é autismo, e agora?
O tratamento para autismo é composto por diversas intervenções e terapias focadas no desenvolvimento de cada pessoa, mas existem 5 delas que são bem comuns. Continue a leitura e confira com a gente!
Fonoaudiologia É a intervenção mais procurada, pois as pessoas no espectro apresentam dificuldades na comunicação, especialmente a fala. Assim, o fonoaudiólogo atua para melhorar a comunicação verbal e não-verbal.
Terapia ocupacional É a área responsável por promover saúde e bem-estar de pessoas com problemas sensoriais, motores e físicos. Isso é feito por meio de atividades que buscam desenvolver a autonomia do paciente.
Terapia ABA É bem conhecida para o desenvolvimento de pessoas com autismo. Isso porque as estratégias têm se mostrado eficientes na conquista de novas habilidades e redução de comportamento prejudiciais.
Acompanhamento pedagógico O acompanhamento pedagógico é essencial para garantir educação a cada criança com autismo. O profissional deve avaliar de perto o desempenho de cada uma para fornecer estratégias personalizadas.
Fisioterapia O desenvolvimento motor também pode ser afetado no espectro. Por isso, a fisioterapia é bem recomendada. Vale lembrar que é preciso que haja adaptações de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Essas são as principais intervenções realizadas por uma equipe multidisciplinar. Mas para entender melhor o que fazer após receber o diagnóstico de autismo, confira o conteúdo exclusivo no nosso e-book!