Pesquisar

Mitos e verdades do autismo

Quais são os mitos e verdades do autismo? Ao longo do tempo, surgem diversas informações sobre o TEA, seu surgimento, causas e até formas de tratamento que podem ou não ser verdade. Ainda assim, são informações que se espalham rapidamente, atingindo um grande número de pessoas e causando alarde e pânico em muitas famílias que convivem com o autismo no Brasil e no mundo. Alguns desses mitos são antigos. Como “autismo é causado pela falta de amor das mães”, “vacina causa autismo”, “toda pessoa com autismo é muito inteligente”, entre outros. E mesmo assim continuam a causar desinformação por onde chegam. O caso das vacinas, por exemplo, surgiu no final dos anos 1990. E mesmo tendo sido desmentido diversas vezes, ainda causa problemas quando famílias em diversos lugares do mundo insistem em não vacinar as crianças com medo de que elas desenvolvam o TEA. Esse é apenas um dos muitos casos de mitos do autismo que causam desinformação. Existem muitos – e mais sérios – do que esse. Mas como saber se uma informação sobre autismo é verdadeira ou não? O primeiro passo é buscar por fontes de informação confiáveis e sempre se basear na ciência e em profissionais qualificados para tirar dúvidas e aprender mais sobre o TEA. Nesta seção, falamos mais sobre os mitos e verdades do autismo, trazendo a história por trás de cada um deles, as suposições e também a verdade que permeia cada um. Somente com informação de qualidade se desconstrói e derruba um mito que causa problemas a muitas famílias. Veja nosso conteúdo disponível aqui 😉

Pesquisar

Artigos

Mitos e verdades do autismo

Todos os nossos posts

Pessoa montando quadrado com Tangram com tons de Roxo.
Tangram: um quebra-cabeça milenar que ajuda crianças com autismo
Menina com hiperlexia deitada lendo livro
Sua criança começou a ler muito cedo? Entenda a relação entre hiperlexia e autismo
Genes do Autismo: imagem mostra dois DNA's em foto ampliada de telescópio.
Genes do autismo: estudo inédito identifica 134 genes ligados ao TEA
Criança com autismo leve sentada à mesa segurando um tablet.
O que é autismo leve? Conheça os sinais, intervenções e mais
Imagem ilustrando a importância da terapia ocupacional no Autismo. Menino feliz brincando em balanço e terapeuta ao lado observando seu desenvolvimento.
A importância da terapia ocupacional e o cenário da profissão no Brasil
Crianças brincando com jogos lúdicos em uma sala de estar. Elas estão sentadas no chão e abrem uma caixa com blocos de madeira.
A importância dos jogos lúdicos em sala de aula para o desenvolvimento do aluno autista

Receba conteúdos geniais!

Junte-se a quem aprende todos os dias sobre autismo. Receba conteúdos
voltados para TEA e conceitos clínicos didáticos.

Blog da Genial
man-and-child.webp
Terapias pelo seu plano com início imediato
Garanta o início das terapias da sua criança nas unidades de Morumbi ou Pinheiros, em São Paulo.
Conheça todas as nossas unidades na Grande São Paulo.