terapia ocupacional

Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber!

A brincadeira é uma ótima forma de ensinamento na infância, pois ajuda a criança a interagir com o meio em que vive e entender mais sobre si mesma. Por isso, os brinquedos para autismo são fundamentais!

O brinquedo no processo de aprendizagem da criança com TEA funciona, principalmente, como um estímulo sensorial para trabalhar com a neuroplasticidade

Outro ponto importante é que os brinquedos ajudam a motivar e engajar os indivíduos durante as sessões, sendo uma forma de desenvolver o trabalho junto da pessoa no espectro e também na família. 

Muitas vezes é mais fácil fortalecer, ou até mesmo construir, um vínculo com uma criança nas primeiras sessões quando se tem um brinquedo querido por ela, pois isso gera uma certa proximidade.

Mas como escolher o brinquedo certo? A dica aqui é observar e entender quais são os interesses da criança, sem se apegar tanto a faixa etária, mas identificando os repertórios necessários.

Não podemos esquecer de que, quando a criança brinca, ela está em contato com algum tipo de regra, e isso vai ajudá-la a desenvolver as habilidades destinadas àquela atividade específica. 

Viu? São vários os benefícios de estimular o ato de brincar da criança com TEA, como: consciência corporal, desenvolvimento cognitivo, estímulo à interatividade, entre muitos outros!

Para saber mais sobre brinquedos para autismo, acesse nosso blog e confira mais informações, dicas, além de como utilizar essa ferramenta como regulador emocional!