Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care?
Isabela Marques
Publicado em 02 de maio de 2023 Atualizado em 02 de maio de 2023
Índice de Conteúdos
Você já parou para pensar na importância do atendimento inclusivo para pessoas autistas? Consultas de rotina a um dentista, por exemplo, podem gerar receios em algumas pessoas com TEA, justamente pelo medo do procedimento, que de início é desconhecido, a mudança na rotina, ou até mesmo pela ambientação do local.
Nem todos os profissionais são especializados em atendimento inclusivo, e adaptam a rotina das intervenções para acolher os pacientes, e é justamente essa tema que o livro infantil “Malu e Cadu em: Aventura no Dentista” vem reforçar para os profissionais de saúde que atendem o público infantil.
Nesse livro, acompanhamos a conversa de duas crianças atípicas que relatam o medo de ir ao dentista, mas são surpreendidas pela recepção do médico, que as deixa muito confortáveis em participar da consulta.
Saiba mais sobre a obra e a importância do atendimento inclusivo nesse texto.
O que é atendimento inclusivo?
O atendimento inclusivo garante que todas as pessoas tenham acesso a serviços e atividades sem nenhuma discriminação. Ele se baseia na ideia de que todas as pessoas têm direito a participar plenamente da sociedade, independentemente de suas diferenças ou deficiências.
Nesse modelo de atendimento, é reconhecido que as pessoas são diversas em suas habilidades, necessidades, origens e identidades, dessa forma, há uma busca constante de adaptação para os serviços e atividades, tudo com o propósito de atender às necessidades específicas e individuais.
O atendimento inclusivo pode ser aplicado em diversas áreas, como:
Com práticas e estratégias que garantam que as pessoas com diferentes habilidades, necessidades e identidades sejam valorizadas e respeitadas em todas as etapas do atendimento.
Qual a importância do atendimento inclusivo para autistas?
O atendimento inclusivo é extremamente importante para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois reconhece e respeita as diferenças individuais e adapta o ambiente e as atividades para atender às necessidades específicas dessas pessoas.
Em exemplos a atendimentos inclusivos, podemos citar o uso de recursos visuais para ajudar na comunicação, ou até mesmo quando o profissional oferece tempo adicional para processar informações, fazer combinados e apresentar previsibilidade do atendimento – algumas pessoas com TEA são apegadas a rotina, justamente por essa previsibilidade que ela oferece.
Outro exemplo é a redução de estímulos sensoriais, onde o profissional de atendimento inclusivo procura – na medida do possível – reduzir o ruído e a iluminação excessiva em um ambiente para evitar uma crise de processamento sensorial.
O atendimento adaptado pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse que essas pessoas podem sentir em situações sociais e de comunicação. Isso pode ajudá-las a se sentir mais confiantes e seguras em participar de atividades e interagir com outras pessoas.
Malu e Cadu em: Aventura no Dentista
O livro infantil “Malu e Cadu em: Aventura no Dentista” é uma obra idealizada pelo núcleo acadêmico “Saúde Bucal Inclusiva”, dos estudantes de odontologia da Universidade Federal do Paraná.
Além de publicar a obra sobre o atendimento odontológico inclusivo, o grupo sempre participa de eventos acadêmicos e ações que reforçam a importância do profissional de se preparar e oferecer um atendimento que acolha e tranquilize crianças típicas ou atípicas.
No caso do livro infantil, conhecemos dois personagens atípicos: a Malu, com Síndrome de Down, e o Cadu, que é autista. Os dois estão conversando sobre a “temida” ida ao dentista, e sobre tudo o que ouviram por aí: o atendimento é dolorido, o ambiente assusta e precisam ficar com a boca aberta por muito tempo!
Mas enquanto compartilham os pensamentos tenebrosos, também comentam a respeito da previsibilidade que os próprios pais ofereceram, onde os cuidadores reforçam a importância do profissional e deixam bem claro que haverá uma mudança no rotina, por isso, as crianças têm tempo de se preparem para o atendimento.
Durante a consulta ao dentista somos surpreendidos, junto aos personagens, com um atendimento inclusivo e lúdico, pois o profissional adapta a linguagem contando uma história, além de usar suporte visuais que fazem toda a diferença no atendimento.
Esse foi só o primeiro capítulo do livro, segundo as postagens nas redes sociais, o grupo se prepara para produzir mais um capítulo, esse ainda sem data de lançamento.
Você pode conferir o videobook aqui:
E se você tem dificuldades para levar seu filho autista ao médico, confira a entrevista que fizemos com a Dra. Bruna Ituassu, médica especializada em pneumologia pediátrica, pediatra especialista em autismo e TDAH, a respeito do assunto:
Tenho dificuldades para levar meu filho autista ao médico, o que posso fazer?
Conheça nosso atendimento padrão ouro em intervenção para autismo
Quero conhecerEscrito por:
Isabela Marques
Esse artigo foi útil para você?
Artigos relacionados
Receba conteúdos geniais !
Junte-se a quem aprende todos os dias sobre autismo. Receba conteúdos voltados para TEA e conceitos clínicos didáticos.