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A intervenção baseada em antecedentes é uma das estratégias da ABA (Análise do Comportamento Aplicada) que pode ser utilizada em intervenções para pessoas com autismo visando entender e ajudar com um determinado comportamento.
É bem comum que essa estratégia seja aplicada quando a pessoa tem crises e comportamentos desafiadores que podem machucar a si mesma ou outras pessoas. Por isso, é importante entender qual o antecedente, ou seja, o que acontece antes desse comportamento para intervir.
Neste artigo, explicamos mais sobre a intervenção baseada em antecedentes, uma das práticas baseadas em evidências científicas reconhecidas pelo manual Evidence-based Medicine de 2014.
Introdução às Práticas Baseadas em Evidências
Para começar, é preciso entender o que são as práticas baseadas em evidências científicas. Esse termo é usado para determinar um conjunto de procedimentos para os quais os pesquisadores forneceram um nível aceitável de pesquisa que mostra que a prática produz resultados positivos para crianças, jovens e ou adultos com TEA.
Nesse caso, podemos dizer que a utilização desses resultados de pesquisas, por exemplo, serve como ferramenta para atingir a evolução com as necessidades do indivíduo. Ou seja, não é um “achismo” – funciona mesmo comprovado.
Como já falamos no início, em 2014 foi lançado o Evidence-Based Medicine, um relatório da Associação para Ciência no Tratamento do Autismo (ASAT), que analisou 20 anos de intervenções para autismo em diversas áreas relacionadas à Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Ao final do estudo, foram identificadas 28 práticas baseadas em evidências para o TEA que atingiram todos os critérios propostos pela revisão. Destas, 23 eram baseadas nos princípios da ABA, sendo uma delas a intervenção baseada em antecedentes.
Intervenção baseada em antecedentes
Como o próprio nome já diz, a intervenção baseada em antecedentes pretende criar estratégias para o momento que antecede um comportamento para aumentar sua ocorrência ou diminuir a ocorrência de comportamentos desafiadores.
Para começar essa intervenção, é preciso primeiro observar o comportamento alvo para identificar qual está sendo o antecedente dele e também quais são as consequências que reforçam aquele comportamento.
Isso faz parte de uma estratégia conhecida como ABC, que são as siglas em inglês para Antecedent (Antecedente) → Behavior (Comportamento) → Consequence (Consequência).
Antecedente
Antecedente é tudo aquilo que acontece antes do comportamento. Para conseguir identificar qual ou quais são os antecedentes de um comportamento é preciso prestar atenção ao que ocorre antes dele.
Por exemplo, muitos comportamentos desafiadores podem acontecer porque a pessoa autista não quer fazer algo ou tem um desejo negado. Mas podem existir outros motivos, como estar em um local muito barulhento ou com muitos estímulos visuais.
Por isso, é preciso prestar atenção ao que acontece antes do comportamento começar e quando identificar um padrão você terá um antecedente.
Comportamento
Um comportamento só é entendido quando o observamos e entendemos todos os detalhes sobre ele. Somente dizer que a criança chora não é o suficiente.
É necessário descrever os detalhes do comportamento, por exemplo: a criança chora, coloca as mãos na cabeça, se ajoelha no chão e grita.
Consequências
Já a consequência é tudo aquilo que acontece depois do comportamento escolhido para ser analisado. Todo comportamento acontece por um motivo, tem uma razão, e quer te comunicar algo.
O que acontece, muitas vezes, é que as consequências servem como um reforçador para o comportamento.
É a partir daí que a equipe vai criar as estratégias para aplicar a intervenção baseada em antecedentes. Para continuar a aprender mais sobre as práticas baseadas em evidências para autismo, acesse nosso blog.