Entretenimento

Dia Nacional do Futebol: inclusão e emoções das pessoas com TEA

As torcidas inclusivas são espaços e movimentos de torcedores apaixonados pelos seus times, que permitem inclusão em diversos estádios brasileiros, aumentando a representatividade no futebol para pessoas com TEA ou PCDs.

Torcidas inclusivas

Atletas autistas ajudam a aumentar a representatividade e diversidade de pessoas no TEA. Já que, o reconhecimento do diagnóstico é um direito para todas as pessoas. Já ouviram dizer que Lionel Messi é autista? Pois é, essa é uma FakeNews! Mas, será que existe algum jogador brasileiro no espectro autista?

Atletas autistas

Sim! Existe e é um craque em campo, na inclusão e conscientização! O jogador Caio Pedro da Silva (Zagueiro do Atlético Cearense), é uma pessoa autsta e tem surdez. Foi no esporte que ele encontrou uma oportunidade para sua vida financeira.

Diversos estádios nacionais possuem salas sensoriais para acolhimento de crianças com autismo. Essas salas possuem acustíca que abafa boa parte dos sons do estádio, brinquedos sensoriais e um vista ótima para o campo de futebol, permitindo que elas possam assistir ao jogos sem se sobrecarregar.

Estádios com  salas sensoriais

Cada vez mais vemos crianças com TEA entrando com seus heróis no campo de jogo. Dá para sentir e felicidade delas.

Crianças autistas entrando em campo 

Os jogadores tem um papel importantíssimo de influência. O goleiro Cássio (Cruzeiro-MG), é um ótimo exemplo. Pai da Maria, menina com Autismo, Cássio sempre foi engajado e levantou a bandeira da consicentização sobre o espectro.

Jogadores engajados

Como vimos, futebol não é apenas um esporte. Todo ecosistema envolto trás muita paixão e cada vez mais, a inclusão gera novos caminhos e acesso para pessoas neurodivergentes!

E você, sabia que hoje comemora-se o dia Nacional do Futebol? Aproveite para ver nossa lista de torcidas inclusivas do futebol!