Pesquisar

História do autismo

história do autismo começa em 1908, quando o psiquiatra suíço Eugene Bleuler usou o termo pela primeira vez, o associando com transtornos esquizofrênicos. Anos depois, essa associação foi desfeita quando Leo Kanner classificou o autismo como um transtorno separado da esquizofrenia e que era caracterizado pela dificuldade de comunicação em crianças e outros aspectos do desenvolvimento. De lá até hoje, existem vários profissionais cujas contribuições foram essenciais para o entendimento do que hoje é conhecido como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), além de diversos avanços médicos e científicos que permitem melhor qualidade de vida para essas pessoas e suas famílias. Estamos falando de manuais que classificam os critérios diagnósticos do TEA, de pesquisas e profissionais que ajudam a validar modelos de intervenção que ajudam em diversas etapas da vida e dificuldades de quem está no espectro e também de avanços da sociedade em geral. São políticas públicas, criação de leis, símbolos e também de ativismo por parte das famílias, de profissionais e, principalmente, de pessoas no espectro, que ajudam a compreender mais a condição e trazer mais conscientização para esta causa. Estamos falando de toda uma comunidade que, unida, tem conseguido encontrar caminhos possíveis e seguros para o desenvolvimento das pessoas com autismo, bem-estar de suas famílias e também maior conscientização da sociedade. Nesta seção, você tem acesso a conteúdos que falam mais sobre a história do autismo, marcos importantes e também do ativismos pelo movimento da neurodiversidade, que tem se mostrado cada vez mais importante ao longo do tempo. Pronto para a leitura?

Pesquisar

Artigos

História do autismo

Todos os nossos posts

Irmãos deitados no chão aproveitando brincadeiras para crianças, como montagem de blocos coloridos
A importância do brincar para crianças com transtorno do espectro autista
Crianças lendo livro juntas. A atenção compartilhada ao assunto é evidente, uma vez que elas estão atentas as figuras.
O que é a atenção compartilhada no autismo? Conheça essa estratégia ABA e saiba como incentivá-la.
um menino de cabelo preto e blusa azul está pegando um bloco vermelho da mão de uma mulher loira de óculos. Ela testa mitos e verdade do autismo. Ambos estão sentados em uma mesa cheia de blocos coloridos.
Mitos e verdades sobre a terapia ABA para autismo
Mãe pintando desenhos com sua filha. Ambas brincam com tintas e pincéis e pintam com cores que representam os graus de autismo.
O que são graus de autismo? Entenda sobre os níveis de necessidade e suporte no TEA
Meninos brincando em gangorra em parque. Eles fazem parte de um projeto terapêutico que trata emoções no autismo em crianças.
Emoções no autismo: como ajudar as crianças autistas a expressar seus sentimentos

Receba conteúdos geniais!

Junte-se a quem aprende todos os dias sobre autismo. Receba conteúdos
voltados para TEA e conceitos clínicos didáticos.

Blog da Genial
man-and-child.webp
Terapias pelo seu plano com início imediato
Garanta o início das terapias da sua criança nas unidades de Santana/Limão e Pinheiros, em São Paulo.
Conheça todas as nossas unidades na Grande São Paulo.