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desenvolvimento infantil: imagem tem fundo salmão e crianças de diferentes idades

Desenvolvimento infantil: o que observar entre 7 e 12 anos?

Já falamos sobre a importância de conhecer os marcos do desenvolvimento infantil quando a criança tem de 0 a 6 anos de vida. E essa  observação ainda é essencial quando ela tem de 7 a 12 anos, ou seja, está passando por uma importante transição da infância para a adolescência e consequentemente, tem novas aquisições intelectuais, psicológicas e sociais.

Nesta fase, ela vai ser alfabetizada e, além da família, a escola também passa a ter um papel fundamental na sua formação. Assim como na primeira infância [0-6 anos], também existem alguns marcos do desenvolvimento que devemos analisar nesse período. Conheceremos eles neste texto.

Desenvolvimento infantil de 7 a 12 anos e marcos do desenvolvimento

7 anos 

  • Conseguir compreender e escrever letras bastão e cursiva
  • Entender conceitos matemáticos mais complexos
  • Deixe de lado o egocentrismo, muito presente na primeira infância, e passe a demonstrar empatia e caridade

8 anos

  • Estabelecer relações de amizade sólidas
  • Ter conhecimentos dos seus gostos e interesses pessoas
  • Demonstra interesse por práticas esportivas relacionadas a seus gostos pessoais

9 a 12 anos

  • Mudança de interesse das atividades lúdicas para as consideradas “mais adultas”, como consumir série de TV, ler livros, mexer no celular e conversar com os amigos
  • Passar a ter uma percepção mais realista do mundo
  • Apresenta uma independência guiada: conhece seus direitos e deveres e já tem responsabilidade por eles

Devo me preocupar?

O fato de notar que seu filho ou filha não atingiu algum desses marcos não é motivo para preocupação em si. No entanto, é importante se atentar se dois ou mais deles não foram alcançados e onde mora a dificuldade para que sejam.

Apesar de, nesta fase, a criança já estar maior, é importante manter um acompanhamento médico/pediátrico que vai avaliar como está seu crescimento e se existem pontos de atenção que precisam ou podem precisar de intervenção no futuro.

Além disso, alguns transtornos ou condições podem ser diagnosticados mais facilmente nesta fase, quando se tratam de sinais mais leves ou relacionados à aprendizagem, como a dislexia, por exemplo. Em alguns casos, até mesmo a suspeita de autismo pode surgir nesta etapa. Se confirmada, qual o próximo passo a seguir? Leia aqui.

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