Austimo

Diagnóstico de autismo: quais os próximos passos. Veja 5 dicas

O diagnóstico de autismo é algo que impacta qualquer família. É um misto de sentimentos, medos e inseguranças. Para te auxiliar nesse processo, acompanhe o conteúdo que a Genial Care preparou!

O autismo não impede ninguém de estudar, trabalhar e se relacionar. A diferença é que uma pessoa com TEA faz isso de forma específica. Confira dicas que vão ajudar no desenvolvimento do seu filho!

1 - Aceitação É fundamental aceitar o diagnóstico para buscar conhecimento e fugir dos mitos do autismo. Busque informações científicas que vão te ajudar a entender as particularidades do seu filho.

2 - Equipe multidisciplinar Após o diagnóstico, procure uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia e neuropediatria. 

3 - Incentivo Sempre incentive o seu filho! Ensine, auxilie nas tarefas do cotidiano e o inclua nas atividades da casa. E o mais importante: comemore cada pequena conquista!

4 - Direitos e benefícios sociais No Brasil, pessoas com autismo têm direitos e benefícios sociais, como Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei Berenice Piana e Lei Romeo Mion. Não deixe de ir atrás!

5 - Orientação parental Você não está só! Sabemos dos desafios do diagnóstico autista. Por isso, as famílias também precisam de cuidados e, principalmente, de informações nítidas do diagnóstico.

A Genial Care garante o apoio parental durante o acompanhamento da jornada de desenvolvimento da criança com TEA. Para saber mais sobre o assunto, acesse o post do nosso blog!