A representatividade por meio de símbolos desempenha um papel fundamental na conscientização sobre o autismo, promovendo inclusão e compreensão. Dessa forma, os
símbolos do autismo foram criados para representar a diversidade presente nas pessoas diagnosticadas com
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias.
Ou seja, a partir desses símbolos, é possível
gerar identificação, promover inclusão e combater o preconceito. Além disso, essas imagens podem ser usadas em diferentes lugares para expressar engajamento com a causa da conscientização sobre o autismo e demonstrar inclusão social por meio do acolhimento a pessoas autistas e seus familiares.
No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, por exemplo, a fita com o quebra-cabeça é utilizada em vários monumentos ao redor do mundo, com uma iluminação azul, com o intuito de promover a conscientização sobre a causa.
Mas vale ressaltar que este não é o único símbolo do autismo, e essa representação em formato de laço com peças de quebra-cabeça tem sido bastante criticada nos últimos anos pelas próprias pessoas autistas.
Para entender mais sobre os símbolos do autismo, neste artigo vamos explorar os principais símbolos, seus significados, origens e quem se sente representado por eles. Continue lendo para saber mais!
Quais são os principais símbolos do autismo?
Os símbolos do autismo têm evoluído ao longo dos anos, com diferentes grupos e comunidades adotando representações específicas. Alguns dos principais incluem:
1. Quebra-cabeça: um símbolo refutado pela comunidade autista

Criado em 1963 pela
Autism Society e popularizado pela
Autism Speaks, o
quebra-cabeça é o mais antigo símbolo do autismo.
Ele representa a diversidade no espectro autista, e suas cores vibrantes são frequentemente usadas para simbolizar a variedade de experiências e capacidades das pessoas com TEA.
No entanto, ele não é bem aceito pelos autistas. Isso porque um de seus significados é justamente a dificuldade em compreender pessoas no espectro do autismo, podendo implicar que o autismo seja algo a ser “resolvido”.
Para quem está no espectro, essa interpretação traz mais prejuízos à causa do que benefícios ao entendimento do autismo.
2. Logotipo da neurodiversidade (Infinito Colorido)

Criado pelos próprios autistas, o logotipo da neurodiversidade é o símbolo mais aceito pela comunidade autista. Ele consiste em um sinal do infinito nas cores do arco-íris.
Entre os símbolos do autismo, esse é utilizado como uma alternativa à fita do quebra-cabeça e celebra a
esperança e a diversidade de expressão no espectro.
Este símbolo é amplamente utilizado em movimentos que defendem a aceitação e a compreensão, em vez da cura ou “normalização” do autismo. O formato do infinito reflete a ampla variedade de experiências no espectro.
3. Cordão de girassol

Apesar de o cordão de girassol não ser um símbolo exclusivo do autismo, ele é muito utilizado por pessoas no espectro para sinalizar o transtorno. Isso porque esse cordão é um acessório usado como símbolo de conscientização e apoio a pessoas com deficiências ocultas e assim, engloba o autismo.
Inspirado na beleza e resiliência dos girassóis, esse cordão representa solidariedade e compreensão. Ele é destinado a todas as pessoas com deficiências ocultas e/ou invisíveis, que são condições de saúde não facilmente identificáveis ou visíveis externamente, ou seja, deficiências que não possuem um fenótipo padrão.
É muito comum ver pessoas autistas com um cordão que tem um lado com a fita de girassol e o outro com o padrão do quebra-cabeça.
Quer saber mais sobre o cordão de girassol? Acesse nosso conteúdo que fala sobre sua importância.
4. Fita de conscientização do autismo

Em 1999, foi criado o símbolo do autismo que conhecemos até os dias de hoje: uma fita formada por peças de quebra-cabeça coloridas. O objetivo dessa figura era conscientizar sobre o TEA.
O símbolo também é popular para demonstrar apoio à causa e informar a população sobre os direitos de quem está no espectro. Por esse motivo, é comum encontrar esse símbolo em placas de filas preferenciais em farmácias e supermercados, por exemplo.
O que significa a fita do autismo? (fita do quebra-cabeça)
A fita da conscientização, também conhecida como fita do quebra-cabeça ou fita do autismo, reúne vários significados:
- Peças do quebra-cabeça compondo a fita em cores diferentes: representam a diversidade de famílias que têm integrantes autistas e sua inclusão social;
- Cores vivas e brilhantes: a vivacidade das tonalidades da fita do autismo e diferentes cores, chama a atenção para a diversidade de características que existe entre pessoas autistas, assim como a criatividade e vivacidade das pessoas autistas. As cores chamam a atenção para o transtorno de modo que traga conscientização da sociedade como um todo, o que resulta na inclusão das pessoas que fazem parte do espectro. O conhecimento pode levar a maior probabilidade de direitos serem atendidos, como, por exemplo, o acesso à intervenção.