O famoso jogo de dança Just Dance inovou na conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), em sua edição de 2025.
A ideia da música veio de Christian Karlson, integrante do Galantis, e pessoa com TDAH. Ele conta que quis transformar suas experiências em uma poderosa música, para celebrar a neurodiversidade de forma leve e animada, além de ajudar na representatividade e inclusão.
O visual é vibrante e colorido, usando toda experiência da coreografia, o jogo foca em proporcionar um espaço acolhedor para todos, além de para conscientizar e celebrar a neurodiversidade.
Jogos como o Just Dance podem auxiliar na coordenação motora de crianças neurodiversas. Claro que sempre de acordo com a preferência de cada um.
Além dele, existem diversos jogos virtuais que visam aumentar a autonomia na neurodiversidade, especialmente no transtorno do espectro autista. Separamos 3 exemplos para você. Confira!
Joguinho divertido que usa personagens para auxiliar na alfabetização e criação de vocabulário.
Disponível nas plataformas PlayStore, AppleStore, Amazon App Store e Windows Store.
Jogo estilo simulador que auxilia no entendimento de pessoas típicas e atípicas do TPS (Transtorno do processamento sensorial).
Para jogá-lo, basta acessar o site do criador (link para acesso no texto sugerido ao final desse conteúdo).
Plataforma com vídeos interativos e jogos com uma variedade de tópicos, incluindo ciência, matemática, história e inglês. Os temas são acessíveis para crianças neurodiversas, especialmente, crianças com autismo.
Clique abaixo para entender melhor
Quer saber mais sobre o benefício dos jogos virtuais para o autismo?