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O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que muda como as pessoas veem e interagem com o mundo.
A intervenção de uma criança com TEA será realizada a partir de objetivos traçados especificamente para ela. Esses conjunto de objetivos é chamado de PEI (`Plano de Educação individualizado).
Sendo cada criança única, a criação de um Plano de Educação Individualizado é essencial para atender às necessidades específicas de cada criança com autismo.
Esse plano, também chamado de PEI, é um documento fundamental que orienta as intervenções educativas e terapêuticas, garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam adaptados às capacidades e potencialidades de cada criança.
Mas como o PEI é estruturado? Como escolher os melhores objetivos para a criança? Neste artigo, vamos explorar em detalhes como as avaliações iniciais da criança com autismo se transformam em um PEI eficaz.
Abordaremos a importância do documento, as etapas envolvidas em sua criação, as estratégias e práticas recomendadas pela ciência, além de explicar como a Genial Care pode ser uma aliada para as famílias acompanharem o progresso da criança pelo seu aplicativo.
O que é o Plano de Educação Individualizado (PEI)?
O Plano de Ensino Individualizado, ou PEI, é um documento da criança que contém as habilidades da criança a serem desenvolvidas e as estratégias terapêuticas de como desenvolver essas habilidades.
Ele é um documento detalhado e personalizado que descreve os objetivos educacionais de uma criança neurodiversa, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Aqui na Genial Care, o Plano de Ensino Individualizado é organizado a partir da avaliação inicial, que é o momento em que são aplicados protocolos de avaliações globais do desenvolvimento, anamnese com a família, e avaliações de especialidades, tudo conforme as demandas e necessidades de cada criança.
Quando o PEI é finalizado, a equipe está pronta para iniciar a intervenção, considerando as habilidades, oportunidades de desenvolvimento da criança e melhores práticas baseadas em evidência para aquela criança especificamente.
Com isso, o documento é composto por:
- Plano inicial da criança — Identificação da criança/responsáveis e da nossa equipe da Genial Care;
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- Objetivos de ensino — Este item contempla os objetivos terapêuticos, baseados nos resultados coletados na avaliação inicial. Os objetivos são selecionados a partir de protocolos padrão ouro de desenvolvimento infantil.
- Estratégias de ensino: este item descreve quais são as estratégias de ensino selecionadas a partir de práticas baseadas em evidência para o desenvolvimento das habilidades da criança. Como a estratégia será implementada é individual para cada criança.
Qual o objetivo do Plano de Educação Individualizado (PEI)?
O objetivo principal do PEI é o de apresentar as metas e objetivos de ensino de cada criança para a família e o time multidisciplinar que será responsável pelo seu desenvolvimento. Assim, o documento consegue ajudar a organizar as intervenções e guiar as estratégias que precisam ser aplicadas.
Além disso, faz parte de uma intervenção de qualidade a consistência no que todos os envolvidos estão desenvolvendo na criança TEA e a clareza sobre a evolução da criança.
O Plano de Ensino Individual garante que haja consistência no foco de todos que estão trabalhando para o desenvolvimento da criança e possibilita que todos que a acompanham estejam atentos, a partir das métricas coletadas, sobre se a criança está evoluindo no que está sendo trabalhado.
Como o PEI é construído após as avaliações?
Os objetivos do PEI são construídos baseados nas informações coletadas na avaliação inicial com a criança, considerando Anamnese, avaliação de especialidades e protocolos e instrumentos avaliativos, como o Vineland-3 — usados aqui na Genial Care.
Assim que o time finaliza esse processo, são selecionados alvos de ensino que serão trabalhados no PEI.
Para finalizar a construção do Plano de Ensino Individualizado, existe um encontro da equipe onde os alvos e metas terapêuticas são discutidos e selecionados para a intervenção e validados com os familiares, sendo parte imprescindível na construção do PEI
Os itens então tornam-se objetivos que devem ser compostos por:
- Descrição da habilidade: descrição da resposta esperada, para o terapeuta observar em relação a esta habilidade;
- Critério de aquisição: uma quantidade mensurável que indique quando esta habilidade foi adquirida;
- Alvo: qual é o alvo de ensino da criança dentro daquelas habilidades, considerando o que é relevante para a criança e funcional em seu dia a dia.
É muito importante lembrarmos que, ele se chama Plano de Ensino Individualizado, pois é único, individual e pensado de forma minuciosa para uma criança e contexto familiar específico.
Coleta de dados e acompanhamento do PEI
A coleta de dados é uma parte contínua e crítica da avaliação e acompanhamento da criança. Inclui observações diretas da criança, entrevistas com pais e cuidadores, e a utilização de ferramentas padronizadas de avaliação.
Os dados coletados fornecem uma visão detalhada das necessidades e habilidades da criança.
Além disso, esse documento deve ser revisado regularmente a partir do desenvolvimento da criança.
Se a criança estiver evoluindo, o PEI deve ser reorganizado para refletir o progresso da criança e, caso não esteja, os objetivos, assim como estratégias do Plano de Ensino Individual, devem ser revistos e adequados para promover o desenvolvimento.
Isso garante que o Plano de Educação Individualizado permaneça relevante e eficaz ao longo de todo desenvolvimento infantil.
Como a Genial Care facilita o acompanhamento do PEI para as famílias?
A Genial Care é uma rede de cuidado de saúde atípica referência na América Latina. Especializada no cuidado e desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias.
Aqui, nós unimos modelos terapêuticos avançados, suporte educacional e tecnologia própria para maximizar a qualidade de vida e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas no processo de intervenção.
O Plano de Ensino Individual faz parte da qualidade de intervenção entregue pela Genial Care e, aqui, utilizamos da tecnologia para melhor alinhamento de todos que acompanham a criança através da visualização do PEI.
Assim, disponibilizamos a visualização do PEI da criança direto pelo nosso aplicativo. Com isso, as pessoas cuidadoras conseguem ter acesso a uma lista de objetivos válidos que estão sendo trabalhados na evolução da criança.
Nesse sentido, focamos em garantir que todas as famílias acompanhem o desenvolvimento de suas crianças e possam ter espaços centralizados para olhar esses avanços.
Ao clicar em um dos objetivos da lista, as famílias podem ver instruções, disciplinas trabalhadas e outras informações de acompanhamento desde que ele foi planejado.
Com isso, nosso aplicativo se torna cada vez mais uma extensão do trabalho clínico feito pela Genial Care e facilita a troca das famílias com os terapeutas do caso. Isso proporciona maior envolvimento e compreensão do processo educacional e terapêutico da criança.
Conclusão
O desenvolvimento de um Plano de Educação Individualizado (PEI) é um processo fundamental para garantir que crianças com autismo recebam intervenções adaptadas e pensadas às suas necessidades únicas.
A avaliação inicial detalhada e a colaboração da equipe multidisciplinar são essenciais para criar um PEI eficaz e personalizado. Com as estratégias certas e o apoio adequado, é possível proporcionar uma educação inclusiva e intervenção de qualidade que permita à criança com autismo desenvolver seu máximo potencial.
Em nosso blog já temos um conteúdo completo sobre como o PEI ajuda na inclusão e aprendizado da pessoa autista no ambiente escolar. Leia esse conteúdo para continuar aprendendo:
2 respostas para “Como as avaliações da criança com autismo se tornam um Plano de Educação Individualizado (PEI)?”
Olá, sou Psicólogo e pós graduando em análise do comportamento aplicado.
Encaminhei meu currículo para análise, também já realizei o curso autismo 360, e estou aguardando o encontro on-line que consegui agendamento apenas para ocorrer no dia 05/05.
De toda forma gostaria apenas de sinalizar novamente meu legítimo interesse em integrar à equipe da Genialcare. Quem me indicou vocês foi a Gabriela Biassi da Unidade Norte.
Tenho disponibilidade para carga horária superior a 30h
Possibilidade para diversas unidades como: Morumbi, Anália Franco, paraíso, Tatuapé, Santana.
Desde já agradeço
Atenciosamente
Felipe Vieira
Meu contato 11 982262473
Olá, Felipe. Como vai? Esperamos que muito bem.
Agradecemos seu reforço. Dia 05/05 já é logo ali. Aguarde que assim como você, nós estamos ansiosos por esse encontro.
Abraços.