O relatório descritivo mostra o desempenho acadêmico e comportamental de um aluno durante um determinado período de tempo. Ele destaca as realizações do aluno, áreas de melhoria e observações relevantes sobre seu comportamento e envolvimento na sala de aula.
Nele, os professores geralmente descrevem o desempenho do aluno em diferentes disciplinas, incluindo habilidades específicas, como leitura, escrita, matemática, ciências, entre outras.
O objetivo principal do relatório descritivo é oferecer uma visão abrangente do desenvolvimento do aluno, destacando suas conquistas e identificando áreas que necessitam de atenção e apoio adicional.
Essas informações são úteis para os pais ou responsáveis, permitindo que eles compreendam melhor o progresso do aluno e tomem medidas apropriadas para auxiliá-lo em seu desenvolvimento educacional e pessoal.
Para alunos autistas, o relatório oferece uma oportunidade de documentar e comunicar suas necessidades específicas, pontos fortes e desafios aos educadores, pais e profissionais envolvidos em seu suporte e desenvolvimento.
Além disso, o relatório descritivo permite que os educadores e profissionais envolvidos no apoio ao aluno autista compreendam melhor suas preferências de aprendizagem, estratégias eficazes de ensino e intervenções apropriadas.
Isso ajuda a personalizar o plano educacional e criar metas realistas e alcançáveis, promovendo o sucesso acadêmico e emocional do aluno. Além de criar um ambiente educacional inclusivo e adaptado, que atenda às suas necessidades individuais.
Qiuer saber como fazer um relatório descritivo? Baixe nosso material: