autismo em adultos
Ouvimos falar sobre o diagnóstico de Autismo em crianças, mas em adultos também acontece e é cada vez mais comum. Neste caso são necessários outros procedimentos e avaliações.
O diagnóstico tardio de Autismo acontece, principalmente, porque as pessoas se identificam com conhecidos que estão no espectro ou até mesmo com personagens de séries e filmes.
Aqui a psicologia e psiquiatria têm papel fundamental. Primeiro, os profissionais fazem uma entrevista inicial, coletam dados e, em alguns casos, preenchem escalas para direcionar o diagnóstico.
Caso se identifique que existe a possibilidade daquela pessoa estar no espectro Autismo, pode haver o encaminhamento para uma avaliação neuropsicológica.
A avaliação neuropsicológica tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo. Assim, é possível avaliar com mais precisão as suspeitas de Autismo.
Esse é o grande diferencial do diagnóstico tardio, porque requer uma série de procedimentos neurológicos e psicológicos que devem ser minuciosos, como testes, anamnese e observação clínica.
Quer saber mais sobre o Autismo em adultos? Então confira o post completo no blog da Genial Care! Nós te ajudamos nesta busca por respostas!