Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje
Certamente você já ouviu falar que Messi é autista. No entanto, esse boato é totalmente falso e está relacionado ao talento do jogador de futebol. Acompanhe o conteúdo e veja detalhes desta história!
Lionel Messi é um jogador de futebol argentino conhecido por seus grandes feitos dentro do esporte, como o recorde de sete Bolas de Ouro/Melhor Jogador do Mundo pela FIFA e seis Chuteiras de Ouro.
Além de todas essas conquistas, o craque, que atua como capitão da seleção Argentina, venceu a Copa do Mundo do Catar de 2022, após uma emocionante decisão contra a França.
O alto nível técnico que lhe rendeu o título de melhor jogador do mundo e o comportamento tímido do atleta lembra alguns comportamentos comuns no autismo, e daí que surgiu o boato de que Messi é autista.
Essas características ganharam evidência quando o jornalista Roberto Amado publicou em seu site "Poucas Palavras", em 2013, que Messi havia sido diagnosticado com Síndrome de Asperger aos 8 anos.
No texto intitulado “Como o autismo de Messi ajudou-o a ser gênio”, Amado compara o jogador com o personagem Raymond, do filme Rain Man (1980), um dos primeiros de Hollywood a retratar um personagem autista.
A história repercutiu quando o senador Romário twittou: “Vocês sabiam que o Messi tem Síndrome de Asperger? É uma forma leve de autismo, que deu a ele o dom do foco e concentração acima de tudo e de todos”.
O post chegou até o pai de Messi, que negou os boatos e ameaçou processar o político. Segundo a família, o jogador teve apenas um problema de saúde na infância causado por uma deficiência hormonal.
A afirmação foi comprovada pelo médico Diego Schwarzstein, que acompanhou o caso do argentino, e disse para o UOL Esporte que Messi nunca foi diagnosticado como Asperger ou qualquer outra forma de autismo.
Esta não é a primeira fake news envolvendo Messi. Muitas pessoas já acreditaram que o craque tinha síndrome do X-frágil. Para saber mais detalhes, confira o post no blog da Genial Care!