para famílias
O primeiro passo antes do diagnóstico, é observar os sinais de autismo, que podem ser observados ainda na primeira infância, ou serem percebidos na vida adulta, e é aí que vem o diagnóstico tardio.
E quais são as características do autismo? Cada pessoa é única, portanto perceberá diferentes sinais em sua vivência, mas o autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado pela dificuldade de comunicação e socialização, além de apresentar comportamentos restritos e repetivivos.
Além disso, é preciso lembrar que o autismo é divido em níveis de suporte (do 1 ao 3 - leve, moderado e severo), portanto, quando desconfiado dos sinais do autismo, é preciso procurar um profissional que vai fazer uma avaliação e entender se a pessoa está no espectro ou não.
Após a avaliação (que não dura apenas uma sessão), o profissional escreve um relatório detalhado com o diagnóstico e conversa com a pessoa ou os responsáveis. Se o diagnóstico for positivo, o relatório também pode incluir informações sobre o nível de suporte.
Se o diagnóstico de autismo for confirmado, o próximo passo é desenvolver um plano de intervenção que pode incluir terapias, serviços educacionais e apoio familiar.
Para saber mais do assunto, acesse o blog da Genial Care: