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Professora praticando plano de educação individualizado com aluno autista.

Como as avaliações da criança com autismo se tornam um Plano de Educação Individualizado (PEI)?

Esse conteúdo passou por revisão clínica de Alice Tufolo, Psicóloga e Conselheira clínica da Genial Care | CRP 06124238


 

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que muda como as pessoas veem e interagem com o mundo.

A intervenção de uma criança com TEA será realizada a partir de objetivos traçados especificamente para ela. Esses conjunto de objetivos é chamado de PEI (`Plano de Educação individualizado).

Sendo cada criança única, a criação de um Plano de Educação Individualizado é essencial para atender às necessidades específicas de cada criança com autismo.

Esse plano, também chamado de PEI, é um documento fundamental que orienta as intervenções educativas e terapêuticas, garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam adaptados às capacidades e potencialidades de cada criança.

Mas como o PEI é estruturado? Como escolher os melhores objetivos para a criança? Neste artigo, vamos explorar em detalhes como as avaliações iniciais da criança com autismo se transformam em um PEI eficaz.

Abordaremos a importância do documento, as etapas envolvidas em sua criação, as estratégias e práticas recomendadas pela ciência, além de explicar como a Genial Care pode ser uma aliada para as famílias acompanharem o progresso da criança pelo seu aplicativo.

O que é o Plano de Educação Individualizado (PEI)?

O Plano de Ensino Individualizado, ou PEI, é um documento da criança que contém as habilidades da criança a serem desenvolvidas e as estratégias terapêuticas de como desenvolver essas habilidades.

Ele é um documento detalhado e personalizado que descreve os objetivos educacionais de uma criança neurodiversa, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Aqui na Genial Care, o Plano de Ensino Individualizado é organizado a partir da avaliação inicial, que é o momento em que são aplicados protocolos de avaliações globais do desenvolvimento, anamnese com a família, e avaliações de especialidades, tudo conforme as demandas e necessidades de cada criança.

Quando o PEI é finalizado, a equipe está pronta para iniciar a intervenção, considerando as habilidades, oportunidades de desenvolvimento da criança e melhores práticas baseadas em evidência para aquela criança especificamente.

Com isso, o documento é composto por:

  • Plano inicial da criança — Identificação da criança/responsáveis e da nossa equipe da Genial Care;
    • Objetivos de ensino — Este item contempla os objetivos terapêuticos, baseados nos resultados coletados na avaliação inicial. Os objetivos são selecionados a partir de protocolos padrão ouro de desenvolvimento infantil.
    • Estratégias de ensino: este item descreve quais são as estratégias de ensino selecionadas a partir de práticas baseadas em evidência para o desenvolvimento das habilidades da criança. Como a estratégia será implementada é individual para cada criança.

Qual o objetivo do Plano de Educação Individualizado (PEI)?

O objetivo principal do PEI é o de apresentar as metas e objetivos de ensino de cada criança para a família e o time multidisciplinar que será responsável pelo seu desenvolvimento. Assim, o documento consegue ajudar a organizar as intervenções e guiar as estratégias que precisam ser aplicadas.

Além disso, faz parte de uma intervenção de qualidade a consistência no que todos os envolvidos estão desenvolvendo na criança TEA e a clareza sobre a evolução da criança.

O Plano de Ensino Individual garante que haja consistência no foco de todos que estão trabalhando para o desenvolvimento da criança e possibilita que todos que a acompanham estejam atentos, a partir das métricas coletadas, sobre se a criança está evoluindo no que está sendo trabalhado.

Como o PEI é construído após as avaliações?

Os objetivos do PEI são construídos baseados nas informações coletadas na avaliação inicial com a criança, considerando Anamnese, avaliação de especialidades e protocolos e instrumentos avaliativos, como o Vineland-3 — usados aqui na Genial Care.

Assim que o time finaliza esse processo, são selecionados alvos de ensino que serão trabalhados no PEI.

Para finalizar a construção do Plano de Ensino Individualizado, existe um encontro da equipe onde os alvos e metas terapêuticas são discutidos e selecionados para a intervenção e validados com os familiares, sendo parte imprescindível na construção do PEI

Os itens então tornam-se objetivos que devem ser compostos por:

  • Descrição da habilidade: descrição da resposta esperada, para o terapeuta observar em relação a esta habilidade;
  • Critério de aquisição: uma quantidade mensurável que indique quando esta habilidade foi adquirida;
  • Alvo: qual é o alvo de ensino da criança dentro daquelas habilidades, considerando o que é relevante para a criança e funcional em seu dia a dia.

É muito importante lembrarmos que, ele se chama Plano de Ensino Individualizado, pois é único, individual e pensado de forma minuciosa para uma criança e contexto familiar específico.

Coleta de dados e acompanhamento do PEI

A coleta de dados é uma parte contínua e crítica da avaliação e acompanhamento da criança. Inclui observações diretas da criança, entrevistas com pais e cuidadores, e a utilização de ferramentas padronizadas de avaliação.

Os dados coletados fornecem uma visão detalhada das necessidades e habilidades da criança.

Além disso, esse documento deve ser revisado regularmente a partir do desenvolvimento da criança.

Se a criança estiver evoluindo, o PEI deve ser reorganizado para refletir o progresso da criança e, caso não esteja, os objetivos, assim como estratégias do Plano de Ensino Individual, devem ser revistos e adequados para promover o desenvolvimento.

Isso garante que o Plano de Educação Individualizado permaneça relevante e eficaz ao longo de todo desenvolvimento infantil.

Como a Genial Care facilita o acompanhamento do PEI para as famílias?

A Genial Care é uma rede de cuidado de saúde atípica referência na América Latina. Especializada no cuidado e desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias.

Aqui, nós unimos modelos terapêuticos avançados, suporte educacional e tecnologia própria para maximizar a qualidade de vida e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas no processo de intervenção.

O Plano de Ensino Individual faz parte da qualidade de intervenção entregue pela Genial Care e, aqui, utilizamos da tecnologia para melhor alinhamento de todos que acompanham a criança através da visualização do PEI.

Assim, disponibilizamos a visualização do PEI da criança direto pelo nosso aplicativo. Com isso, as pessoas cuidadoras conseguem ter acesso a uma lista de objetivos válidos que estão sendo trabalhados na evolução da criança.

Nesse sentido, focamos em garantir que todas as famílias acompanhem o desenvolvimento de suas crianças e possam ter espaços centralizados para olhar esses avanços.

Ao clicar em um dos objetivos da lista, as famílias podem ver instruções, disciplinas trabalhadas e outras informações de acompanhamento desde que ele foi planejado.

Com isso, nosso aplicativo se torna cada vez mais uma extensão do trabalho clínico feito pela Genial Care e facilita a troca das famílias com os terapeutas do caso. Isso proporciona maior envolvimento e compreensão do processo educacional e terapêutico da criança.

Conclusão

O desenvolvimento de um Plano de Educação Individualizado (PEI) é um processo fundamental para garantir que crianças com autismo recebam intervenções adaptadas e pensadas às suas necessidades únicas.

A avaliação inicial detalhada e a colaboração da equipe multidisciplinar são essenciais para criar um PEI eficaz e personalizado. Com as estratégias certas e o apoio adequado, é possível proporcionar uma educação inclusiva e intervenção de qualidade que permita à criança com autismo desenvolver seu máximo potencial.

Em nosso blog já temos um conteúdo completo sobre como o PEI ajuda na inclusão e aprendizado da pessoa autista no ambiente escolar. Leia esse conteúdo para continuar aprendendo:

PEI para autistas

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2 respostas para “Como as avaliações da criança com autismo se tornam um Plano de Educação Individualizado (PEI)?”

  1. Olá, sou Psicólogo e pós graduando em análise do comportamento aplicado.

    Encaminhei meu currículo para análise, também já realizei o curso autismo 360, e estou aguardando o encontro on-line que consegui agendamento apenas para ocorrer no dia 05/05.

    De toda forma gostaria apenas de sinalizar novamente meu legítimo interesse em integrar à equipe da Genialcare. Quem me indicou vocês foi a Gabriela Biassi da Unidade Norte.

    Tenho disponibilidade para carga horária superior a 30h
    Possibilidade para diversas unidades como: Morumbi, Anália Franco, paraíso, Tatuapé, Santana.

    Desde já agradeço
    Atenciosamente
    Felipe Vieira

    Meu contato 11 982262473

    • Olá, Felipe. Como vai? Esperamos que muito bem.

      Agradecemos seu reforço. Dia 05/05 já é logo ali. Aguarde que assim como você, nós estamos ansiosos por esse encontro.

      Abraços.

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