Muitas famílias buscam por salas adaptadas de cinema para autista por conta da hipersensibilidade que pode gerar desconforto. Nesse aspecto, nasceu a Sessão Azul. Continue por aqui para saber mais!
A Sessão Azul é um projeto criado por duas psicólogas com o objetivo de ajudar famílias a encontrar ambientes inclusivos para levar suas crianças com autismo para um passeio divertido.
Trata-se de cinema com salas adaptadas com sons mais baixos e luz acessa, para que as crianças autistas ou com qualquer distúrbio sensorial se sintam mais confortáveis durante todo o filme.
Ah, e sabe aqueles trailers comerciais? Não são transmitidos os que não fazem parte do filme. Além disso, todos podem entrar e sair quando quiser, dançar, gritar ou cantar à vontade.
A iniciativa é uma parceria com as redes de cinema Cinemark, Cinépolis e UCI, e conta com voluntários treinados para saber como lidar com situações que podem ocorrer durante o filme.
E as sessões inclusivas são realizadas nos estados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Pará. É possível acompanhar a programação no site do projeto.
O acesso a cultura e ao lazer é essencial para o desenvolvimento de crianças autistas, pois, além de ser uma forma de inclusão, é uma oportunidade de estimular a independência.
Mas sabemos que a socialização é apenas uma dentre as diversas preocupações e inseguranças que surgem com o diagnóstico de autismo. Acesse nosso guia de direitos das pessoas autistas!