Já está disponível na Globoplay a segunda temporada de "As Five", série spinoff de "Malhação: viva a diferença". Dessa vez os desafios são maiores, e a amizade delas enfrenta problemas que antes eram insignificativos.
Além da relação interpessoal do quinteto de amigas, quem vive um dilema é a personagem Benedita, carinhosamente apelidada de Benê, que é diagnosticada com a Síndrome de Asperger, e por isso tem dificuldades de se relacionar socialmente com as pessoas ao redor.
A Síndrome de Asperger na verdade é um termo não mais usado, pois, de acordo com os critérios de diagnósticos do DMS-5 e o CID-11, pessoas que se enquadram nessa síndrome, na verdade podem possuir nível 1 de suporte do autismo, conhecido também como autismo leve.
Em "Malhação: viva a diferença" a personagem Benê explicou para os pais que "é uma síndrome que dficulta minha capacidade de socialização. E descobrir isso foi muito bom!".
"É que, de repente, por causa disso, eu descobri um monte de coisas sobre mim! Isso explicava a minha dificuldade de fazer amigos". Esse sinal do autismo faz parte da díade do autismo, em que a pessoa com TEA tem dificuldade de se relacionar com o mundo ao redor.
Na nova temporada de "As Five", Benê vive um novo relacionamento, e experimenta novas sensações e desafios com uma pessoa tão diferente de si, por isso, alguns conflitos englobam a trama e atinge diretamente a relação com as melhores amigas.
"As fives" já está completa e disponível na Globoplay. Ao todo são duas temporadas, com 18 episódios no total. Para conhecer outras séries com personagens no espectro acesse o Blog da Genial Care!