Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que muda a forma como as pessoas veem e interagem com o mundo, e que em muitos casos cria barreiras no processamento sensorial de informações.
Em alguns casos, essas dificuldades na transmissão de informações causam muito estresse, o que gera sobrecarga e angústia nas pessoas com autistas.
O transtorno do processamento sensorial é uma condição associada ao autismo e ocorre quando o sistema nervoso tem dificuldade em assimilar estímulos do ambiente. Assim, podem existir dois tipos de crises: Meltdown e Shutdown
Meltdowné uma sobrecarga sensorial mais intensa, como um colapso. Por ser uma crise explosiva. É comum acontecer a perda de controle emocional e comportamentos extremos repetitivos e agressivos.
Já o Shutdown é uma crise interna. Ocorre quando a pessoa com autismo fica isolada, desconecta com o ambiente e/ou paralisada.
Meltdown e Shutdown são aspectos sensoriais que podem acontecer com frequência na vida de uma pessoa com autismo. É muito importante conhecer os limites aos estímulos sensoriais para proporcionar um ambiente compreensivo.
Você já conhecia esses termos?Temos um conteúdo completo sobre o assunto em nosso blog. Não deixe de acessar para saber mais sobre o assunto