entretenimento

3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol

As torcidas de futebol são muito importante nos momentos de jogos, afinal, são os torcedores que demonstram o maior apoio para os jogadores durante a partida. 

Mas, quando você pensa em uma torcida, você imagina uma típica torcida de futebol, aquelas que vemos na TV em uma tarde de domingo, você considera a presença de torcedores autistas e outras Pessoas Com Deficiência (PCDs) nesses espaços?

Nem todo mundo considerada essa inclusão, mas ela existe e é muito importante. E esse cenário tem sido mudado graças a torcidas autistas e neurodiversas, que marcam presença nas partidas em estádios.

Por meio de iniciativas de conscientização, as torcidas se dedicam a desconstruir estereótipos e combater o preconceito, promovendo empatia e respeito em relação aos torcedores autistas. Vamos conhecer algumas delas?

Autistas Alvinegros (Corinthians) - além de apoiar o time em jogos de campeonatos regulares, a torcida faz questão de estar presente nos jogos da equipe feminina e da categoria de base para demonstrar seu amor pelo time do coração.

Autistas Rubo-Negros (Flamengo) - Além de sempre estar presente nos estádios, os torcedores autistas do flamengo também movimentam as redes sociais conscientizando as pessoas sobre o TEA.

Gremistas no espectro (Grêmio) - Agora os torcedores autistas ganharam um espaço confortável e adaptado para curtir os jogos do time do coração. O Projeto Espectro Azul, transformou o camarote 52 da Arena em uma sala sensorial especialmente preparada para receber, com exclusividade, torcedores autistas e seus familiares. 

Quer conhecer mais torcidas? Acesse o blog da Genial Care!