Índice de Conteúdos
A representatividade por meio de símbolos desempenha um papel fundamental na conscientização sobre o autismo, promovendo inclusão e compreensão. Dessa forma, os símbolos do autismo foram criados para representar a diversidade presente nas pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias.
Ou seja, a partir desses símbolos, é possível gerar identificação, promover inclusão e combater o preconceito. Além disso, essas imagens podem ser usadas em diferentes lugares para expressar engajamento com a causa da conscientização sobre o autismo e demonstrar inclusão social por meio do acolhimento a pessoas autistas e seus familiares.
No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, por exemplo, a fita com o quebra-cabeça é utilizada em vários monumentos ao redor do mundo, com uma iluminação azul, com o intuito de promover a conscientização sobre a causa.
Mas vale ressaltar que este não é o único símbolo do autismo, e essa representação em formato de laço com peças de quebra-cabeça tem sido bastante criticada nos últimos anos pelas próprias pessoas autistas.
Para entender mais sobre os símbolos do autismo, neste artigo vamos explorar os principais símbolos, seus significados, origens e quem se sente representado por eles. Continue lendo para saber mais!
Quais são os principais símbolos do autismo?
Os símbolos do autismo têm evoluído ao longo dos anos, com diferentes grupos e comunidades adotando representações específicas. Alguns dos principais incluem:
1. Quebra-cabeça: um símbolo refutado pela comunidade autista
Criado em 1963 pela Autism Society e popularizado pela Autism Speaks, o quebra-cabeça é o mais antigo símbolo do autismo.
Ele representa a diversidade no espectro autista, e suas cores vibrantes são frequentemente usadas para simbolizar a variedade de experiências e capacidades das pessoas com TEA.
No entanto, ele não é bem aceito pelos autistas. Isso porque um de seus significados é justamente a dificuldade em compreender pessoas no espectro do autismo, podendo implicar que o autismo seja algo a ser “resolvido”.
Para quem está no espectro, essa interpretação traz mais prejuízos à causa do que benefícios ao entendimento do autismo.
2. Logotipo da neurodiversidade (Infinito Colorido)
Criado pelos próprios autistas, o logotipo da neurodiversidade é o símbolo mais aceito pela comunidade autista. Ele consiste em um sinal do infinito nas cores do arco-íris.
Entre os símbolos do autismo, esse é utilizado como uma alternativa à fita do quebra-cabeça e celebra a esperança e a diversidade de expressão no espectro.
Este símbolo é amplamente utilizado em movimentos que defendem a aceitação e a compreensão, em vez da cura ou “normalização” do autismo. O formato do infinito reflete a ampla variedade de experiências no espectro.
3. Cordão de girassol
Apesar de o cordão de girassol não ser um símbolo exclusivo do autismo, ele é muito utilizado por pessoas no espectro para sinalizar o transtorno. Isso porque esse cordão é um acessório usado como símbolo de conscientização e apoio a pessoas com deficiências ocultas e assim, engloba o autismo.
Inspirado na beleza e resiliência dos girassóis, esse cordão representa solidariedade e compreensão. Ele é destinado a todas as pessoas com deficiências ocultas e/ou invisíveis, que são condições de saúde não facilmente identificáveis ou visíveis externamente, ou seja, deficiências que não possuem um fenótipo padrão.
É muito comum ver pessoas autistas com um cordão que tem um lado com a fita de girassol e o outro com o padrão do quebra-cabeça.
Quer saber mais sobre o cordão de girassol? Acesse nosso conteúdo que fala sobre sua importância.
4. Fita de conscientização do autismo
Em 1999, foi criado o símbolo do autismo que conhecemos até os dias de hoje: uma fita formada por peças de quebra-cabeça coloridas. O objetivo dessa figura era conscientizar sobre o TEA.
O símbolo também é popular para demonstrar apoio à causa e informar a população sobre os direitos de quem está no espectro. Por esse motivo, é comum encontrar esse símbolo em placas de filas preferenciais em farmácias e supermercados, por exemplo.
O que significa a fita do autismo? (fita do quebra-cabeça)
A fita da conscientização, também conhecida como fita do quebra-cabeça ou fita do autismo, reúne vários significados:
- Peças do quebra-cabeça compondo a fita em cores diferentes: representam a diversidade de famílias que têm integrantes autistas e sua inclusão social;
- Cores vivas e brilhantes: a vivacidade das tonalidades da fita do autismo e diferentes cores, chama a atenção para a diversidade de características que existe entre pessoas autistas, assim como a criatividade e vivacidade das pessoas autistas. As cores chamam a atenção para o transtorno de modo que traga conscientização da sociedade como um todo, o que resulta na inclusão das pessoas que fazem parte do espectro. O conhecimento pode levar a maior probabilidade de direitos serem atendidos, como, por exemplo, o acesso à intervenção.
Por que escolher símbolos inclusivos?
A escolha de símbolos com maior representatividade e inclusão, como o infinito colorido, reflete uma mudança cultural em direção à aceitação e ao conhecimento sobre o TEA e suas possibilidades, sem levar a uma estigmatização.
Estudos recentes, como o conduzido pela Autism Self Advocacy Network (ASAN), sugerem que representações positivas influenciam significativamente a autoestima de pessoas neurodivergentes, além de serem uma forma de aproximação e conforto para essas pessoas.
Qual é o emoji do autismo?
Entre os símbolos do autismo, é comum que as pessoas tenham dúvida sobre a existência de um emoji específico que represente o TEA. Embora não exista um emoji oficial para o autismo, a comunidade costuma utilizar:
- 🔍 (lupa): para destacar o “mês da conscientização do autismo”;
- 🌈 (arco-íris): representando a neurodiversidade;
- ♾️ (infinito): para simbolizar o espectro e a inclusão.
Lembrando que emojis também podem fazer parte de uma comunicação acessível e inclusiva quando falamos de pessoas com deficiência ou neurodivergentes.
Qual cor simboliza o autismo? Entenda sobre autismo e a cor azul
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma iniciativa de instituições internacionais ligadas ao TEA, é comemorado no dia 2 de abril. Nessa data, alguns prédios recebem uma iluminação azul.
Assim como o quebra-cabeça, a cor azul foi escolhida para representar o TEA devido ao grande número de diagnósticos em meninos — quatro meninos para cada uma menina no espectro.
Especialistas acreditavam, assim, que meninos eram mais propensos ao diagnóstico do que meninas.
No entanto, anos mais tarde, essa afirmação começou a ser refutada, especialmente porque surgiram indícios de que meninas poderiam ser menos diagnosticadas por conseguirem camuflar os sinais de autismo.
A opinião de uma autista sobre os símbolos do autismo
Para refletir sobre assuntos como esse, é necessário ouvir vozes como a da UX designer Joyce Rocha, que descobriu o autismo na vida adulta.
Por isso, a convidamos para comentar seu ponto de vista a respeito dos símbolos do autismo. Confira como a comunidade recebe essas simbologias, segundo ela:
Símbolo do quebra-cabeça x Símbolo do infinito
“Uma coisa que eu escuto bastante dos autistas e das pessoas neurotípicas, no geral, é que grande parte não se sente muito representada pelo símbolo do quebra-cabeça.
O quebra-cabeça foi criado por um médico. Já o símbolo do infinito foi criado pela comunidade [autista]. Ele trata da neurodiversidade em si, então é um símbolo legítimo, porque é um símbolo que as pessoas que estão dentro desse universo criaram para se sentirem mais representadas.”
Dia do Orgulho Autista e da Neurodiversidade
“A neurodiversidade tem um dia comemorativo, que é 18 de junho, o Dia do Orgulho Autista aqui no Brasil. O mês de junho também foi escolhido até mesmo pela referência ao movimento LGBTQIA+, que fala sobre sexualidade e é muito amplo.
Há várias possibilidades de identificação em relação à orientação sexual, à questão de gênero, e a neurodiversidade vem com esse lugar também de identificação, mas muito no aspecto da diversidade de se pensar. Então, o símbolo do infinito veio por causa disso, porque é muito diverso. Se a gente pegar somente o autismo e observar o espectro, já existe uma diversidade muito grande ali.”
Conclusão
Os símbolos do autismo desempenham um papel bastante importante na conscientização e inclusão. Enquanto o quebra-cabeça carrega história, símbolos mais inclusivos, como o infinito colorido, representam avanços na aceitação e compreensão da neurodiversidade.
Escolher representações positivas ajuda a promover uma sociedade mais empática e inclusiva. Seja para pais, profissionais de saúde ou a sociedade em geral, compreender o significado por trás desses símbolos é um passo importante para abraçar a diversidade do espectro autista.
12 respostas para “Símbolos do autismo: saiba quais são e os significados”
Gostei muito das informações sobre os símbolos, foi muito bom ter estes informes, percebi o quanto estava desenformada.
Muito obrigada…
Maria vilma Damaceno
Olá, Maria. Como vai? Esperamos que muito bem.
Nós que agradecemos. É muito gratificante saber que nosso conteúdo te agradou e que de certa forma, te ajudou a conhecer mais sobre os símbolos usados para representar o autismo na sociedade.
Abraço.
Conteúdo legal
Olá, Jhullie. Como vai? Esperamos que muito bem.
Jhullie, agradecemos imensamente pelo seu comentário. Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo alcançou você e que te agradou.
Abraço.
Eu gostaria então de saber qual simbolo seria o certo em usar em 2025. Pois sou diretora de uma APAE e fiquei confusa em qual seria o correto. Pelo que entendi o quebra cabeça não é bem aceito e vi em outras páginas que na campanha de 2025 esta usando em banner a cor azul com aquele brinquedo o fidget spinner em movimento, símbolo de um objeto sensorial frequentemente utilizado por muitos autistas, representando os pilares da campanha: informação, empatia e respeito. Será que poderia me ajudar?
Olá, Cristiani. Como vai? Esperamos que muito bem.
Cristiani, o quebra-cabeça é bastante difundido, mas gera controvérsias com a comunidade autista justamente por ter um significado de dificuldade em compreender pessoas no espectro do autismo.
Hoje, o Símbolo do infinito é o mais recomendado, por ser um símbolo criado pela própria comunidade autista.
Abraço.
Boa noite. Meu nome é Márcia. Sou professora de uma escola da municipal da rede pública e sou formada em Pedagogia. Tenho 57 anos e pouco fui ensinada sobre como lidar com autistas. Estou precisando fazer um mural para esta semana e gostaria que me indicassem qual o melhor símbolo e se as cores com glitter fazem diferença, porque , eu também tenho uma deficiência para deambular e estou sentindo um ar de perseguição por não estar muito atenta às novas tecnologias, leis. Meu companheiro sempre que pode, me auxilia, pedindo para eu me concentrar e esquecer o entorno e diz que o excesso de informação equivale ao ruido. É uma exigência muito nova pra mim.Obrigada por toda ajuda.
Olá, Márcia. Como vai? Esperamos que muito bem.
Márcia, gostaríamos primeiramente de agradecer pelo comentário. É muito importante para nós saber que nossos conteúdos chegam cada vez mais longe. ?
Agora, sobre suas dúvidas, segue nossa opinião:
– Use o símbolo do infinito colorido no mural;
– evite glitter e use cores sólidas;
– Use linguagem e imagens simples, fontes legíveis e espaço organizado são importantes.
E se possível, busque apoio na escola, reserve tempo para si. Cuidar de sí é cuidar do próximo.
Esperamos ter ajudado.
Abraço.
Eu sou autista nível 3
Olá, Luiza. Como vai? Esperamos que muito bem.
Luiza, gostaríamos que soubesse que viemos auxiliar as pessoas no entendimento do espectro autista. Ficamos muito felizes com seu comentários e gostaríamos que soubesse quem estamos aqui. Sempre que quiser se comunicar, basta nos chamar. Se tiver alguma dúvida, basta perguntar.
Tenha um ótimo dia.
Abraços!
A cordões de flores para TDH, quebra cabeça colorido para autista e para rara síndrome de moebius? Não tem nada,faço a fita do infinito de que cor ou só coloco tbm o nome da doenca, ela existe e é pouco explorada,uma pena
Olá, Catiane. Como vai? Esperamos que muito bem!
Catiane, o cordão de girassol é usado por pessoas com síndromes, doenças e transtornos considerados ocultos.
Se nos permite, gostaríamos de te indicar um texto que fala sobre o cordão de girassol:
https://genialcare.com.br/blog/cordao-de-girassol-significado/
Esperamos ter ajudado. Abraço!