NEWS

Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso e Gio Ewbank

“Síndrome sensorial”, esse é o diagnóstico que Bless, filho dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, recebeu após uma consulta médica em São Paulo.

Foi a própria Gio que contou sobre o transtorno do filho no podcast “Quem Pode, Pod”, apresentado por ela e por Fernanda Paes Leme que tinha como convidado o jornalista Manoel Soares.

Segundo ela, o menino de 8 anos se queixava constantemente sobre algumas sensações do dia a dia, como cheiro de cebola ou pisar na grama.

“Quando ele pisava na grama sempre falava: ‘Me tira daqui!’. E eu falava: ‘Filho, para de frescura, é só grama’. Também não gostava de ir para o meio do mato, pois o barulho das moscas o incomodava”.

Ela ainda confessou o diagnóstico a fez se sentir culpada pelas vezes em que repreendeu o filho. “Ele ouve mais do que nós todos, ele sente o tato e cheiro mais do que todos nós”, contou.

Gio afirmou que ela e o marido Bruno chegaram a considerar o fato do menino estar no espectro do autismo, pois, segundo ela, uma das características de Bless era constantemente parecer “muito aéreo”.

Mas após consultar um médico especialista em desenvolvimento infantil, o diagnóstico foi de “síndrome sensorial”, que, na verdade é um Transtorno do Processamento Sensorial (TPS).

A TPS é uma condição no qual o sistema nervoso apresenta dificuldades para processar os estímulos do ambiente e dos sentidos. No caso de Bless, há uma "hipersensibilidade” aos estímulos do ambiente.

O Transtorno do Processamento Sensorial pode ser bem comum no autismo. Acesse o texto do blog para saber mais sobre essa condição.