Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados
Quando você pensa em uma torcida de futebol, daquelas que passam na tarde de domingo na TV, como você imagina os torcedores? Pouco se pensa a respeito de pessoas neurodivergentes e Pessoas Com Deficiência (PCDs) ocupando esses espaços.
As torcidas inclusivas fazem parte de um movimento importante que tem ganhado destaque no mundo do futebol. Nesse ambiente de torcida, a paixão e o amor pelo esporte transcendem barreiras e unem pessoas de diferentes origens e identidades.
Essas torcidas visam criar um ambiente acolhedor e acessível para todos os torcedores, promovendo a inclusão de pessoas neurodivergentes, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Um exemplo de torcida inclusiva, é a Autistas Alvinegros, que vibram pelo time paulistano Corinthians.O grupo começou a acompanhar o time em abril de 2022 e estão presentes em jogos da categoria regular, feminina e time de base.
Essa paixão pelo time Corinthians resultou na construção de uma sala adaptada para os torcedores com TEA torcerem com tranquilidade: longe dos estímulos sensoriais e do calor da multidão. Além disso, possuem ingresso gratuito para os jogos, e desconto na entrada de até 3 acompanhantes.
Outras torcidas também possuem espaços dedicados para que neurodivergentes aproveitem sem estresse o momento de jogo, como a torcida do Náutico (em Recife) e a Coritiba (Paraná).
O futebol consegue unir pessoas de diferentes origens e identidades, e as torcidas inclusivas estão deixando sua marca, mostrando que o amor pelo esporte não conhece limites!
Conheça mais torcidas inclusivas em nosso post sobre o tema: