7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo
O relatório descritivo começa pela introdução, que nada mais é do que uma apresentação da criança. Vale incluir uma breve explicação do porquê você está fazendo o relatório.
1º passo: introdução
Aqui você vai colocar informações que considere relevantes, por exemplo: idade, coisas que ela gosta e que não gosta, histórico médico, intervenções, rotina e medicamentos.
2º passo: características da criança
Além da família, os profissionais que acompanham a criança, como professores, terapeutas e médicos, podem ter informações importantes sobre o desenvolvimento dela.
3º passo: converse com quem acompanha a criança
Aqui, mencione os atrasos ou desafios específicos do autismo que a criança tenha, como dificuldades na coordenação motora grossa e fina, por exemplo.
4º passo: seja sincero sobre o desenvolvimento da criança
Além das dificuldades, seja sincero sobre o comportamento da criança. Isso ajudará no processo de desenvolvimento e interação social.
5º passo: sobre o comportamento da criança também!
Conte como a criança tem respondido às intervenções. Aqui, você pode incluir as terapias que ela faz, medicamentos que toma e outros recursos.
6º passo: fale sobre a resposta da criança às intervenções
Para concluir o relatório, faça um resumo das informações de forma clara e coerente, e aponte sugestões para ajudar no desenvolvimento da criança na escola.
7º passo: conclusão
Seguindo essas etapas, você conseguirá produzir um relatório descritivo eficaz da criança com autismo para a escola. Clique no botão aqui embaixo e use nosso modelo de relatório descritivo.