Índice de Conteúdos
A deficiência intelectual – também conhecida como Transtorno do Desenvolvimento Intelectual – é uma condição caracterizada por limitações nas habilidades mentais do indivíduo. Pessoas com esse diagnóstico apresentam o que conhecemos como inteligência abaixo da média.
Apresentar uma deficiência intelectual pode resultar em dificuldades nas habilidades que estão ligadas à inteligência, como atividades que envolvem o raciocínio, a resolução de problemas, planejamento, entre outras. Neste artigo, explicamos mais sobre este transtorno e qual sua relação com o autismo.
O que é deficiência intelectual?
Da mesma forma que acontece no caso do autismo, a deficiência intelectual é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades como:
- Interação social;
- Comunicação;
- Raciocínio lógico;
- Entre outras.
Prejuízos em outras áreas específicas também caracterizam essa deficiência. São elas:
- Aprendizado;
- Atenção;
- Memória;
- Linguagem da criança.
Sendo assim, as crianças diagnosticadas com esta condição apresentam desenvolvimento cognitivo e comportamental abaixo do esperado para crianças da mesma idade e podem ter dificuldades em realizar tarefas do dia a dia.
Apesar de não estar diretamente relacionada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), ela pode surgir como uma comorbidade – ou seja, uma condição adicional que vem junto ao diagnóstico de TEA. De acordo com o Programa Genoma e Neurodesenvolvimento (Progene), da USP, até 2% das pessoas diagnosticadas com autismo apresentam, também, deficiência intelectual.
Principais sintomas
Apesar de estar presente desde os primeiros meses de vida, a deficiência intelectual nem sempre é notada neste momento. Isso porque os casos mais leves podem ser percebidos somente quando a criança está na fase escolar, enquanto os casos moderados e severos podem ser identificados mais cedo.
Algumas das principais características apresentadas por pessoas com deficiência intelectual são:
Atraso no desenvolvimento
Da mesma forma que acontece com o autismo, pessoas com deficiência intelectual apresentam atraso no desenvolvimento e podem demorar a desenvolver a linguagem, por exemplo. Elas também têm dificuldades em realizar as chamadas atividades da vida diária (AVDs), como se vestir, tomar banho, escovar os dentes e etc. Outras características são:
- Dificuldade no aprendizado;
- Dificuldade de se adaptar em ambientes;
- Dependência ou pouca habilidade para tarefas cotidianas;
- Evolução lenta ou atrasada na coordenação motora.
Anomalias físicas
É possível identificar também algumas características físicas na criança desde o momento do parto ou pouco depois. As mais comuns são:
- Cabeça grande ou pequena demais;
- Peculiaridades faciais;
- Deformidades nos membros do corpo.
No entanto, essas características podem variar de criança para criança, não sendo possível determiná-las como um pré-requisito para o diagnóstico.
Doenças
Além disso, algumas doenças também podem ajudar a identificar a deficiência intelectual. Algumas delas são:
- Crescimento anormal;
- Convulsões;
- Distúrbios alimentares;
- Desenvolvimento motor do bebê lento e que não corresponde à expectativa para a idade.
Como tratar a deficiência intelectual no autismo?
O tratamento da deficiência intelectual depende da necessidade de cada indivíduo, mas normalmente é realizado por uma equipe multidisciplinar. Em alguns casos, também é possível que a criança precise ser acompanhada por neurologistas e pediatras especialistas em D.I.
Quer aprender mais sobre as comorbidades que podem ser identificadas junto ao diagnóstico de autismo? Leia o texto no nosso blog.