terapia ocupacional
Se você está em dúvida sobre o que fazer no Dia das Crianças com o seu filho com TEA, aproveite para fazer brincadeiras para integração sensorial, isso, além de ajudá-lo, pode ser muito divertido!
As atividades para integração sensorial estão dentro da Terapia de Integração Sensorial, método que tem como objetivo criar estímulos apropriados em crianças com autismo.
Dito isso, listamos aqui algumas brincadeiras para integração sensorial que podem ser feitas em casa mesmo ou no local que a criança preferir. Prepare o bloco de notas para anotar essas dicas!
1. Massinha de farinha: basta misturar farinha e água em um grande recipiente, mexer até obter uma consistência massuda e abusar da criatividade para criar diferentes formatos!
2. Argila: quando a argila ainda está no formato líquido, é possível moldá-la de diferentes maneiras e, ao secar, torna-se a versão final do que a criança construiu, como uma obra de arte!
3. Brinquedos congelados: coloque alguns brinquedos em um pote de plástico com um pouco de água e congele. Desenforme e peça à criança para tirá-los de lá, com água morna, martelos de brinquedo etc.
4. Classificação de formas: misture pequenos grãos ou macarrão com outros itens pequenos, como botões ou clipes. Depois, peça para a criança separar os objetos de acordo com características em comum.
5. Jogo de degustação: neste jogo, as crianças experimentam diferentes tipos de comida com os olhos vendados e, em seguida, tentam adivinhar o que é.
Gostou dessas dicas? As 5 brincadeiras estimulam diferentes áreas de desenvolvimento da criança com autismo. Para saber mais sobre o assunto, acesse o post no blog da Genial Care!