O Dia Mundial de Combate ao Bullying é celebrado no dia 20 de outubro. Essa data foi estabelecida visando conscientizar a população sobre os impactos negativos do bullying, promover a prevenção e estimular práticas que favoreçam o respeito e a inclusão, especialmente em ambientes como escolas e locais de trabalho.
O bullying é uma forma de violência repetitiva, intencional e consciente, que pode ser física ou verbal e que ocorre entre pessoas em diferentes ambientes, incluindo escolas, locais de trabalho e redes sociais.
Muitas vezes o bullying não tem um motivo aparente, mas tem a função de: — Intimidar; — Humilhar; — Ameaçar; — Ofender; — Prejudica outra pessoa.
Existem estudos que evidenciam que crianças autistas são mais propensas a sofrer bullying:
O estudo Exploring Potential Modifiers of the Association Between Neurodevelopmental Disorders and Risk of Bullying Exposure traz como objeto de estudo a relação dos alunos típicos e atípicos no ambiente escolar, e aponta que o autismo é o principal fator de risco para a exposição ao bullying entre todos os distúrbios do neurodesenvolvimento.
Vimos que existe uma ligação bastante forte entre o autismo e Bullying , e que identificar sinais de que uma criança com no espectro está sendo vítima desse comportamento é essencial para garantir que elas cresçam em um ambiente seguro e acolhedor.
Toda criança merece atingir seu máximo potencial
– Genial Care
Clique abaixo para entender melhor
Veja 7 sinais que uma criança com TEA está sofrendo Bullying