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O desenvolvimento cognitivo infantil é o momento da construção de conhecimento e formas de resolver problemas por meio de processos mentais envolvendo: percepção, atenção, memória, raciocínio e imaginação. É a partir dele que a criança consegue interagir e se envolver com o mundo ao seu redor.
Por esse motivo, é importante que a família, escola e profissionais da medicina que acompanham a criança se atentem aos marcos de desenvolvimento nesta área para identificar se ela evolui na mesma idade que as outras ou se existe um atraso que precisa ser investigado.
Em muitos casos, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar dificuldades no cognitivo desde crianças. Neste artigo, explicamos mais sobre os marcos do desenvolvimento cognitivo e sinais de alerta que indicam a importância de procurar ajuda.
O que são marcos do desenvolvimento infantil?
São chamados de marcos do desenvolvimento infantil um conjunto de habilidades e aprendizados que se espera que a criança atinja até determinada idade. Quando ela não atinge esses marcos, ou demora a atingir, dizemos que há um atraso no desenvolvimento.
No Brasil, o Ministério da Saúde é o órgão que determina quais são os marcos do desenvolvimento infantil para cada idade. Eles são divididos por áreas:
- Social;
- Comunicação;
- Habilidades motoras;
- Habilidades emocionais.
É importante conhecer esses marcos para identificar sinais de alerta e buscar auxílio o mais rápido possível. Isso porque, quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor o prognóstico.
O que é desenvolvimento cognitivo?
Chamamos de desenvolvimento cognitivo o processo que amplia a capacidade de uma pessoa de processar informações. Para isso, etapas envolvidas são:
- Aquisição de recursos conceituais;
- Habilidades perceptivas;
- Aprimoramento da linguagem;
- Amadurecimento do cérebro.
Juntos, esse conjunto de mecanismos é o que nos ajuda a impulsionar o raciocínio, abstração, imaginação e linguagem. Resumidamente, é o que nos torna capazes de pensar e compreender o mundo ao nosso redor.
Quais são os marcos do desenvolvimento cognitivo em bebês?
Assim como ocorre em outras áreas, os marcos do desenvolvimento cognitivo em bebês acontecem desde o momento do nascimento e seguem durante boa parte da infância.
Veja abaixo quais são os marcos do desenvolvimento cognitivo infantil em bebês:
0 a 3 meses:
- Prestar atenção na face humana: mesmo que não consiga fixar o olhar, desde o primeiro mês o bebê já demonstra interesse em faces humanas.
- Reagir a sons e à voz humana: nesta idade, ele também reconhece e reage a sons altos e vozes.
- Fixar o olhar: aos dois meses, bebês já conseguem fixar o olhar em rostos humanos. Nesta fase, eles também começam a prestar atenção quando ouvem vozes e conseguem seguir uma pessoa ou objeto com os olhos.
- Explorar o mundo: também é nesse período que bebês começam a apresentar uma vontade em explorar o mundo ao seu redor. Aqui, eles têm grande interesse por sons, contrastes visuais e luzes. Esse momento acompanha outros marcos do desenvolvimento da fala e socialização, como o sorriso social.
- Descoberta das mãos: aos três meses é quando o bebê percebe as próprias mãos. Nesta fase, é muito comum que eles levem as mãos à boca e brinquem.
- Explorar o campo visual: também com três meses, bebês já começam uma exploração de tudo que está em seu campo visual, aqui eles reagem e procuram fontes de sons, além de conseguir segurar brinquedos por alguns segundos quando colocados em suas mãos.
De 4 a 5 meses:
- Localizar de onde vêm os sons: com 4 meses, bebês conseguem identificar as fontes sonoras. Também associado aos marcos de desenvolvimento da fala, é nesse período que eles começam a emitir balbucios e sons indistinguíveis.
- Descoberta dos pés: enquanto até os 3 meses é esperado que bebês descubram e brinquem com as próprias mãos, é a partir dos 4 meses de vida que eles percebem os pés e passam a brincar.
- Descobrir brinquedos e brincar: outro marco importante nesta idade é que os bebês descobrem brinquedos e começam a explorá-los e brincar com eles. Uma forma de fazer isso é levá-los até a boca. Aqui eles também seguem objetos que caem e começam a se divertir com brincadeiras de esconder (quando a pessoa cuidadora esconde o rosto sob as mãos e ‘aparece’).
- Aumento da capacidade de atenção: com 5 meses, bebês já conseguem se concentrar mais e passam mais tempo envolvidos na mesma atividade.
- Expressão de emoções: ligado também ao desenvolvimento da socialização, aqui bebês já conseguem expressar emoções, como rir e soltar gritos de alegria ao brincar.
- Movimentar o corpo e pegar o que está ao alcance: usar os movimentos do corpo e pequenos sons para chamar atenção é o que é esperado do bebê nesta fase. É também aos 5 meses que eles pegam tudo que está ao seu alcance e continuam levando à boca propositalmente.
De 6 e a 12 meses:
- Brincar no espelho e explorar objetos: como falamos, à medida que bebês crescem, o desenvolvimento cognitivo também se expande. Por isso, aos 6 meses é esperado que eles continuam a explorar objetos, mas isso agora acontece com uma maior variação, invés de apenas levá-los à boca, eles agora batem, apertam e balançam os objetos, além de demonstrar interesse por objetos. Aqui, também é esperado que eles já brinquem na frente de espelhos.
- Usar o corpo: também é com esta idade que bebês começam a usar o corpo para atingir objetivos e saciar sua curiosidade. Ele pode, por exemplo, se mover em um ambiente para pegar um brinquedo ou objeto de interesse.
- Procurar por objetos: quando percebe que um objeto sumiu, o bebê já o procura. Isso indica que ele já desenvolveu a noção de permanência do objeto.
- Age de forma intencional: com essa fase, bebês já são capazes de agir de forma intencional. Por exemplo, deixar objetos cair de propósito.
Marcos do desenvolvimento cognitivo até os 2 anos
Até os dois anos, bebês continuam a apresentar importantes marcos do desenvolvimento cognitivo. São eles:
De 1 ano a 1 ano e meio:
- Gostar de jogos de ação e reação: jogos e brincadeiras são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de crianças, por isso, gostar de jogos que envolvem ação e reação é muito importante. Outro ponto é que nesta fase eles já começam a se distanciar da pessoa cuidadora, mas sem perdê-la de vista.
- Explorar brinquedos de maneira ampla: aqui, bebês já estão interessados em descobrir quais são os atributos e funções de cada brinquedo.
De 1 ano e meio a 2 anos:
- Brincar de forma simbólica: importante para o desenvolvimento da imaginação. É nesta fase que a criança começa a brincar de maneira simbólica. Por exemplo: dar comida para a boneca ou servir chá para a pessoa cuidadora.
- Explora os efeitos de suas ações: lembra que entre 6 e 12 meses a criança começa a agir de forma intencional? Pois entre os 12 e 24 meses, ela tem interesse em explorar mais os efeitos das suas ações. Por isso, é comum que ela goste de brincadeiras como jogar o objeto de várias formas diferentes, construir torres e derrubá-las.
Vale reforçar que o desenvolvimento continua a acontecer mesmo após os 2 anos.
Quando buscar ajuda?
Assim como acontece com outros marcos do desenvolvimento, é importante buscar ajuda assim que se percebe que um ou mais marcos não foram atingidos na idade esperada.
É importante saber que isso nem sempre significa que a criança está no espectro do autismo, mas uma intervenção precoce pode ajudá-la a se desenvolver e também investigar a possibilidade de TEA ou outros transtornos do desenvolvimento.
Além disso, é importante saber o que é esperado para outras idades em aspectos como comunicação e socialização? Veja no nosso blog.