes daqueles que vivenciam essas realidades e se esforçando para presumir competência em vez de incompetência.

Ao ler e aprender com pessoas como Lucas, que contribuiu com este artigo, damos um passo em direção a um mundo mais inclusivo, onde o capacitismo é combatido e onde todos, independentemente de suas capacidades físicas ou mentais, são tratados com respeito e dignidade.

Vamos abraçar a diversidade e trabalhar juntos para superar preconceitos, tornando nossa sociedade um lugar melhor para todos.

Continue no nosso blog para ler mais sobre mitos do autismo e outros conteúdos importantes.

Leia sobre mitos do autismo

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso Escala M-CHAT: saiba como funciona! Déficit na percepção visual: Como a terapia ocupacional pode ajudar? 3 aplicativos que auxiliam na rotina de crianças autistas 3 Animações que possuem personagens autistas | Férias Geniais